quarta-feira, 29 de junho de 2016

Lição da semana: 27 de julho a 3 de julho, 2016

Tema: Deus


Leitura alternada

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Esse versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim, significa mais exatamente "futuro", posteridade".

Seção 1


Jó 11:7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?


Versículo na versão da linguagem de hoje: Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus e conhecer completamente o Todo-Poderoso?


Jó 37:14 para e considera as maravilhas de Deus.


A palavra traduzida como maravilha, no original, tem o sentido de "o que resulta de", ou seja, para e vê a veja o que vem de Deus.


Romanos 11:36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente.


Um comentarista diz que essa frase poderia ser resumida assim: "Deus é Tudo em Tudo". E continua, dizendo que ela explica o relacionamento de Deus com Suas criaturas: "dele" pois tudo provém dEle, sendo Deus a Causa primária; "por meio dele" por ser Deus Aquele que dirige e acompanha; e "para ele" pois Ele é o objetivo, a finalidade de tudo." Uma tradução moderna, traz essa frase assim: "Porque Ele é a origem, o guia e o alvo de todas as coisas..."


Seção 2



1 Reis 19:8 caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 

O monte Horebe é o mesmo que monte Sinai. Ficava a mais ou menos 300 quilômetros de onde o profeta Elias estavam portanto os quarenta dias e quarenta noites de caminhada são apenas simbólicos, indicando uma jornada espiritual, talvez em paralelo com a experiência de Moisés, que ficara quarenta dias no monte Sinai.

Seção 3

Salmos 27: 4 Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.

Um comentarista faz a seguinte paráfrase desse versículo: "Uma coisa pelo ao Senhor e me empenharei em consegui-la: que eu possa estar constantemente em comunhão com Deus, contemplando a harmonia da Sua perfeição e sentindo a proteção da Sua presença."

Mateus 6:6 quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A palavra traduzida como quarto, no original grego, inclui o sentido de "despensa", ou seja, ao orarmos devemos buscar nossa reserva de ideias espirituais. A palavra secreto não tem o sentido "escondido" ou de "algo que se limita a um conhecimento reservado em virtude do mistério que o envolve", como o dicionário nos traz; no original hebraico, essa palavra se refere simplesmente a algo que não pode ser encontrado em algum objeto material, ou seja, um ídolo. 

Seção 4


1 Cor. 15:57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

É importante notar que a palavra vitória, no Novo Testamento, sempre se refere à ação do Cristo. Por isso, um comentarista bíblico diz que em nosso dia a dia não devemos lutar por vitória, mas sim agir com base na vitória, ou seja, a ação do Cristo. 

Seção 5


Mateus 6: 24 Ninguém pode servir a dois senhores;

A palavra grega traduzida como servir significa "ser escravo" e o original de senhor indica "proprietário". Por isso, o versículo diz: "Ninguém pode pertencer a dois proprietários". 

Lucas 10:39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.

Na época, as mulheres não ficavam à mesa com os hóspedes. Elas apenas serviam, portanto, iam e vinham. Conforme era costumeiro, Jesus devia estar comendo reclinado numa espécie de sofa, em sentido perpendicular à mesa, tendo portanto, os pés para trás. O Mestre fala com os comensais, e Maria queria ouvir mas, indo e vindo no serviço da mesa, não conseguia continuidade. Por isso quedou-se aos pés, isto é, atrás de Jesus, ouvindo.

domingo, 19 de junho de 2016

Lição da semana: 20 a 26 de junho, 2016

Tema: A Ciência Cristã

Leitura alternada

Hebreus 11:32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas.

O autor da epístola não deu detalhes sobre esses personagens, provavelmente as pessoas que o estavam escutando provavelmente os conheciam. 

Gideão, Baraque e Jefté demonstraram sua fé por meio de conquistas militares, Sansão com sua força (Juízes capítulos 4 a 16). Os mais conhecidos atualmente são o profeta Samuel e Davi, o pastor que se tornou rei. Os versículos 33 e 34 apresentam um resumo dos desafios que eles enfrentaram e venceram pela fé. 

Seção 1

Neemias 9:7 Tu és o Senhor, o Deus que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão.

Esse versículo introduz um resumo da proteção divina que o povo hebreu recebeu desde de Abraão, durante o Êxodo chegando até os tempos de Neemias. Salmos 78: 5-72 e Atos 7:2-47 oferecem uma lista mais extensa de todos os ocorridos. Esses recontos servem para demonstrar a constante presença de Deus.

Salmos 103:6 O Senhor faz justiça e julga a todos os oprimidos.

A palavra traduzida como justiça, no original grego tem o sentido de "retidão", por isso a primeira parte desse versículo pode ser entendida como "O Senhor age com retidão".

Seção 2

Romanos 16: 26 e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,

Escrituras proféticas se refere ao Antigo Testamento e era consideradas proféticas pois anunciaram a chegada do Cristo.

Seção 3

1 Tim. 4:8 a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.

A palavra promessa, aqui, é para transmitir a ideia da continuidade da promessa de Deus. 

Lucas 13:10 ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.

Nas reuniões dos sábados, nas sinagogas, não havia um pregador oficial. Os "chefes"ou "principais" da sinagoga podiam convidar um membro da congregação ou um visitante presente, para ler as Escrituras e comentá-las. O apóstolo Paulo, mais tarde, se aproveitaria diversas vezes desse costume para pregar o Cristianismo, em suas viagens missionárias. 

Marcos 16:17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios.

Em nome de Jesus não era simplesmente uma fórmula supersticiosa, nem se tratava de palavras mágicas. O nome, na cultura hebraica, significava a natureza, a essência, do indivíduo que o levava, era a expressão do seu caráter e da força dominante em sua vida. Expelir demônios etc em nome de Cristo significava portanto "com autoridade da natureza do Cristo e de acordo com seu caráter". 

Seção 5

Marcos 12: 28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?

O escriba levantou uma questão que era debatida entre as autoridades e justamente Jesus acabara de dar uma boa resposta aos saduceus. Jesus respondeu com base no que já estava escrito. Os dois grandes mandamentos já estavam no Antigo Testamento: Deuter. 6:45 e Levítico 19:18.

Gálatas 3: 26,28,29 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa;

Um ponto comum entre os primeiros cristãos era o fato de que eles consideram todos como filhos de Deus, não excluíam ninguém; eles reconheciam que Deus é para todos. 

Seção 6

Isaías 52:9 Rompei em júbilo, exultai à uma ó ruínas de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.

Jerusalém estava em ruínas, pois fora atacada e destruída pelos babilônios. O profeta porém incita ao júbilo e à exultação, apesar das aparências de ruínas, antecipandando a restauração e à volta do povo levado cativo. Um comentarista bíblico faz notar que consolou e remiu estão no passado, embora aos olhos humanos à libertação ainda não tenha acontecido. o profeta via a salvação como já tendo ocorrido, embora não fosse visível ao olho humano.

Isaías 52:10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

A expressão desnudar o braço equivale à nossa "arregaçar as mangas", isto é, dispor-se a agir, a trabalhar com afinco, iniciar uma obra. 

Sugestão de leitura:


domingo, 12 de junho de 2016

Lição da semana: 13 - 19 de junho, 2016

Tema: É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?

Texto áureo - Salmos 147:1,4,5 (...) conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome (...)

Salmos 147: 4 - na primeira parte dese versículo, o Salmista expressa a onisciência de Deus, pois contar as estrelas é tarefa impossível para qualquer outro ser. Chamar pelo nome, no antigo pensamento hebraico, significa "trazer à existência", ou seja, criar. Também era sinal de autoridade sobre a coisa chamada pelo nome.


Leitura alternada

Isaías 54:2 Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, ..

Sendo um povo de pastores, era comum os hebreus morarem em tendas. Alargar a tenda significava fazer mais espaço para uma família maior, para uma maior quantidade de bens. Em termos simbólicos, significava preparar-se para aceitar mais e melhores resultado do próprio trabalho.



Seção 1

Gênesis 1:1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

A expressão "no princípio", que significa Gênesis, não se refere a período de tempo específico ou a um começo, mas se refere à perene relação entre Deus e Sua criação. Essas palavras iniciam um livro que relata tanto a história como demonstra fatos da fé. Por meio dos relatos e dos personagens do Gênesis podemos aprender que o único Deus infinito e supremo criou tudo e mantêm tudo com Sua relação paternal com toda Sua criação.

O verbo traduzido como criar tem o sentido de "tornar-se visível". 

Gênesis 1:3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

O verbo hebraico traduzido como dizer tem grande amplitude de significado. Pode-se traduzir: "Deus pensou" ou "Deus quis". Denota completa ausência de esforço, devido à soberania divina total e sem oposição. O importante livro religioso judeu, o Genesis Rabba, explica essa luz, que não depende do sol, como o "resplendor da Presença Divina".

João 1:1 No princípio ero o Verbo, e o estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Verbo, do grego "lógos", significa "palavra" e não tem o significado moderno de "verbo". Permanece na versão portuguesa da Bíblia vinda da tradução latina, a Vulgata. Quanto à frase: "o Verbo era Deus", traduções mais modernas para o inglês, sigerem outras construções, como: "E o que Deus era, a Palavra era" (The New English Bible), "o Logos era divino" (Moffat), "a Palavra era divina" (American Translation). Uma versão alemã (Böhmer) diz: "Ela estava vinculada de perto com Deus, sim, ela mesma era de natureza divina". 

João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 

A tradução literal desse versículo é: "Tudo passou a existir devido a Deus; se não está de acordo com Ele, não existe."


Seção 2

Salmos 33:6 Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. 

A palavra aqui traduzida como sopro de sua boca, em outros trechos foi traduzida como "espírito". 

Prov. 8:22 O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.

É interessante notar que a frase traduzida como me possuía no início de sua obra, no original hebraico, pode ser traduzida como "antes de tudo Deus já me conhecia", e isso se aplica a cada um de nós individual e coletivamente.

Seção 3

Isaías 40:25,26 A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? - diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

Nesta época, os judeus estavam cativos na Babilônia, por isso foram expostos a muitos cultos pagãos. Aqui, o autor usa a ideia das estrelas para simbolizar a presença de Deus e mostrar que não há nada que possa igualar Seu poder.

João 4: 35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. 

Um período de espera entre o plantar e o colher é sempre esperado por entre os fazendeiros. Porém, Jesus usa essa imagem para mostrar que o reino de Deus, ou melhor, as obras divinas, não dependem da lógica humana, mas estão sempre acontecendo e constantemente presentes.

Seção 4

Deuter. 33: 26 Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens.

O verbo traduzido como cavalgar é usado como uma figura de linguagem para simbolizar "aquilo que é supremo e nada passa desapercebido". 

Seção 5

1 Reis 8: 27 de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter.

Salomão havia acabado de construir o Templo de Jerusalém, realizando assim o grande sonho de seu pai, Davi. Quando foi colocada ali a arca com as tábuas da lei, que, pela tradição hebraica, era a evidência concreta da presença de Deus, Salomão proferiu as palavras acima, percebendo que a presença divina não estava limitada à arca. 

Atos 16: 10 Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho.

A palavra traduzida aqui como visão é a mesma usada no Antigo Testamento para designar a experiência de Moises com a sarça ardente e também foi usada para a experiência de Jesus durante a transfiguração. O sentido desta palavra é bastante amplo, mas basicamente significa "aquilo que deve ser compreendido e obtido".

Seção 6

Apoc. 1: 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vis, o Todo-Poderoso.\i

O Alfa era a primeira letra do alfabeto grego, e o Ômega era a última. São usadas aqui para significar "o princípio" e "o fim", para indiicar que Deus engloba e encerra tudo.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lição da Semana: 06 a 13 de junho, 2016

Tema: Deus, o preservador do homem

Leitura alternada

Salmos 23:1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como no êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bênçãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida.

Seção 1

Salmos 139: 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

Esquadrinhar significa "examinar cuidadosamente". Aqui o Salmista usa essa figura de linguagem para dar a ideia da íntima proximidade de Deus em nossa vida diária. Os verbos andar e deitar foram usados para representar o dia e a noite, ou seja, Deus está sempre cuidando de nós. 


Seção 2

Salmos 91:3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

Passarinheiro é o caçador ou vendedor de pássaros. Todavia, a palavra que está no original hebraico tem um significado mais amplo. Além de caçador, significa também: "aquele que arma ciladas".

Salmos 91:4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob, suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. 

A frase cobrir-te-á com as suas penas não tem ligação com o passarinheiro do versículo anterior; mas aqui, o autor, buscou usar a imagem dos pássaros que abrigam seus filhotes com as asas. 




Pavês era um escudo grande, que cobria o corpo inteiro do guerreiro. Muitas vezes, havia um rapaz que carregava esse escudo na frente do soldado. Um pelotão carregando esses escudos lado a lado formava uma verdadeira parede de defesa contra o inimigo. A palavra traduzida como escudo designava uma peça do armamento de defesa que praticamente cercava o soldado. 

Salmos 91:5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, 

Um comentarista bíblico faz notar que Não te assustarás, no original hebraico, está escrito sob a forma de uma ordem peremptória, que exige obediência. Ou seja, apesar das aparências, não te deixes impressionar; ou, continue firme apesar do que está vendo. 

1 Sam. 17: 4 ...saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo.

Os filisteus eram um povo imigrante de origem não muito clara, eles ocuparam a região onde atualmente é a faixa de Gaza, porção de terra que, originalmente, era destinada à tribo de Judá como parte da terra prometida. 




1 Sam. 17: 32 Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.

Quarenta dias se passaram desde que Golias se havia apresentou pela primeira vez (ver 1 Sam 17:16). Ao dizer não desfaleça o coração de ninguém por causa dele, Davi afirma que não quer que nenhum homem de Israel perca a confiança em Deus por causa da insistência de Golias; Davi percebeu que o medo estava tomando conta de todos. 


Seção 3 

Salmos 36:8 Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber.

Um comentarista bíblico diz que a primeira parte desse versículo faz referência à abundância de bênçãos de nossa união com Deus. A segunda parte faz alusão à afluência constante do bem que flui para nós como se fosse uma torrente.