domingo, 24 de abril de 2016

Lição da semana: 25 de abril a 1º de maio, 2016

Tema: O castigo eterno
Leitura alternada

Salmos 5:3 De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.

A frase de manhã te apresento a minha oração e fico esperando pode ser entendida como "a primeira coisa que faço é buscar a Tua orientação, ó Deus, e sei que ela virá". 

Salmos 5:8 Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus adversários; endireita diante de mim o teu caminho;

Um comentarista bíblico parafraseia esse versículo assim: "Senhor, guia-me na tua justiça, não na minha, ... o teu caminho, não o meu, apareça sem curvas diante de mim, para que eu o possa enxergar totalmente."
Seção 1

Deuter. 32: 4 Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

Moisés usa a imagem da Rocha para falar do caráter de Deus. Esse é um termo frequentemente usado para simbolizar a firmeza, a solidez, a natureza inabalável de Deus. 

A palavra caminho, aqui, tem o sentido de "conjunto de ações", "a maneira como agimos". A palavra traduzida como juízo, no original hebraico, engloba muitos significados. Da maneira que foi usada nesse versículo possui o sentido de algo que é absoluto e é um atributo de Deus. 

Deuter. 32: 6 Não é ele teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?

A frase que te adquiriu, no original, tem o sentido de reafirmar nossa filiação com Deus, que a Ele pertencemos. 

Jeremias 31:3 De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.

O original hebraico traduzido como atraí também pode significar "conduzi", "animei", "gratifiquei". O verbo traduzido como amei nesse versículo, tem em realidade muitas nuances. Uma outra tradução diz "Continuo mantendo por ti meu cuidado incessante". 

Seção 2

Êxodo 2: 11 sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo.

O livro de Atos relata que Moisés tinha quarenta anos quando esse fato ocorreu (veja 7:23). Apesar dele ter sido criado pelo faraó, Moisés sabia de sua origem hebraica e do fardo que seu povo tinha. Quando ele "fugiu da presença de Faraó" ele passou quarenta anos longe, ao regressar, para libertar os israelitas, outro Faraó estava no comando. 

Salmos 94:14 Pois o Senhor não há de rejeitar o seu povo, nem desamparar a sua herança.

A palavra traduzida como herança significa, no original, "aquilo que pertence a alguém por antigo direito, e pertence-lhe em caráter permanente". Vemos então que nesse versículo Deus é reconhecido como "proprietário de seu povo e daquilo que ele criou.


Seção 3

Salmos 119: 133, 135 Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma. Faze resplandecer o rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus decretos.

Este salmo, o mais comprido de todos, traz, em cada um dos versículos, alguma afirmação a respeito da lei de Deus. São usados diversos termos como sinônimos da lei divina: preceitos, mandamentos, palavra, juízos, decretos, etc. 


Seção 4

Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

A letra i e o sinal til, aqui mencionados, foram usados pelo tradutor para transmitir de alguma forma a ideia do original. Em realidade, Jesus se referiu à letra "jod" do alfabeto hebraico, que é a menor de todas as letras, e ao sinal diminuto, espécie de virgulinha, colocado em cima de algumas letras do alfabeto hebraico, para diferenciá-las de outras, e que tem o tamanho de um acento. São, portanto, dois componentes do texto. Podemos entender que Jesus utilizou essa imagem para significar que até os mínimos detalhes da Lei são necessários e serão cumpridos. 

Mateus 5:22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

Ao longo da Bíblia é possível encontrar vários trechos que estão escritos dentro de colchetes. É importante mencionar que isso significa que esses trechos não estão presentes nos manuscritos mais antigos. 

Nesse versículo vemos que Jesus amplia o mandamento "Não matarás". Ele menciona aqui três "níveis" de raiva. A palavra traduzida como tolo, naquela época era utilizada para expressar um ódio, uma antipatia profunda e sem motivo. 

Seção 5

Mateus 9: 2,3 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema. 

A teologia judaica aceitava a noção de que Deus perdoava os pecados de quem buscasse Seu perdão, mas os escribas acharam que era muita presunção Jesus afirmar que o perdão havia ocorrido. Como podia ele saber se Deus havia perdoado ou não? Para eles, essa presunção era uma blasfêmia. No entanto, Jesus estava, como sempre, se baseando, numa lei espiritual invariável. 

Mateus 9:8 Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

Havia sido Jesus quem acabara de curar o paralítico, mas o evangelista não diz "que dera tal autoridade a Jesus", mas sim aos homens. Com isso, fica claro que ele percebeu que Jesus apenas aplicara um princípio, uma lei, que todos poderiam aplicar. 


Seção 6

2 Cor. 6:2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação).

A Bíblia na Linguagem de Hoje dá esta versão desse versículo: "Escutem o que Deus diz: 'Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação.' Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo."

PARA SEU ESTUDO Por toda a lição lemos sobre a constante presença de Deus, e como Ele está sempre nos guiando.

Aqui estão alguns artigos que também falam sobre isso:

Nem vítima, nem agressor
A expectativa pelo bem ilimitado
Estaremos escutando?
Salvação, não punição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário