domingo, 11 de outubro de 2015

Lição da Semana: 12 a 18 de outubro, 2015

Tema: A doutrina da reconciliação

Texto áureo1 Cor. 8: 6 ... há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

É interessante notar que a frase para quem existimos, no original, significa "um, uno, completamente ligado", por isso podemos ler essa primeira parte do versículo como "há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e com quem somos um". 
Seção 1

Deuter. 32:2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.

Esses versículos fazem parte do "Cântico de Moisés", ou seja, suas palavras finais aos israelitas que se preparavam para entrar na terra prometida por Deus. As imagens do orvalho, chuvisco, relva e gotas de água contrastavam com a realidade do deserto no qual o povo havia permanecido por muitos anos. Moisés encoraja o povo a estar sempre alerta para o amor e o perdão divino. 
Também é interessante pensarmos na imagem do orvalho que é algo contínuo, acontece diariamente, ou seja, a promessa divina é algo que não falha nunca, basta sintonizarmos nosso ouvido com Ele para ouvirmos o que Deus tem preparado para nós.

Deuter. 32:3 Porque proclamarei o nome do Senhor. Engradecei o nosso Deus. 

Moisés diz aqui que irá proclamar o nome do Senhor, ou seja, Seu caráter, pois o nome expressava o caráter. O verbo engrandecer tem o sentido de "atribuir maior valor", ou seja, devemos atribuir a Deus mais valor do que ao restante. 

Êxodo 25: 2 Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. 
E
João 4: 23 vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 

É interessante notar a contraposição que existe entre esses dois versículos. A oferta mencionada em Êxodo era de fato algo físico, mas como ressaltada no próprio versículo tinha que ser feita espontaneamente, com o coração desejoso e fervoroso e não por obrigação. O versículo de João, nos mostra a evolução pela qual o povo passou, já não era mais necessário ter algum objeto para mostrar a devoção a Deus, mas isso era comprovado por meio de uma atitude mental que se refletia na maneira de agir de acordo com Deus. 

Êxodo 29: 37 Sete dias farás expiação pelo altar e o consagrarás; e o altar será santíssimo. 

O termo expiar significa "reconciliar-se", ou seja, nós nos colocarmos de acordo com Deus. E o fato dos sete dias mostra que é diariamente que devemos buscar agir de acordo com Deus em todos os momentos. 
Seção 2

João 7: 15 Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?

Por letras os judeus entendiam os estudos rabínicos dos livros sagrados e sem ter estudado significava "sem ser discípulo de um grande doutor de lei, conhecido por todos". 

Mateus 6: 6 ... quando orares, entra no teu quarto  e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A palavra quarto que foi utilizada aqui, significa na verdade, "dispensa", ou seja, o lugar onde encontramos o suprimento. O fato de fecharmos a porta é para não nos deixarmos ser influenciados pelo senso material. 
Seção 3

Marcos 1: 22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Os escribas haviam desenvolvido diversas interpretações das Escrituras com base na tradição, ensinada de professor a alunos por várias gerações. Eles só repetiam o que haviam ouvido. Jesus falava o que sabia por experiência espiritual própria. A diferença não estava apenas no estilo e na oratória, mas na experiência pessoal e nas demonstrações práticas daquilo que ensinava. 

Marcos 12: 28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?

O escriba levantou uma questão que era debatida entre as autoridades e justamente acabara de dar uma boa resposta aos saduceus. Jesus respondeu com base no que já estava escrito. Os dois grandes mandamentos já estavam no Antigo Testamento: Deuter. 6: 45 e Levítico 19:18.

Seção 4

Lucas 6: 7 Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.

Havia o Mandamento bíblico de santificar o dia do sábado e de não trabalhar nesse dia. Através dos tempos, porém, haviam se acumulado uma infinidade de regras específicas e detalhadas sobre o que se podia ou não fazer no sábado: não se podia acender o fogo, nem andar mais do que uma determinada distância, e não se podia cuidar de doentes, a não ser que fosse uma questão de vida ou morte. 

1 Tim. 2: 5 ...há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem

O mediador era uma figura que incluía a ideia de "quem assegura que os termos da aliança seriam cumpridos". Por isso, aqui é mencionado o nome de Jesus, homem, pois ele demonstrou mais completamente a natureza do Cristo, ou seja, essa natureza que é o nosso mediador.
  
Seção 5

2 Cor. 5: 18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.

No original grego, a palavra ministério significa "serviço" no sentido de "servir, oferecer, ministrar, dar". Assim, sendo, ter o ministério da reconciliação implica em estar encarregado de oferecer, servir aos outros a reconciliação, que é a mensagem central do Evangelho. 
   
Seção 6

Gálatas 2: 19 ... Estou crucificado com Cristo;
O verbo aqui traduzido como crucificado, no original grego, tem um sentido de "separação com um desfecho divino", ou seja, é o ato de nos separarmos dos nossos conceitos humanos, errôneos e limitados e vermos a realidade divina que esta presente sempre. 

Efésios 4: 7 E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

A palavra traduzida como graça é, no original grego, caris que indica "aquilo que satisfaz nas maneiras e nos atos, especificamente a influência divina no coração e seu reflexo na vida", indica também dom, benefício, gratidão. Da mesma raiz, vem as palavras "caridade", "eucaristia", "carisma". 

Sugestão de Leitura: ao longo da lição lemos sobre a importância do nosso relacionamento com Deus, para ler um artigo sobre este tema e como a pessoa orou a esse respeito, clique aqui.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na seção 4 em 1 Timóteo 2:8 lemos: Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.

    No original grego a palavra mãos tem o sentido figurado de instrumento que a pessoa usa para atingir um propósito; intenção. Com esta perspectiva o versículo torna-se muito mais claro e amplo.

    ResponderExcluir