domingo, 25 de outubro de 2015

Lição da Semana: 26 de outubro a 1º de novembro, 2015

Tema: O castigo eterno

Seção 1

Salmos 91: 2 de eternidade a eternidade, tu és Deus.

A palavra hebraica eternidade pode significar "há muito tempo", "muito tempo" ou "um tempo futuro"; por isso algumas traduções mais modernas escrevem "desde o começo até ao fim, tu és Deus".

Salmos 139: 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos,

O verbo provar tem o sentido de "examinar", "verificar".


Seção 2

Hebreus 12:12 Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos 

As expressões mãos descaídas e joelhos trôpegos não se referem a nenhuma condição física, mas sim a uma atitude mental. Ou seja, Paulo está alertando que o povo não estava fazendo seu trabalho, orando, como deveria. Paulo, aqui, os incita a ficarem alerta para curarem. 


Seção 3

Romanos 6:17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.

Forma de doutrina no original grego, é, mais exatamente, "padrão de ensino" ou "modelo de ensino", ou seja, o ensinamento de Cristo Jesus estabeleceu um padrão de ensino.

João 1: 17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Os comentaristas bíblicos ressaltam a importante distinção que há entre os dois verbos aqui utilizados. O primeiro verbo usado,  dar, tem um sentido de "fornecer", "transmitir"; já o verbo vir, no original, significa "exisitir", "aparecer". Um comentarista escreve o seguinte  sobre esse versículo "A lei foi conhecida por meio de Moisés, porém a existência da graça e da verdade aparecem por meio do Cristo. 

João 8: 4, 5 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em adultério, e na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?

Sem dúvida, os escribas e fariseus trouzeram esse caso a Jesus não porque estavam em dúvida, mas sim para colocá-lo em embaraço e desacreditá-lo. Se não concordasse com o castigo, poderiam dizer que ele desrespeitava a lei de Moisés, o que era ofensa grave para um judeu. Se concordasse com o apedrejamento, teria problemas com os romanos, que não toleravam que as sentenças de morte fossem executadas sem a permissão do seu tribunal. 


Seção 4

Isaías 107: 1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.

A palavra hebraica muitas vezes traduzida como misericórdia é muito rica em significado. Os estudiosos dizem que ela qualifica o relacionamento especial de Deus com Seus filhos, um relacionamento caracterizado por um amor constante, imutável, fiel, cheio de ternura e cuidados. Tudo isso é que está incluído nessa palavra. 


Seção 5

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Este versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim, significa mais exatamente "futuro", "posteridade", "porvir".

Romanos 12: 1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 

A palavra sacrifício não tinha, originalmente, o sentido de sofrimento, que hoje tem. É, em realidade, a contração de duas palavras latinas, "sacro" (sagrado) e "ofício" (trabalho, serviço, função). Significava, portanto, "trabalho sagrado". Passou mais tarde a designar a "oferta feita a Deus". Além disso, a palavra traduzida como culto, no original significa "serviço prestrado". Por isso, um comentarista diz: "Paulo afirma que a melhor oferta, o melhor serviço que o homem pode prestrar a Deus, é viver inteligentemente, de acordo com a Sua vontade". 


Seção 6

Deuter. 33: 27 O Deus terno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos.

Aqui fica claro a proteção divina, o termo habitação mostra a estabilidade e a constância da presença de Deus.




Um comentário:

  1. Compartilho o versículo de 2 Tim. 3:16, na versão da Lingugem de Hoje (seção 2 citação 5)

    16 ...toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.

    ResponderExcluir