domingo, 19 de junho de 2016

Lição da semana: 20 a 26 de junho, 2016

Tema: A Ciência Cristã

Leitura alternada

Hebreus 11:32 E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas.

O autor da epístola não deu detalhes sobre esses personagens, provavelmente as pessoas que o estavam escutando provavelmente os conheciam. 

Gideão, Baraque e Jefté demonstraram sua fé por meio de conquistas militares, Sansão com sua força (Juízes capítulos 4 a 16). Os mais conhecidos atualmente são o profeta Samuel e Davi, o pastor que se tornou rei. Os versículos 33 e 34 apresentam um resumo dos desafios que eles enfrentaram e venceram pela fé. 

Seção 1

Neemias 9:7 Tu és o Senhor, o Deus que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão.

Esse versículo introduz um resumo da proteção divina que o povo hebreu recebeu desde de Abraão, durante o Êxodo chegando até os tempos de Neemias. Salmos 78: 5-72 e Atos 7:2-47 oferecem uma lista mais extensa de todos os ocorridos. Esses recontos servem para demonstrar a constante presença de Deus.

Salmos 103:6 O Senhor faz justiça e julga a todos os oprimidos.

A palavra traduzida como justiça, no original grego tem o sentido de "retidão", por isso a primeira parte desse versículo pode ser entendida como "O Senhor age com retidão".

Seção 2

Romanos 16: 26 e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,

Escrituras proféticas se refere ao Antigo Testamento e era consideradas proféticas pois anunciaram a chegada do Cristo.

Seção 3

1 Tim. 4:8 a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.

A palavra promessa, aqui, é para transmitir a ideia da continuidade da promessa de Deus. 

Lucas 13:10 ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.

Nas reuniões dos sábados, nas sinagogas, não havia um pregador oficial. Os "chefes"ou "principais" da sinagoga podiam convidar um membro da congregação ou um visitante presente, para ler as Escrituras e comentá-las. O apóstolo Paulo, mais tarde, se aproveitaria diversas vezes desse costume para pregar o Cristianismo, em suas viagens missionárias. 

Marcos 16:17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios.

Em nome de Jesus não era simplesmente uma fórmula supersticiosa, nem se tratava de palavras mágicas. O nome, na cultura hebraica, significava a natureza, a essência, do indivíduo que o levava, era a expressão do seu caráter e da força dominante em sua vida. Expelir demônios etc em nome de Cristo significava portanto "com autoridade da natureza do Cristo e de acordo com seu caráter". 

Seção 5

Marcos 12: 28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?

O escriba levantou uma questão que era debatida entre as autoridades e justamente Jesus acabara de dar uma boa resposta aos saduceus. Jesus respondeu com base no que já estava escrito. Os dois grandes mandamentos já estavam no Antigo Testamento: Deuter. 6:45 e Levítico 19:18.

Gálatas 3: 26,28,29 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa;

Um ponto comum entre os primeiros cristãos era o fato de que eles consideram todos como filhos de Deus, não excluíam ninguém; eles reconheciam que Deus é para todos. 

Seção 6

Isaías 52:9 Rompei em júbilo, exultai à uma ó ruínas de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.

Jerusalém estava em ruínas, pois fora atacada e destruída pelos babilônios. O profeta porém incita ao júbilo e à exultação, apesar das aparências de ruínas, antecipandando a restauração e à volta do povo levado cativo. Um comentarista bíblico faz notar que consolou e remiu estão no passado, embora aos olhos humanos à libertação ainda não tenha acontecido. o profeta via a salvação como já tendo ocorrido, embora não fosse visível ao olho humano.

Isaías 52:10 O Senhor desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

A expressão desnudar o braço equivale à nossa "arregaçar as mangas", isto é, dispor-se a agir, a trabalhar com afinco, iniciar uma obra. 

Sugestão de leitura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário