segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Lição da semana: 25 a 31 de janeiro, 2015

Tema: O Amor
Texto áureo

Romanos 13:10 o cumprimento da lei é o amor.

A palavra original, traduzida como amor, tanto aqui como em outros versículos do Novo Testamento, inclusive no Sermão do Monte, é cuidadosamente escolhida, pois é diferente daquela usada para significar afeição pessoal sentimental, como quando gostamos de algo ou de alguém. Trata-se aqui de "amor pensado", num sentido moral, amor que é proveniente da graça divina, ou seja, é reflexo do amor divino.

Lucas 6:32 Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam.

A palavra traduzida como recompensa, no original grego, possui o sentido de "o que você está fazendo para melhorar?". Aqui é como se Jesus estivesse nos convidando a sair da nossa zona de conforto e buscar uma outra perspectiva, uma perspectiva espiritual, para as nossas relações humanas.


Seção 1

Salmos 119: 159 Considera em como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua bondade.

É importante notar que Deus nos vivifica, ou seja, nos preserva a vida com base na Sua bondade, que inclui no seu original hebraico o sentido de: "um amor constante", "justiça", "retidão", "lealdade".
  
Seção 2

1 João 4: 16 aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Aqui, o verbo permanecer indica a nossa comunhão, nossa união, com Deus. 

Ecles. 12:13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

É interessante notar que a palavra traduzida como dever, no original hebraico, tem o sentido de "se aplica a", "é direito de"; por isso podemos entender que guardar os mandamentos de Deus é direito de toda a humanidade.


Seção 3

Mateus 25: 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai!

Nas antigas culturas do Oriente Médio, bem como na Grécia, o lado direito simbolizava tudo o que era bom e certo, ao passo que o lado esquerdo representava tudo o que era ruim e errado.
   
Seção 4

Mateus 5:44 amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

Um comentarista bíblico dá a seguinte interpretação desse texto: "Fazei com que vossos inimigos tragam à tona o que há de melhor em vós, não o que há de pior. Quando alguém vos prejudicar, respondei com oração, pois aí vós estareis agindo de acordo com a vossa natureza verdadeira, a vossa natureza criada por Deus."

Para pensar: Como podemos usar a ideia deste versículo quando nos encontramos em situações adversas?

Sugestões de leituras:

Protestos da Verdade        Amai os vossos inimigos        Os anjos de Deus em ação 

1 Pedro 3: 8 Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes

A expressão sede todos de igual ânimos, no original, significa "compartilhar da mesma perspectiva". Um comentarista bíblico ressalta que essa mesma perspectiva vem porque todos estão sendo governados pelo Espírito, Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário