domingo, 21 de fevereiro de 2016

Lição da semana: 22 a 28 de fevereiro, 2016

Tema: Cristo Jesus


Seção 1

Isaías 9: 2 O povo, que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.

Em teoria, o profeta estava prevendo um acontecimento futuro, mas usa o tempo passado, para indicar que a profecia já havia se cumprido. 

2 Cor. 4: 6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para a iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.

É interessante notar que o verbo traduzido como resplandecerá, no original, está escrito no presente; por isso podemos ler esse versículo assim: "Porque Deus, que disse: a luz sempre se faz notória no meio das trevas, ele mesmo resplandece em nosso coração, para a iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo", com isso vemos que a aparente treva é ilusória já que a luz está sempre presente. E a expressão face de Cristo é para simbolizar que não há nada escondido, a natureza de Cristo se apresenta clara e nítida para nós. 

Seção 2

Mateus 10:8 Curai enfermos, ressucitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recestes, de graça dai.

A palavra grega traduzida como de graça, não incluía a ideia de algo grátis, sem pagamento. Tinha em realidade a conotação de "sem reservas, em abundância". 


Seção 3

Lucas 9: 58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.

Aqui, um comentarista bíblico, ressalta que Jesus faz esse comentário para deixar claro o Cristo não busca nem depende de uma proteção humana, mas confia somente na direção divina.


Seção 5

João 13: 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

No original a expressão tiverdes amor pode ser entendida como "permanecer no amor", ou seja, deixando claro que todos tem o amor pelo próximo, mas precisamos nos manter nesse amor.


Seção 6

Hebreus 12: 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

O termo traduzido como Autor pode ter diversos significados: "o que inicia", "o que vai à frente, dando o exemplo"; "o que proporciona a oportunidade". Diversos comentários dizem, para explicar a expressão Consumador da fé: "o que deu a mais completa expressão de fé", "o que deu o exemplo máximo de fé"; "o que elevou a fé ao máximo da perfeição".
Ignomínia grande desonra infligida por um julgamento público.

3 comentários:

  1. Muito bom, receber este comentario antes da lição, amei. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noemia,
      ficamos muito felizes em saber que você aprecia nosso trabalho! Comprovamos que o que é feito com amor se reflete em amor!
      Muito obrigado!

      Excluir
  2. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.
    Lucas 6:13

    O termo "discípulo" vem do latim e significa "aluno". A palavra "apóstolo" vem do grego e significa "enviado", "mensageiro", "embaixador", "alguém enviado a cumprir ordens". Assim sendo, Jesus estabeleceu aqui uma distinção: os discípulos primeiro aprendem e depois se tornam apóstolos, levando a outros aquilo que aprenderam.
    (Extraído do Arauto de setembro de 2001
    Anotações relativas às Lições Bíblicas)

    A lição inteira nos conclama a seguir Jesus, a apascentar suas ovelhas, a sermos pescadores de homens, a anunciar o evangelho, a curar enfermos. E também nos mostra os passos a serem seguidos para cumprir nossa missão.

    ResponderExcluir