segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Lição da Semana: 21 a 27 de dezembro, 2015

Tema: A Ciência Cristã

Seção 1 

Mateus 1:19 Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente.

No conceito dos tempos bíblicos, ser justo significava ser obediente às leis rabínicas. No caso em que José se encontrava, a lei hebraica previa duas possibilidades. Ele poderia levar Maria ao tribunal e acusá-la de adultério, sujeitando-a assim a pesado castigo. Outra possibilidade prevista era o divórcio sem alarde, e era essa alternativa que José estava optando, quando a situação foi esclarecida pelo anjo. 

Mateus 1: 21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

Na cultura hebraica, os nomes sempre mantinham alguma relação com a natureza e a missão da pessoa. Jesus é a forma grega do nome Yeshua, ou seja, Josué, que significa "Jeová é salvação". 

Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

A palavra traduzida como entendimento, significa "raciocínio humano", por isso um comentarista bíblico ressalta que a paz divina não está e não se é alcançada por meio do raciocínio humano, mas sim pela inspiração. 


Seção 2

João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

A palavra carne, aqui, não tem significado negativo que prevalece em outras passagens do Novo Testamento. Nesse contexto, significa apenas "corpo humano", forma visível. 

Mateus 15:31 De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel. 

É interessante notar que o povo glorificava a Deus e não a pessoa de Jesus, ou seja reconhecia que o poder de curar emanava de Deus. Esse versículo expressa o cumprimento da profecia contida em Isaías 35:5,6

Seção 3

Lucas 15: 1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 

No tempo de Jesus, o país vivia sob o domínio do Império Romano e os judeus sentiam-se tremendamente humilhados por estarem sendo governados por gentios idólatras. Esperavam que Deus os libertasse dessa situação mas, por outro lado, pensavam que talvez a libertação estivesse demorando pela impureza da comunidade, devido à presença entre eles de publicanos e pescadores. Por isso, essas categorias eram não só desprezadas mas realmente odiadas, por serem vistas, de alguma forma como a causa do castigo de Deus a todo o povo. Publicanos eram coletores de impostos que, além de corruptos, trabalhavam para os romanos, e pecadores era a designação genérica para todos aqueles cujas atividades fossem consideradas uma ofensa a Deus, como, por exemplo, as prostitutas e os guardadores de porcos. 


Seção 4

Salmos 67:1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto.

A palavra gracioso tem o significado pouco usado de "algo que envolve generosidade, liberalidade". 

Lucas 13: 10 ... ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.

Nas reuniões dos sábados, nas sinagogas, não havia um pregador oficial. Os "chefes" ou "principais" da sinagogas podiam convidar um membro da congregação ou um visitante presente, para ler as Escrituras e comentá-las. O apóstolo Paulo, mais tarde, se aproveitaria diversas vezes desse costume para pregar o Cristianismo, em suas viagens missionárias. 


Seção 5

João 12: 45 E quem vê a mim vê aquele que me enviou. 

O verbo traduzido como ver, significa "perceber", "entender".


Seção 6

Isaías 2:2 Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. 

O monte da Casa do Senhor é uma referência poética ao Monte Sião e, por extensão, à cidade de Jerusalém e ao Templo, onde estava a Arca que guardava as tábuas da lei, os Dez Mandamentos. Essa Arca simbolizava a presença de Deus e de Seu poder. É o reconhecimento desse poder que será alcançado por "todos os povos". A expressão nos últimos dias, tem o sentido de "no futuro"; nos escritos proféticos, equivale a dizer "quando vier o Messias".


Nenhum comentário:

Postar um comentário