quarta-feira, 29 de junho de 2016

Lição da semana: 27 de julho a 3 de julho, 2016

Tema: Deus


Leitura alternada

Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Esse versículo é parte de uma carta do profeta aos judeus que estavam cativos na Babilônia. A palavra traduzida como fim, significa mais exatamente "futuro", posteridade".

Seção 1


Jó 11:7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?


Versículo na versão da linguagem de hoje: Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus e conhecer completamente o Todo-Poderoso?


Jó 37:14 para e considera as maravilhas de Deus.


A palavra traduzida como maravilha, no original, tem o sentido de "o que resulta de", ou seja, para e vê a veja o que vem de Deus.


Romanos 11:36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente.


Um comentarista diz que essa frase poderia ser resumida assim: "Deus é Tudo em Tudo". E continua, dizendo que ela explica o relacionamento de Deus com Suas criaturas: "dele" pois tudo provém dEle, sendo Deus a Causa primária; "por meio dele" por ser Deus Aquele que dirige e acompanha; e "para ele" pois Ele é o objetivo, a finalidade de tudo." Uma tradução moderna, traz essa frase assim: "Porque Ele é a origem, o guia e o alvo de todas as coisas..."


Seção 2



1 Reis 19:8 caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 

O monte Horebe é o mesmo que monte Sinai. Ficava a mais ou menos 300 quilômetros de onde o profeta Elias estavam portanto os quarenta dias e quarenta noites de caminhada são apenas simbólicos, indicando uma jornada espiritual, talvez em paralelo com a experiência de Moisés, que ficara quarenta dias no monte Sinai.

Seção 3

Salmos 27: 4 Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.

Um comentarista faz a seguinte paráfrase desse versículo: "Uma coisa pelo ao Senhor e me empenharei em consegui-la: que eu possa estar constantemente em comunhão com Deus, contemplando a harmonia da Sua perfeição e sentindo a proteção da Sua presença."

Mateus 6:6 quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

A palavra traduzida como quarto, no original grego, inclui o sentido de "despensa", ou seja, ao orarmos devemos buscar nossa reserva de ideias espirituais. A palavra secreto não tem o sentido "escondido" ou de "algo que se limita a um conhecimento reservado em virtude do mistério que o envolve", como o dicionário nos traz; no original hebraico, essa palavra se refere simplesmente a algo que não pode ser encontrado em algum objeto material, ou seja, um ídolo. 

Seção 4


1 Cor. 15:57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

É importante notar que a palavra vitória, no Novo Testamento, sempre se refere à ação do Cristo. Por isso, um comentarista bíblico diz que em nosso dia a dia não devemos lutar por vitória, mas sim agir com base na vitória, ou seja, a ação do Cristo. 

Seção 5


Mateus 6: 24 Ninguém pode servir a dois senhores;

A palavra grega traduzida como servir significa "ser escravo" e o original de senhor indica "proprietário". Por isso, o versículo diz: "Ninguém pode pertencer a dois proprietários". 

Lucas 10:39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.

Na época, as mulheres não ficavam à mesa com os hóspedes. Elas apenas serviam, portanto, iam e vinham. Conforme era costumeiro, Jesus devia estar comendo reclinado numa espécie de sofa, em sentido perpendicular à mesa, tendo portanto, os pés para trás. O Mestre fala com os comensais, e Maria queria ouvir mas, indo e vindo no serviço da mesa, não conseguia continuidade. Por isso quedou-se aos pés, isto é, atrás de Jesus, ouvindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário