segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Lição da semana: 14 a 20 de dezembro, 2015

Tema: É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?


Seção 1

Salmos 8: 1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade.

É interessante notar que a palavra traduzida como majestade, na Bíblia, também é muitas vezes traduzida como glória. E inclui no seu significado a ideia de "abundância", "dignidade" e "esplendor". 

Salmos 8: 4 que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?

Visites é a tradução de uma palavra hebraica que significa atender, dar atenção, cuidar.

Ciência e Saúde

135: 7 Só a evolução espiritual é digna da aplicação do poder divino.

Ao procurarmos a definição de evolução no dicionário vemos que uma das definições é "qualquer série de movimentos desenvolvidos contínua e regularmente, completando um ciclo harmonioso".


Seção 2

Malaquias 2: 10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? 

A ideia de Deus como Pai, no pensamento judaico, inclui não só o conceito de um terno relacionamento de amor e cuidado mas também a noção de autoridade suprema. 


Seção 3

Lucas 1: 5 Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.

O rei Davi havia divido os sacerdotes em vinte e quatro turnos ou grupos. Cada turno era responsável pelas funções do Templo por uma semana. Por isso, cada turno oficiava duas semanas por ano, uma semana a cada seis meses. Cada um dos grupos tinha um nome e vemos que Zacarias era do turno de Abias. 


Seção 4

Lucas 1: 26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré.

Na Bíblia, aparecem os nomes de apenas dois anjos: Gabriel e Miguel. Em outros escritos hebraicos aparecem outros nomes de anjos. Todavia, de acordo com os rabinos, esses nomes representavam o tipo de missão confiada a esses mensageiros de Deus, não indicava, uma entidade pessoal. Mudando a missão, mudava o nome. 
O sexto mês aqui mencionado refere-se ao sexto mês após o mesmo anjo ter anunciado, ao sacerdote Zacarias, o nascimento de João Batista. A Galiléia era uma região desprezada pelos judeus, pois não vinham de lá grandes sábios e rabinos, não era um centro do saber e, além do mais, havia muitos gentios morando lá, tanto que era chamada de "Galiléia dos gentios". Diziam, erroneamente, que nenhum profeta jamais viera daquela região. 

Lucas 1: 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.

Um comentarista faz notar que a expressão muito favorecida significa "dotada da graça divina", ou seja, dotada daquelas qualidades divinas que compõem a graça. Outro comentarista expande isso dizendo que a graça equivale a ser bonito com a beleza de Deus, ser inteligente com a inteligência de Deus, ser bondoso com a bondade de Deus, e assim por diante. 

Seção 5

Lucas 1: 46 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor.

O versículos 46-55 constituem um hino de agradecimento, ou seja, Maria reconhece e agradece a Deus. Alguns pesquisadores comparam este texto ao de 1 Samuel 2: 1-10, quando Ana agradeceu o nascimento de seu filho, Samuel. 


Seção 6

João 17: 1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti.

Tal como havia ensinado aos discípulos, Jesus começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou em favor de si mesmo, depois pelos discípulos de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos, nos tempos futuros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário