sábado, 26 de dezembro de 2015

Lição da semana: 28 de dezembro a 3 de janeiro, 2015/2016

Tema: Deus
fdf
Leitura alternada

Êxodo 3:1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.

Moisés, criado como filho da filha de Faraó, quando teve de fugir do Egito, refugiou-se no deserto, na península do Sinai, região habitada por midianitas, povo nômade de pastores. Ali, ele ajudou as sete filhas de Jetro a tirar água do poço e dar de beber aos animais. Tornou-se amigo chegado da família e casou-se com a filha mais velha, Zípora. Moisés permaneceu aproximadamente quarenta anos, trabalhando para Jetro, até receber a ordem de voltar para o Egito e libertar o povo de Israel.

Êxodo 3:2 Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça rdia no fogo e a sarça não se consumia.

O fogo é usado frequentemente como símbolo da presença de Deus, na Bíblia, por suas propriedades iluminadores (era a única fonte de luz, na escuridão) e purificadora (queima a escória e refina o metal). 

Êxodo 3: 14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU.

O verbo ser usado aqui no original hebraico, significa "existir, ser, acontecer" em grau absoluto e enfático. Não é um mero verbo auziliar, como em português. 

Êxodo 33: 11 Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo;

Diz um comentarista bíblico que a expressão face a face não pode ser entendida literalmente, mas quer significar apenas uma profunda intimidade, sem obstáculos.

Êxodo 33:14 A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.

O termo traduzido como descanso não significa algo parado, estático sem atividade; porém, no seu original hebraico tem o sentido de "harmonia presente nas atividades". Com isso podemos saber que como Deus está sempre conosco, a harmonia também está sempre presente. 
  
Seção 1

Jeremias 31: 3 De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

O original hebraico traduzido como atraí também pode significar "conduzi", "animei", "gratifiquei". E o verbo aqui traduzido como amei possui várias nuances; por isso uma outra tradução diz "Continuo mantendo por ti meu cuidado incessante".

Isaías 54:5 ... o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamdo o Deus de toda a terra.

A palavra traduzida como marido possui diversos significados, entre eles o de "governador", "aquele que governa", "soberano"; por isso aqui podemos entender que o Criador, ou seja, Deus, é quem nos governa. 

Isaías 40:11 Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

Os hebreus eram um povo de pastores e, para se fazer entender, o profeta usa imagens bem conhecidasde quem lida com ovelhas. As femeas que tinham filhotes para amamentar não podiam seguir um ritmo apressado, pois tinham que para frequentemente para alimentar os pequenos, por isso o pastor tinha de guiá-las mansamente. Caso fosse necessário andar mais depressa, ou se o terreno fosse particularmente difícil, o pastor carregava em seus branços os cordeirinhos menores.   
Seção 2

Mateus 5:8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

O termo limpo, no original grego, significa "sem mistura", "no seu estado original". 
  
Seção 3

Jeremias 23:23 Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?

O profeta desafia aqui o conceito tradicional de um Deus limitado a um determinado local, do qual seria possível fugir para fazer a própria vontade. 
Seção 4

João 9:30 Respondeu-çhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos. 

Os fariseus eram grandes estudiosos e julgavam que sabiam tudo, por isso o homem que foi curado desafia o conhecimento dos fariseus, afirmando que apesar deles não conhcerem a origem material de Jesus, este pode curá-lo.

João 9: 31 - 33 Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende. Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito.

Aqui, o homem que foi curado dá uma lição nos fariseus, desmentindo o que afirmavam. O homem afirma que Jesus não pode ser um pecador pela curas que este fazia e o homem reconhece também que Jesus fazia tudo o que fazia porque partia de Deus e não por um poder pessoal. 
   
Seção 5

Salmos 22: 8 Por amor dos meus irmão e amigos, eu peço: haja paz em ti!

A frase traduzida como eu peço, no original hebriaco, significa "eu digo" ou "eu afirmo". E o verbo traduzido como haver significa "estar completo", "repleto"; por isso o final deste versículo pode ser lido como "a paz está completa em ti!".

Atos 10: 1,2 Morava em Cesaréia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. 

Cornélio era um cidadão respeitado que práticava atos de caridade, orava e se dedicava ao Deus de Israel e apesar de ter todos os atributos para ser tido como um seguidor de Cristo, Conrnélio não era judeu. Vemos nos versículos 34 e 35 vemos que Pedro, inspirado por Deus, abriu a porta para que todos fossem Cristãos ao publicamente permitir que o primeiros gentios fossem praticantes dos ensinamentos de Jesus.
  
Seção 6

Atos 17: 22 Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos! 

O Areópago era uma colina nos arredores de Atenas, onde se reunia o mais alto tribunal grego. Ali havia também uma série de altares e estátuas dedicadas a diversos deuses, por isso Paulo comenta sobre a religiosidades deles. 
Esta é uma foto atual do Areópago que é mencionado neste trecho.
Atos 17: 26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a faze da terra, havendo fizado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.

Paulo está aqui ressaltando que temos todos uma únia e a mesma origem, uma única e a mesma natureza. Era teoria difundida entre os atenienses, a quem ele estava se dirigindo, de que os gregos provinham de uma origem distinta de todos os outros povos e portanto não tinham nada em comum com os outras nações. 

Atos 17: 27,28 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

Falando aos atenienses, Paulo usa a terminologia a que eles estavam acostumados, pois uma corrente filosófica muito em voga na época, o estoicismo, dizia que os homens buscavam o Criador de todas as coisas, mas o faziam tateando, pelo sentimento, e não pela razão. O Apóstolo também cita um verso do poeta Aratus, de 300 anos antes. Esse discurso mostra, não só a vasta cultura de Paulo, mas também a disposição dele de falar em termos que a audiência já conhecia, partindo assim de onde as pessoas estavam mentalmente, para conduzi-las ao ponto que ele queria esclarecer.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Lição da Semana: 21 a 27 de dezembro, 2015

Tema: A Ciência Cristã

Seção 1 

Mateus 1:19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.

No conceito dos tempos bíblicos, ser justo significava ser obediente às leis rabínicas. No caso em que José se encontrava, a lei hebraica previa duas possibilidades. Ele poderia levar Maria ao tribunal e acusá-la de adultério, sujeitando-a assim a pesado castigo. Outra possibilidade prevista era o divórcio sem alarde, e era essa alternativa que José estava optando, quando a situação foi esclarecida pelo anjo. 

Mateus 1: 21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

Na cultura hebraica, os nomes sempre mantinham alguma relação com a natureza e a missão da pessoa. Jesus é a forma grega do nome Yeshua, ou seja, Josué, que significa "Jeová é salvação". 

Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

A palavra traduzida como entendimento, significa "raciocínio humano", por isso um comentarista bíblico ressalta que a paz divina não está e não se é alcançada por meio do raciocínio humano, mas sim pela inspiração. 


Seção 2

João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

A palavra carne, aqui, não tem significado negativo que prevalece em outras passagens do Novo Testamento. Nesse contexto, significa apenas "corpo humano", forma visível. 

Mateus 15:31 De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel. 

É interessante notar que o povo glorificava a Deus e não a pessoa de Jesus, ou seja reconhecia que o poder de curar emanava de Deus. Esse versículo expressa o cumprimento da profecia contida em Isaías 35:5,6

Seção 3

Lucas 15: 1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 

No tempo de Jesus, o país vivia sob o domínio do Império Romano e os judeus sentiam-se tremendamente humilhados por estarem sendo governados por gentios idólatras. Esperavam que Deus os libertasse dessa situação mas, por outro lado, pensavam que talvez a libertação estivesse demorando pela impureza da comunidade, devido à presença entre eles de publicanos e pescadores. Por isso, essas categorias eram não só desprezadas mas realmente odiadas, por serem vistas, de alguma forma como a causa do castigo de Deus a todo o povo. Publicanos eram coletores de impostos que, além de corruptos, trabalhavam para os romanos, e pecadores era a designação genérica para todos aqueles cujas atividades fossem consideradas uma ofensa a Deus, como, por exemplo, as prostitutas e os guardadores de porcos. 


Seção 4

Salmos 67:1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto.

A palavra gracioso tem o significado pouco usado de "algo que envolve generosidade, liberalidade". 

Lucas 13: 10 ... ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.

Nas reuniões dos sábados, nas sinagogas, não havia um pregador oficial. Os "chefes" ou "principais" da sinagogas podiam convidar um membro da congregação ou um visitante presente, para ler as Escrituras e comentá-las. O apóstolo Paulo, mais tarde, se aproveitaria diversas vezes desse costume para pregar o Cristianismo, em suas viagens missionárias. 


Seção 5

João 12: 45 E quem vê a mim vê aquele que me enviou. 

O verbo traduzido como ver, significa "perceber", "entender".


Seção 6

Isaías 2:2 Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. 

O monte da Casa do Senhor é uma referência poética ao Monte Sião e, por extensão, à cidade de Jerusalém e ao Templo, onde estava a Arca que guardava as tábuas da lei, os Dez Mandamentos. Essa Arca simbolizava a presença de Deus e de Seu poder. É o reconhecimento desse poder que será alcançado por "todos os povos". A expressão nos últimos dias, tem o sentido de "no futuro"; nos escritos proféticos, equivale a dizer "quando vier o Messias".


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Lição da semana: 14 a 20 de dezembro, 2015

Tema: É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?


Seção 1

Salmos 8: 1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade.

É interessante notar que a palavra traduzida como majestade, na Bíblia, também é muitas vezes traduzida como glória. E inclui no seu significado a ideia de "abundância", "dignidade" e "esplendor". 

Salmos 8: 4 que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?

Visites é a tradução de uma palavra hebraica que significa atender, dar atenção, cuidar.

Ciência e Saúde

135: 7 Só a evolução espiritual é digna da aplicação do poder divino.

Ao procurarmos a definição de evolução no dicionário vemos que uma das definições é "qualquer série de movimentos desenvolvidos contínua e regularmente, completando um ciclo harmonioso".


Seção 2

Malaquias 2: 10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? 

A ideia de Deus como Pai, no pensamento judaico, inclui não só o conceito de um terno relacionamento de amor e cuidado mas também a noção de autoridade suprema. 


Seção 3

Lucas 1: 5 Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.

O rei Davi havia divido os sacerdotes em vinte e quatro turnos ou grupos. Cada turno era responsável pelas funções do Templo por uma semana. Por isso, cada turno oficiava duas semanas por ano, uma semana a cada seis meses. Cada um dos grupos tinha um nome e vemos que Zacarias era do turno de Abias. 


Seção 4

Lucas 1: 26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré.

Na Bíblia, aparecem os nomes de apenas dois anjos: Gabriel e Miguel. Em outros escritos hebraicos aparecem outros nomes de anjos. Todavia, de acordo com os rabinos, esses nomes representavam o tipo de missão confiada a esses mensageiros de Deus, não indicava, uma entidade pessoal. Mudando a missão, mudava o nome. 
O sexto mês aqui mencionado refere-se ao sexto mês após o mesmo anjo ter anunciado, ao sacerdote Zacarias, o nascimento de João Batista. A Galiléia era uma região desprezada pelos judeus, pois não vinham de lá grandes sábios e rabinos, não era um centro do saber e, além do mais, havia muitos gentios morando lá, tanto que era chamada de "Galiléia dos gentios". Diziam, erroneamente, que nenhum profeta jamais viera daquela região. 

Lucas 1: 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.

Um comentarista faz notar que a expressão muito favorecida significa "dotada da graça divina", ou seja, dotada daquelas qualidades divinas que compõem a graça. Outro comentarista expande isso dizendo que a graça equivale a ser bonito com a beleza de Deus, ser inteligente com a inteligência de Deus, ser bondoso com a bondade de Deus, e assim por diante. 

Seção 5

Lucas 1: 46 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor.

O versículos 46-55 constituem um hino de agradecimento, ou seja, Maria reconhece e agradece a Deus. Alguns pesquisadores comparam este texto ao de 1 Samuel 2: 1-10, quando Ana agradeceu o nascimento de seu filho, Samuel. 


Seção 6

João 17: 1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti.

Tal como havia ensinado aos discípulos, Jesus começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou em favor de si mesmo, depois pelos discípulos de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos, nos tempos futuros. 

domingo, 6 de dezembro de 2015

Lição da Semana: 7 a 13 de dezembro, 2015

Tema: Deus, o preservador do homem

Leitura alternada

Salmos 46: 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Um comentário bíblico diz que o rio simboliza a fonte perene da vida que é a presença de Deus.

Seção 1

1 Pedro 5:6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele em tempo oportuno, voz exalte.

É interessante notar que o verbo humilhar-se, no original, tem, literalmente, o significado de "esvaziar o canal do ego", "esquecer o eu e depender somente de Deus". De acordo com um comentarista bíblico isso nos mostra que é reconhecer Deus como o nosso tudo-em-tudo.

1 Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 

A palavra ansiedade, no original grego, significa "uma parte separada do todo". Esse versículo deixa claro que ao nos preocuparmos estamos nos separando do todo divino. 

Apoc. 4:11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim , por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

É importante notar que a palavra traduzida como vontadethelēma no original grego, era somente usada quando relacionada a Deus, pois é uma palavra que tem um grande peso no resultado, ou seja, o resultado dessa ação é sempre certo e também é algo natural, que acontece sem esforço.
  
Seção 2

Josué 1: 9 Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. 

Josué foi um servo de Moisés, um grande líder militar e um humilde seguidor de Deus. Ele se tornou um governante dos hebreus depois da morte de Moisés, foi responsável por cruzar o rio Jordão, entrar na terra prometida, a queda de Jericó e a conquista de Canaã. A ordem de ser forte e corajoso é uma referência a Moisés que disses essas palavras a Josué quando o colocou na liderança dos filhos de Israel (ver Deut. 31:23).

Daniel 3: 8 Ora, no mesmo instante, se chegaram alguns homens caldeus e acusaram os judeus.

Segundo historiadores, é provável que, na administração das províncias babilônicas, houvesse representantes dos diversos grupos étnicos presentes no império. Por isso, havia também altos funcionários judeus, como os três rapazes desse episódio. A acusação dos caldeus não foi contra todos os judeus, mas apenas contra esses três altos funcionários que, por sua posição política, tinham mais obrigação de obedecer ao rei e dar o exemplo. 

Sugestão de leitura: em 2014 foi publicado um artigo nO Arauto da Ciência Cristã sobre como a expressão "nem cheiro de fogo" pode nos ajudar. Clique aqui para ler o artigo.
  
Seção 4

João 11: 17 Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.

A crença popular, na época, era de que a alma e o corpo só se separavam completamente depois de três dias, quando então não haveria mais esperança de ressureição. Daí a importância de se mencionar os quatro dias, mostrando que Jesus agiu sem o mínimo apoio da crença coletiva.

João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.

Aqui Jesus deixa bem claro que a vida e a ressurreição estão seguras em Cristo.
  
Seção 5

Números 6:25,26 o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Temos aqui duas expressões idiomáticas do hebraico que foram traduzidas literalmente. Resplandecer o rosto sobre alguém significa "mostrar agrado, sorrir. Levantar o rosto sobre alguém significa "tomar conhecimento da presença de alguém e acolhe-lo".