Tema: São reais, o pecado, a doença e a morte?
Seção 1
Salmos 145: 9 O senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.
A expressão ternas misericórdias é a tradução de uma palavra derivada de "ventre" e indica o amor da mãe pelo fruto de seu ventre.
Naum 1: 9 Que pensais vós contra o Senhor?
Na época
em que Naum proferiu estas palavras, Judá estava sob o ataque da Assíria. Os
habitantes de Nínive, capital da Assíria, desfrutaram da misericórdia divina
depois que se arrependeram de seus pecados na época em que o profeta Jonas foi
até eles, há mais ou menos 100 anos. Entretanto, o povo estava se esquecendo
disso e voltando aos seus caminhos antigos, e Naum foi enviado para alertá-los.
Com estas palavras: ”Que pensais vós contra o Senhor?”
o profeta
está advertindo-os da futilidade de se pensar que é possível ir contra os
planos de Deus.
Deut. 4: 39 Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.
É interessante notar que o verbo traduzido como refletir, no original, significa "colocar aquilo que compreendes, em prática".
Seção 2
Malaq. 3:11 repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
O devorador é o gafanhoto que, vindo aos milhares, devorava as plantações.
Êxodo 1: 8-10, 15-20
Na
Bíblia, o fato de ser atribuído um nome é algo muito importante,
demonstra a natureza, o caráter da pessoa. No trecho que aqui lemos, há
um novo rei, cujo nome não é mencionado e nem o título de faraó lhe
é atribuído, entretanto somente o nome das parteiras é mencionado. Sifrá é
uma palavra cuja origem é "justo ou beleza" e Puá,
significa “esplendor". As parteiras obedeceram a Deus e não ao rei e Deus
as recompensou pela lealdade.
É
interessante notar que o papel das mulheres em assegurar a continuidade do povo
de Israel continua nos capítulos seguintes do livro de Êxodo, quando 3 mulheres
asseguraram o nascimento de Moisés - a mãe, a irmã de Moisés e a filha do faraó
(Êxodo 2: 1-10).
Seção 3
1 Reis 17: 1 Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.
Tesbita significa "da aldeia de Tisbé". Acabe era o rei de Israel, que havia permitido, em larga escala, o culto a Baal, por influência de sua esposa, Jezabel. Esta lançou intensa perseguição aos profetas de Jeová.
1 Reis 17: 18 Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho?
A crença hebraica era de que todos os males eram um castigo direto de Deus. A mulher acha que a presença de Elias, profeta de Deus, na casa dela, havia chamado a atenção de Deus para ela e o havia lembrado de um pecado dela que ainda não fora castigado.
Dica de leitura: o capítulo 17 de 1Reis contém 3 provas da supremacia de Deus: quando os corvos alimentaram Elias, quando ele multiplicou o óleo da viúva e, no momento relatado aqui na lição, a cura do filho da mulher de Sidom.
Seção 4
Mateus 3: 2 Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
O original grego do termo arrepender-se significa "mudar de ideia, de atitude ou de propósito". Indica a mudança de ponto de vista ou de disposição mental. Não é um mero sentimento de lástima, mas traz em si a ideia de mudança.
Mateus 3: 3 Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparei o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Este trecho é de Isaías 40:3.
Seção 5
Lucas 4: 28-30
As pessoas da cidade natal de Jesus reagiram de agressivamente às palavras de Jesus por diversos motivos. Primeiro, ele se comparou a grandes profetas, Elias e Eliseu, entretanto perante os olhos da população ele era simplesmente o filho de José. Jesus também os comparou aos israelitas do tempo de Acabe e Jezabel, que adoravam a Baal ao invés de a Deus. E Jesus também afirmou que os gentios também eram dignos de receber a graça divina.
Entretanto, Jesus conseguiu escapar da ira do povo e a expressão passando por entre eles, retirou-se vem que inclui o significado de "uma ação contínua", esta palavra é normalmente usada para simbolizar a marcha de um exército.
Seção 6
João 15: 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
As falas de Jesus que começam por Eu sou são características do quarto evangelho. Jesus faz muitas afirmações normalmente com imagens do outro testamento: "Eu sou o pão da vida" (6: 35, 41, 51), "Eu sou a luz do mundo" (8:12), "eu sou a porta" (10:7,9), "eu sou o bom pastor" (10: 11, 14), "eu sou o caminho, a verdade e a vida" (14:6).
A videira é um símbolo frequentemente usado no Antigo Testamento, principalmente em Salmos, Isaías, Jeremias e Ezequiel. O discurso de Jesus, relatado nos capítulos 15 e 16 do livro de João, é normalmente tido como proferido durante a última ceia. Jesus utiliza-se da imagem da videira para encorajar e motivar os discípulos. A videira transmite vitalidade e fertilidade por meio dos seus galhos, e era assim que Jesus via a todos como galhos frutíferos do Cristo.
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