segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Lição da Semana: 8 a 14 de Fevereiro, 2016

Tema: A Alma

Leitura alternada
Mateus 5: 15,16 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

No tempo de Jesus, era comum viverem cerca de 7 famílias na mesma casa. Cada família tinha sua própria lâmpada, que era colocada para que as pessoas pudessem ver o que estavam fazendo. Quando usavam todas as lâmpadas era possível iluminar a casa inteira. Porém, as vezes, as famílias brigavam e escondiam suas lâmpadas; consequentemente, não havia luz suficiente para todos, incluindo para aqueles que escondiam as lâmpadas.


Seção 1

Salmos 67: 1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto;

A palavra gracioso tem o significado pouco usado de "generoso, benigno". Fazer resplandecer o rosto sobre alguém é uma expressão do hebraico que significa "sorrir, mostrar-se satisfeito com alguém".

2 Cor. 3:18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

O verbo traduzido como transformados, no seu original, tem o sentido de "resgatar a natureza original". 


Seção 2

1 Reis 19: 1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada.

Os profetas que Elias matara os 450 sacerdotes do culto a Baal, não eram profetas de Jeová, Deus de Israel. O culto a Baal havia sido introduzido pela rainha estrangeira, Jezabel e fora praticamente imposto ao povo de Israel.

Salmos 46: 1, 2 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares.

As imagens de desastres usadas aqui não se referem somente à destruições naturais, mas também à violência e guerra. Os pontos extremos de perigo aqui descritos enfatizam a promessa "Não temeremos".

A palavra hebraica traduzida como refúgio, também pode significa "esperança".

Seção 3

Lucas 9: 23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Um comentarista bíblico afirma que esse negar-se a si mesmo é muito mais do que simplesmente deixar de lado interesses e propriedades. Requer uma radical reorientação de pensamento, onde o próprio "eu" não esteja mais no centro de tudo. Com relação a tomar a cruz, um outro comentarista nota que, dizendo dia a dia, Jesus exclui a ideia de que é preciso morrer para segui-lo, ao contrário, é preciso viver dia a dia em abnegação.

Lucas 9: 30 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias,

Muitos estudiosos dizem que a presença de Moisés e Elias representa a Lei e os Profetas, ambos contemplados nos ensinamentos de Jesus.


Seção 4

Atos 9: 2 e lhe pediu cartas, para as sinagogas de Damasco, a fim que que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.

O livro de Atos usa o termo Caminho para significar a doutrina cristã. provavelmente devido às palavra de Jesus: "Eu sou o caminho...". Na cultura hebraica, a palavra "caminho" era usada para significar "maneira de proceder, conduta". Portanto, referindo-se ao cristianismo como "caminho", fica claro que o autor deste livro o via, não como mero conjunto de crenças, mas como uma maneira de agir, uma forma de conduta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário