domingo, 6 de dezembro de 2015

Lição da Semana: 7 a 13 de dezembro, 2015

Tema: Deus, o preservador do homem

Leitura alternada

Salmos 46: 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Um comentário bíblico diz que o rio simboliza a fonte perene da vida que é a presença de Deus.

Seção 1

1 Pedro 5:6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele em tempo oportuno, voz exalte.

É interessante notar que o verbo humilhar-se, no original, tem, literalmente, o significado de "esvaziar o canal do ego", "esquecer o eu e depender somente de Deus". De acordo com um comentarista bíblico isso nos mostra que é reconhecer Deus como o nosso tudo-em-tudo.

1 Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 

A palavra ansiedade, no original grego, significa "uma parte separada do todo". Esse versículo deixa claro que ao nos preocuparmos estamos nos separando do todo divino. 

Apoc. 4:11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim , por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

É importante notar que a palavra traduzida como vontadethelēma no original grego, era somente usada quando relacionada a Deus, pois é uma palavra que tem um grande peso no resultado, ou seja, o resultado dessa ação é sempre certo e também é algo natural, que acontece sem esforço.
  
Seção 2

Josué 1: 9 Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. 

Josué foi um servo de Moisés, um grande líder militar e um humilde seguidor de Deus. Ele se tornou um governante dos hebreus depois da morte de Moisés, foi responsável por cruzar o rio Jordão, entrar na terra prometida, a queda de Jericó e a conquista de Canaã. A ordem de ser forte e corajoso é uma referência a Moisés que disses essas palavras a Josué quando o colocou na liderança dos filhos de Israel (ver Deut. 31:23).

Daniel 3: 8 Ora, no mesmo instante, se chegaram alguns homens caldeus e acusaram os judeus.

Segundo historiadores, é provável que, na administração das províncias babilônicas, houvesse representantes dos diversos grupos étnicos presentes no império. Por isso, havia também altos funcionários judeus, como os três rapazes desse episódio. A acusação dos caldeus não foi contra todos os judeus, mas apenas contra esses três altos funcionários que, por sua posição política, tinham mais obrigação de obedecer ao rei e dar o exemplo. 

Sugestão de leitura: em 2014 foi publicado um artigo nO Arauto da Ciência Cristã sobre como a expressão "nem cheiro de fogo" pode nos ajudar. Clique aqui para ler o artigo.
  
Seção 4

João 11: 17 Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.

A crença popular, na época, era de que a alma e o corpo só se separavam completamente depois de três dias, quando então não haveria mais esperança de ressureição. Daí a importância de se mencionar os quatro dias, mostrando que Jesus agiu sem o mínimo apoio da crença coletiva.

João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.

Aqui Jesus deixa bem claro que a vida e a ressurreição estão seguras em Cristo.
  
Seção 5

Números 6:25,26 o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Temos aqui duas expressões idiomáticas do hebraico que foram traduzidas literalmente. Resplandecer o rosto sobre alguém significa "mostrar agrado, sorrir. Levantar o rosto sobre alguém significa "tomar conhecimento da presença de alguém e acolhe-lo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário