domingo, 24 de abril de 2016

Lição da semana: 25 de abril a 1º de maio, 2016

Tema: O castigo eterno
Leitura alternada

Salmos 5:3 De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.

A frase de manhã te apresento a minha oração e fico esperando pode ser entendida como "a primeira coisa que faço é buscar a Tua orientação, ó Deus, e sei que ela virá". 

Salmos 5:8 Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho;

Um comentarista bíblico parafraseia esse versículo assim: "Senhor, guia-me na tua justiça, não na minha, ... o teu caminho, não o meu, apareça sem curvas diante de mim, para que eu o possa enxergar totalmente."
Seção 1

Deuter. 32: 4 Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

Moisés usa a imagem da Rocha para falar do caráter de Deus. Esse é um termo frequentemente usado para simbolizar a firmeza, a solidez, a natureza inabalável de Deus. 

A palavra caminho, aqui, tem o sentido de "conjunto de ações", "a maneira como agimos". A palavra traduzida como juízo, no original hebraico, engloba muitos significados. Da maneira que foi usada nesse versículo possui o sentido de algo que é absoluto e é um atributo de Deus. 

Deuter. 32: 6 Não é ele teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?

A frase que te adquiriu, no original, tem o sentido de reafirmar nossa filiação com Deus, que a Ele pertencemos. 

Jeremias 31:3 De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

O original hebraico traduzido como atraí também pode significar "conduzi", "animei", "gratifiquei". O verbo traduzido como amei nesse versículo, tem em realidade muitas nuances. Uma outra tradução diz "Continuo mantendo por ti meu cuidado incessante". 

Seção 2

Êxodo 2: 11 sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo.

O livro de Atos relata que Moisés tinha quarenta anos quando esse fato ocorreu (veja 7:23). Apesar dele ter sido criado pelo faraó, Moisés sabia de sua origem hebraica e do fardo que seu povo tinha. Quando ele "fugiu da presença de Faraó" ele passou quarenta anos longe, ao regressar, para libertar os israelitas, outro Faraó estava no comando. 

Salmos 94:14 Pois o Senhor não há de rejeitar o seu povo, nem desamparar a sua herança.

A palavra traduzida como herança significa, no original, "aquilo que pertence a alguém por antigo direito, e pertence-lhe em caráter permanente". Vemos então que nesse versículo Deus é reconhecido como "proprietário de seu povo e daquilo que ele criou.


Seção 3

Salmos 119: 133, 135 Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma. Faze resplandecer o rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus decretos.

Este salmo, o mais comprido de todos, traz, em cada um dos versículos, alguma afirmação a respeito da lei de Deus. São usados diversos termos como sinônimos da lei divina: preceitos, mandamentos, palavra, juízos, decretos, etc. 


Seção 4

Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

A letra i e o sinal til, aqui mencionados, foram usados pelo tradutor para transmitir de alguma forma a ideia do original. Em realidade, Jesus se referiu à letra "jod" do alfabeto hebraico, que é a menor de todas as letras, e ao sinal diminuto, espécie de virgulinha, colocado em cima de algumas letras do alfabeto hebraico, para diferenciá-las de outras, e que tem o tamanho de um acento. São, portanto, dois componentes do texto. Podemos entender que Jesus utilizou essa imagem para significar que até os mínimos detalhes da Lei são necessários e serão cumpridos. 

Mateus 5:22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

Ao longo da Bíblia é possível encontrar vários trechos que estão escritos dentro de colchetes. É importante mencionar que isso significa que esses trechos não estão presentes nos manuscritos mais antigos. 

Nesse versículo vemos que Jesus amplia o mandamento "Não matarás". Ele menciona aqui três "níveis" de raiva. A palavra traduzida como tolo, naquela época era utilizada para expressar um ódio, uma antipatia profunda e sem motivo. 

Seção 5

Mateus 9: 2,3 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema. 

A teologia judaica aceitava a noção de que Deus perdoava os pecados de quem buscasse Seu perdão, mas os escribas acharam que era muita presunção Jesus afirmar que o perdão havia ocorrido. Como podia ele saber se Deus havia perdoado ou não? Para eles, essa presunção era uma blasfêmia. No entanto, Jesus estava, como sempre, se baseando, numa lei espiritual invariável. 

Mateus 9:8 Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

Havia sido Jesus quem acabara de curar o paralítico, mas o evangelista não diz "que dera tal autoridade a Jesus", mas sim aos homens. Com isso, fica claro que ele percebeu que Jesus apenas aplicara um princípio, uma lei, que todos poderiam aplicar. 


Seção 6

2 Cor. 6:2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).

A Bíblia na Linguagem de Hoje dá esta versão desse versículo: "Escutem o que Deus diz: 'Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação.' Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo."

PARA SEU ESTUDO Por toda a lição lemos sobre a constante presença de Deus, e como Ele está sempre nos guiando.

Aqui estão alguns artigos que também falam sobre isso:

Nem vítima, nem agressor
A expectativa pelo bem ilimitado
Estaremos escutando?
Salvação, não punição!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Lição da Semana: 18 a 24 de abril, 2016

Tema: Período de experiência após a morte


Leitura alternada

Provérbios 4:1 e 10 Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.

É interessante notar que a o verbo ouvir, em hebraico, possibilita duas traduções tanto "escutar, ouvir" como "obedecer".

Seção 1 


João 8: 31,32 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e  conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Esses judeus haviam crido no que Jesus dissera até aquele momento, mas ele deixa claro que isso não basta, é preciso permanecer na sua palavra, ou seja, no seu ensinamento, para conhecer a verdade e ficar livre. A salvação, portanto requer continuação, perseverança. 

Romanos 6: 3 porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

De acordo com os comentaristas bíblicos a frase fomos batizados na sua morte é uma maneira figurada de dizer que estamos mortos para o pecado, que não possuímos nenhuma ligação com o senso material, mas que fomos elevados a novos princípios, à graça e à santidade.

Seção 2

2 Pedro 1: 10 irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição;

De acordo com um comentarista bíblico a expressão confirmar a vossa vocação e eleição não significa que alguns são escolhidos e outros não, mas sim que temos que simplesmente trabalhar para cada vez mais expressar a nossa natureza divina, presente em todos.

2 Pedro 1: 11 Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Uma tradução moderna diz "... que vos será ricamente suprido o direito de entrada". Outra tradução diz "Vós sereis admitidos em triunfo". 

Mateus 17:3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

Dentro da cultura hebraica, Moisés representava a lei e Elias a profecia. Com essa experiência, fica claro para os discípulos que Jesus não era Moisés nem Elias, como alguns diziam. Também fica claro que os seus ensinamentos não estavam em choque com a lei e a profecia das Escrituras hebraicas. 


Seção 4


Atos 1: 1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.

O primeiro livro aqui mencionado é o Evangelho de Lucas, também escrito ao mesmo Teófilo (ver Lucas 1:3), pelo mesmo autor do livro de Atos.

Atos 1:4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 

Essa promessa de Jesus é relatada em Lucas 24:49, quando ele diz aos discípulos:"do alto sereis revestidos de poder". Isso aconteceu pela primeira vez por ocasião de Pentecostes, mas se repetiu como algo normal na igreja cristã, como relata o livro de Atos (ver 4:31; 8: 14-17; 9:17, 18; 10: 44; 11: 15,16)


Seção 5

1 Cor. 15: 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Em suas epístolas, Paulo se refere diversas vezes a mistérios, mas o comentarista explica que essa palavra se refere a verdades absolutas que parecem misteriosas simplesmente porque não poderiam ser descobertas pelo raciocínio humano nem por este compreendidas.

1 Cor. 15: 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

O Apóstolo Paulo fora um profundo estudioso da lei hebraica, antes de se tornar cristão. Ele percebeu que o conhecimento da lei proporciona um forte senso do que é o pecado, mas não ajuda a vencê-lo, é como se a lei desse mais força ao pecado. Jesus veio justamente expor o poder da graça divina para vencer o pecado. 


domingo, 10 de abril de 2016

Lição da semana: 11 a 17 de abril, 2016

Tema: A doutrina da reconciliação


Leitura alternada

Romanos 6:17 graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;

Forma de doutrina, no original grego, é, mais exatamente, "padrão de ensino" ou "modelo de ensino", ou seja, o ensinamento de Cristo Jesus estabeleceu um padrão de ensino.

Romanos 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

A palavra traduzida como culto, no original significa "serviço prestado"; por isso um comentarista diz "Paulo afirma que a melhor oferta, o melhor serviço que o homem pode prestar a Deus, é viver inteligentemente, de acordo com a Sua vontade"


Seção 1

Tito 3: 5 ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

O termo original, traduzido como lavar, significa lavagem completa, total, e não é vago, como em português. É usado em sentido figurado, naturalmente, para significar a eliminação total de tudo o que é dessemelhante da natureza de Deus. 

Tito 3: 8 Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras.

Na Bíblia na Linguagem de Hoje, esse versículo tem a seguinte redação: "Esse ensinamento é verdadeiro. Quero que você, Tito, insista nesses assuntos, para que os que creem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso é bom e útil para todos.

Romanos 5 : 11 também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Um estudioso bíblico, com base neste versículo, comenta o seguinte "Jesus não veio para mudar a atitude de Deus com relação aos homens; porém ele veio para tornar claro a natureza divina que sempre foi e sempre será. Jesus veio para comprovar que Deus é amor."


Seção 2

Mateus 12: 23 E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi?

Filho de Davi era uma forma de dizer "Messias". Os judeus esperavam um Messias que deveria ser descendente do grande rei Davi. Em Mateus 22: 43-45, Jesus explica aos fariseus que a interpretação literal de o Messias ser filho de Davi, não é espiritualmente correta. 

Mateus 12: 2~8 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. 

Esse trecho mostra que Jesus considerava o reino de Deus como algo do presente, como algo já "chegado" e não como uma promessa para o futuro. Um comentarista observa que o Mestre dá como prova da chegada do reino de Deus, não igrejas cheias de gente, mas sim a derrota da doença e da dor.


Seção 3

Isaías 29:24 os que erram de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores hão de aceitar instrução.

Murmurador é aquele que fala em voz baixa. O vocábulo original hebraico tem, além desse, o significado de "caluniador". Na linguagem figurada da Bíblia, é possível que o profeta tenha assim identificado as pessoas que, por falsidade ou por falta de autoridade moral, emitem suas opiniões em voz baixa, talvez não querendo ser instruídos com fatos contrários às suas opiniões. 


Seção 5

1 Cor. 15:20 de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem

As primícias são os primeiros frutos da estação. Usando esse termo, Paulo, autor da epístola, dá a ideia de que a ressurreição de Cristo Jesus foi apenas a primeira de uma "colheita" de ressurreições entre os que "dormem". Vale notar que a ressurreição de Jesus não foi apenas uma volta à vida na matéria, mas sim um passo para a ascenção acima de toda crença material.


Seção 6

2 João 1:9 o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.

É interessante notar que o verbo traduzido como permanecer, no original grego, tem um sentido bem amplo. Tem a ideia de "ficar", "conservar", "ter sua origem em"; mas também inclui um sentido de ação, ou seja, nossas ações e pensamentos devem comprovar que sabemos de nossa origem em Deus; conservar nossas ideias e atitudes nos princípios divinos. 









domingo, 3 de abril de 2016

Lição da Semana 04 a 10 de abril, 2016

Tema: São reais o pecado, a doença e a morte?

Leitura alternada

Isaías 35: 4 Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. ... ele vem e vos salvará.

A expressão traduzida como desalentados de coração, no original hebraico, tem o sentido de "ansioso", "perturbado", que demonstra uma conotação de falta de confiança em Deus.

Isaías 35: 10 Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

A palavra resgatados era algo muito presente na antiguidade, pois pessoas eram escravas e podiam ser utilizadas para pagar dívidas. Mas a expressão resgatados do Senhor dá a ideia de que Deus é quem liberta e num sentido mais profundo é o Seu amor que nos resgata do pecado e da tristeza.

Isaías 12:6 Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti. 

O monte Sião é uma das colinas sobre as quais foi edificada Jerusalém. Nesse monte, Davi colocou a arca com as tábuas da lei e, a partir daí, Sião passou a simbolizar a força e a glória de Israel, embora a arca tenha sido depois transferida para o templo. 


Seção 1

Romanos 11:36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente.

Um comentarista bíblico diz que essa frase poderia ser resumida assim: "Deus é Tudo em Tudo". E continua dizendo que ela explica o relacionamento de Deus com Seus criaturas: dele pois tudo provém dEle, sendo Ele a Causa primária; por meio dele por ser Deus Aquele que dirige e acompanha; e para ele pois Ele é o objetivo, a finalidade de tudo. Uma tradução moderna traz essa frase assim: "Porque Ele é a origem, o guia e o alvo de todas as coisa..."


Seção 2

Ecles. 5: 7 como na multidão dos sonhos há vaidade, assim também, nas muitas palavras.

A palavra traduzida por palavras, no original hebraico, possui um sentido bastante amplo; incluía a ideia de "desculpas que criamos para nós", "vereditos que atribuímos a nós mesmos e a outros".

Salmos 16: 8 O Senhor, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.

O termo original traduzido como abalado refere-se literalmente a um terremoto, um abalo sísmico de grandes proporções e totalmente inesperado. Usado como figura de linguagem, indica grande insegurança e pavor. 

Salmos 16: 10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Para a primitiva igreja cristã, esse versículo é uma profecia da ressurreição de Jesus, como fica claro em Atos 2:27, quando Pedro cita esse versículo em sua pregação, assim como faz Paulo, em Atos 13:35.

2 Cor. 10: 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando nós, sofismas

Fortalezas são as posições mentais em que o pecador se entrincheira para resistir à mudança e à regeneração, como, por exemplo, justificação própria, orgulho, preconceito, hábitos, etc. O dicionário define a palavra sofisma da seguinte maneira: "argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa". 


Seção 3

Números 12: 1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomada a mulher cuxita.

A palavra cuxita significa etíope.

Gálatas 6: 1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura.

A palavra grega traduzida como brandura foi, em outras vezes, traduzida como "humilde". O importante é notar que o espírito brando ou humilde de acordo com seu significado original significa "aquela ação que começa com a inspiração divina e se realiza e se fortalece pela inspiração divina".


Seção 4

Lucas 13:10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.

Nas reuniões dos sábados, nas sinagogas, não havia um pregador oficial. Os chefes ou principais da sinagoga podiam convidar um membro da congregação ou um visitante presente, para ler as Escrituras e comentá-las.

Lucas 13: 14 O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois nesses dias para serdes curados e não no sábado. 

O chefe da sinagoga repreendeu Jesus com base no 4º mandamento (Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro. - Êxodo 20: 8-10). Porém, Jesus uma nova interpretação para este mandamento, um entendimento mais espiritual e menos preso à letra, uma compreensão que inclui a compaixão e a cura. 


Seção 5

Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

A tradição hebraica dizia que quando dois homens discutiam a lei, a presença de Deus estava com eles. Porém, Jesus especifica em meu nome, ou seja, que essa reunião seja feita com base na natureza de Cristo. De acordo com alguns comentaristas, Jesus buscou incentivar seus seguidores a se reunirem, mesmo que a quantidade fosse pouca a autoridade divina estaria presente; mas também foi uma maneira de Jesus alertar seus seguidores, pois toda a reunião deveria ser feita com o princípio da natureza divina e não uma promoção pessoal.


Seção 6

Tiago 5 :14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

Presbítero é uma palavra grega que significa "ancião" ou "mais velho". Em alguns lugares no Novo Testamento é traduzida como "bispo", em outros aparece simplesmente "ancião". 

Tiago 5:16 Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

A frase original em grego apresenta dificuldades de tradução, por isso, há grande variedade de versões. "A oração sincera de um justo atua poderosamente", ou "A oração devota da pessoa justa tem grande efeito", ou ainda "a súplica vinda do coração do homem justo exerce poderosa influência"; 

Hebreus 10: 24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

É interessante notar que a palavra traduzida como considerar, no seu original grego, significa "pensar corretamente sobre alguém, sabendo sua origem divina".

 Sugestão de leitura: 

Amar os filhos metafisicamente
A unidade espiritual e a fraternidade dos homens