domingo, 10 de abril de 2016

Lição da semana: 11 a 17 de abril, 2016

Tema: A doutrina da reconciliação


Leitura alternada

Romanos 6:17 graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;

Forma de doutrina, no original grego, é, mais exatamente, "padrão de ensino" ou "modelo de ensino", ou seja, o ensinamento de Cristo Jesus estabeleceu um padrão de ensino.

Romanos 12:1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

A palavra traduzida como culto, no original significa "serviço prestado"; por isso um comentarista diz "Paulo afirma que a melhor oferta, o melhor serviço que o homem pode prestar a Deus, é viver inteligentemente, de acordo com a Sua vontade"


Seção 1

Tito 3: 5 ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

O termo original, traduzido como lavar, significa lavagem completa, total, e não é vago, como em português. É usado em sentido figurado, naturalmente, para significar a eliminação total de tudo o que é dessemelhante da natureza de Deus. 

Tito 3: 8 Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras.

Na Bíblia na Linguagem de Hoje, esse versículo tem a seguinte redação: "Esse ensinamento é verdadeiro. Quero que você, Tito, insista nesses assuntos, para que os que creem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso é bom e útil para todos.

Romanos 5 : 11 também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Um estudioso bíblico, com base neste versículo, comenta o seguinte "Jesus não veio para mudar a atitude de Deus com relação aos homens; porém ele veio para tornar claro a natureza divina que sempre foi e sempre será. Jesus veio para comprovar que Deus é amor."


Seção 2

Mateus 12: 23 E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi?

Filho de Davi era uma forma de dizer "Messias". Os judeus esperavam um Messias que deveria ser descendente do grande rei Davi. Em Mateus 22: 43-45, Jesus explica aos fariseus que a interpretação literal de o Messias ser filho de Davi, não é espiritualmente correta. 

Mateus 12: 2~8 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. 

Esse trecho mostra que Jesus considerava o reino de Deus como algo do presente, como algo já "chegado" e não como uma promessa para o futuro. Um comentarista observa que o Mestre dá como prova da chegada do reino de Deus, não igrejas cheias de gente, mas sim a derrota da doença e da dor.


Seção 3

Isaías 29:24 os que erram de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores hão de aceitar instrução.

Murmurador é aquele que fala em voz baixa. O vocábulo original hebraico tem, além desse, o significado de "caluniador". Na linguagem figurada da Bíblia, é possível que o profeta tenha assim identificado as pessoas que, por falsidade ou por falta de autoridade moral, emitem suas opiniões em voz baixa, talvez não querendo ser instruídos com fatos contrários às suas opiniões. 


Seção 5

1 Cor. 15:20 de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem

As primícias são os primeiros frutos da estação. Usando esse termo, Paulo, autor da epístola, dá a ideia de que a ressurreição de Cristo Jesus foi apenas a primeira de uma "colheita" de ressurreições entre os que "dormem". Vale notar que a ressurreição de Jesus não foi apenas uma volta à vida na matéria, mas sim um passo para a ascenção acima de toda crença material.


Seção 6

2 João 1:9 o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.

É interessante notar que o verbo traduzido como permanecer, no original grego, tem um sentido bem amplo. Tem a ideia de "ficar", "conservar", "ter sua origem em"; mas também inclui um sentido de ação, ou seja, nossas ações e pensamentos devem comprovar que sabemos de nossa origem em Deus; conservar nossas ideias e atitudes nos princípios divinos. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário