Tema: Deus, o preservador do homem
Leitura alternada
Salmos 23:1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia, alimenta e liberta, como no êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bênçãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida.
Seção 1
Salmos 139: 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Esquadrinhar significa "examinar cuidadosamente". Aqui o Salmista usa essa figura de linguagem para dar a ideia da íntima proximidade de Deus em nossa vida diária. Os verbos andar e deitar foram usados para representar o dia e a noite, ou seja, Deus está sempre cuidando de nós.
Seção 2
Salmos 91:3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
Passarinheiro é o caçador ou vendedor de pássaros. Todavia, a palavra que está no original hebraico tem um significado mais amplo. Além de caçador, significa também: "aquele que arma ciladas".
Salmos 91:4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob, suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
A frase cobrir-te-á com as suas penas não tem ligação com o passarinheiro do versículo anterior; mas aqui, o autor, buscou usar a imagem dos pássaros que abrigam seus filhotes com as asas.
Pavês era um escudo grande, que cobria o corpo inteiro do guerreiro. Muitas vezes, havia um rapaz que carregava esse escudo na frente do soldado. Um pelotão carregando esses escudos lado a lado formava uma verdadeira parede de defesa contra o inimigo. A palavra traduzida como escudo designava uma peça do armamento de defesa que praticamente cercava o soldado.
Salmos 91:5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,
Um comentarista bíblico faz notar que Não te assustarás, no original hebraico, está escrito sob a forma de uma ordem peremptória, que exige obediência. Ou seja, apesar das aparências, não te deixes impressionar; ou, continue firme apesar do que está vendo.
1 Sam. 17: 4 ...saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo.
Os filisteus eram um povo imigrante de origem não muito clara, eles ocuparam a região onde atualmente é a faixa de Gaza, porção de terra que, originalmente, era destinada à tribo de Judá como parte da terra prometida.
1 Sam. 17: 32 Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.
Quarenta dias se passaram desde que Golias se havia apresentou pela primeira vez (ver 1 Sam 17:16). Ao dizer não desfaleça o coração de ninguém por causa dele, Davi afirma que não quer que nenhum homem de Israel perca a confiança em Deus por causa da insistência de Golias; Davi percebeu que o medo estava tomando conta de todos.
Seção 3
Salmos 36:8 Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber.
Um comentarista bíblico diz que a primeira parte desse versículo faz referência à abundância de bênçãos de nossa união com Deus. A segunda parte faz alusão à afluência constante do bem que flui para nós como se fosse uma torrente.
como é gratificante estudar a lição com esses comentáios!
ResponderExcluirEnriquecem semanalmente o meu estudo.
Obrigada
Mirta
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir