Tema: A Verdade
Leitura alternada
Salmos 85:10,11 Encontram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar.
Por serem poesias, os Salmos adotam uma linguagem poética e muitas vezes se referem a qualidades ou atributos de Deus como se fossem personalidade em si, encontrando-se, beijando-se, baixando o olhar, como nesses dois versículos. É uma maneira figurada de afirmar que os atributos divinos atuam em um conjunto harmonioso, não são contraditórios e, por "baixarem o olhar", tomam conhecimento de nós, não estão alheios a nós.
Salmos 85:13 A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transforma em caminhos.
Diz o comentarista que a segunda parte desse versículo não está clara no original hebraico,
Seção 1
Passarinheiro é o caçador ou vendedor de pássaros. Todavia, a palavra que está no original hebriaco tem um significado mais amplo. Além de caçador, significa também "aquele que arma ciladas".
Salmos 91: 4 Cobrir-te-á com as penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
Pavês era um escudo grande, que cobria o corpo inteiro do guerreiro. Muitas vezes, havia um rapaz que carregava esse escudo na frente do soldado. Um pelotão carregando esses escudos lado a lado formava uma verdadeira parede de defesa contra o inimigo. A palavra traduzida como escudo designava uma peça do armamento de defesa que praticamente cercava o soldado.
Salmos 33:4 Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel.
No original, a palavra traduzida como reta tem também o significado de "apropriada", "justa", "agradável". Onde diz fiel, o termo original significa também "firme", "estável".
Salmos 33:8 temam-no todos os habitantes do mundo.
No original hebraico, a expressão temer a Deus, na cultura judaica significava "esforçar-se para não desagradar a Deus"
Seção 2
Salmos 59:4 Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança.
Diz um comentarista bíblico sobre esse versículo: "Assim como não podemos confiar num mortal para nos ajudar quando está a nosso favor, também não devemos temer esse poder humano quando parece que está contra nós."
Para pensar: Como podemos usar esse versículo para orarmos sobre a economia? Nossa estabilidade e sustento não depende de situações humanas, mas é assegurada por Deus.
Sugestões de leitura:
Não há pormenores na economia divina Seguros na abundância do bem
Seção 3
Publicano era o coletor de impostos do governo romano. Pela lei romana, o publicano se comprometia a pagar ao governo uma quantia fixa, podendo cobrar o que quisesse do povo. A diferença era propriedade sua. Não havia nenhum sistema para coibir excessos, por isso os publicanos eram ricos e odiados pelo povo. Ainda mais quando judeus se prestavam a essa função, oprimindo sua própria gente e servindo um governo estrangeiro, como era o caso de Zaqueu. Os publicanos não eram aceitos em sociedade e todos evitavam sua companhia. Daí causar espanto o fato de Jesus dar atenção a eles, como fez diversas vezes.
Lucas 19: 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão.
Filho de Abraão, no lingajar bíblico, significava "judeu", com a conotação mais profunda de "herdeiro das bênçãos prometidas por Deus a Abraão". No relato de Lucas, embora Zaqueu fosse considerado um pecador que causava repulsa, Jesus, com suas palavras, declara que ele também tem direito da herança de Abraão.
Veja abaixo alguns artigos sobre esse tema:
Rompendo os grilhões Perdoar aos nossos devedores Não aceitemos a corrupção
Seção 4
Esses judeus haviam crido no que Jesus dissera até aquele momento, mas ele deixa claro que isso não basta, é preciso permanecer na sua palavra, ou seja, no seu ensinamento, para conhecer a verdade e ficar livre. A salvação, portanto, requer continuação, perseverança.
Seção 5
A palavra traduzida como fiéis, que está qualificando os preceitos divinos, tem o significado de "sustentar, nutrir, ser apoio firme, duradouro, seguro, confiávelm comprovado".
Seção 6
A palavra traduzida como fundamento indicava uma pedra em que se inscrevia o nome do proprietário ou construtor do edifício. Já a palavra selo é usada aqui no sentido figurado para dar a ideia de garantia, certeza.
O autor desta epístola faz duas citações. A primeira é de Números 16:5 e a segunda é de Números 16:26, embora com redação um pouco diferente. Um comentarista bíblico faz notar que, na última frase, é pedido que a pessoa se aparte do que é errado, não importa se antes estava agindo errôneamente, o que é importante é que a pessoa se afaste do erro.
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