domingo, 22 de maio de 2016

Lição da semana: 23 a 29 de maio, 2016

Tema: Denunciadas a necromancia antiga e a moderna, isto é, 
    o mesmerismo e o hipnotismo
 
Leitura alternada

Tiago 3: 13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão  de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.


Diz um comentarista bíblico que mansidão de sabedoria é a capacidade que o homem realmente sábio tem de controlar a irritação e a agressividade, tanto sua como dos outros.


Tiago 3:14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.


A palavra grega que foi traduzida por sentimento faccioso era a usada para descrever a busca egoísta de cargos políticos e ascensão, utilizando meios desonestos. 


Tiago 4:7 Sujeitai-vos, portanto a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.


A palavra grega "diabolos", que no Novo Testamento foi traduzida como diabo, significa literalmente "caluniador, difamador". Por isso mesmo, Jesus o classificou como "mentiroso, e pai da mentira". 


Tiago 4:8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.


Ânimo dobre significa duplicidade de caráter, indica a tentativa de "servir a dois senhores". Este versículo remete às palavras de Jesus em Mateus 6:24 e Lucas 16:13.


Seção 1

Zacarias 10:2 os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias.


A expressão ídolos do lar, no original hebraico, quer dizer os profetas de uma nação, ou seja, são aquelas indicações materiais que buscamos como referência para nossas ações, mas que levam a conclusões vazias. 


Isaías 5:18 Ai dos que puxam para si a iniquidade com cordas de injustiça e o pecado, como com tirantes de carro!


Tirante: cada uma das correias ou cordas que prendem a(s) cavalgadura(s) ao veículo


Deuter. 6:4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.


O original hebraico tem um significado bastante mais amplo do que é transmitido pelo texto em português. Além da afirmação de que Deus é o único Deus, o único digno de obediência como Senhor, também está dito aí que Deus é uma unidade indivisível, infinito Um, assim como significa que não há mais nada além dEle. 


Ciência e Saúde


103: 16-25 O máximo do bem é Deus infinito e Sua ideia, o Tudo-em-tudo. O mal é uma mentira que se apoia em uma suposição. (...)


Suposição: alegação de uma coisa que se sabe falsa e se apresenta como verdadeira.

 
Seção 2

Prov. 16:3 Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.


O verbo traduzido como confiar, no original hebraico, tem o sentido de "fluir, rolar", ou como diríamos hoje em dia, "deixar rolar"; já a palavra desígnio significa "plano, pensamento". De acordo com um comentarista bíblico o autor desse versículo inverte a "lógica" de raciocínio, pois normalmente confiamos a Deus os nossos planos e pensamentos, e quando está na parte prática, agimos conforme nossa vontade esquecendo de Deus. Este comentarista diz que a única maneira de termos nossos "pensamentos estabelecidos" e ao confiarmos nossas obras a Deus. 

 
Seção 3

Neemias 2:19, 20 Porém, Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? 


Sambalate era governador da vizinha província de Samaria que, já naquela época, estava em rixa com os judeus. Tobias era "servo" do próprio rei Artaxerxes, ou seja, era como um alto funcionário do governo persa; estava muito bem relacionado na cidade de Jerusalém, sendo parente por afinidade do sumo sacerdote judeu e gozando de bastante influência na cidade. Gesém era xeque de uma tribo árabe que provavelmente ia e vinha livremente na região. Vemos, portanto, que os três tinham motivos pessoais para não ver com bons olhos a fortificação da cidade e o ressurgimento de uma identidade nacional judia, ainda mais sob a liderança de uma pessoa totalmente nova na cidade. 

 
Seção 4

Neemias 6: 10 Tendo eu ido à casa de Semeías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te.


A frase que estava encerrado se refere que Meetabel estava fora de contato pois estava orando e jejuando. 


Neemias 6:15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinquenta e dois dias. 


O mês de elul era o sexto no calendário judaico. 

 
Seção 5

Marcos 5: 9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.


De acordo com um comentarista bíblico, o fato de Jesus perguntar o nome do espírito imundo, assemelha-se à sua atitude de perguntar às pessoas se elas queriam ser curadas. 

 
Seção 6

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. 


Este versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim, significa mais exatamente "futuro", "posteridade", "porvir". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário