domingo, 28 de agosto de 2016

Lição da semana: 29 de agosto a 4 de setembro, 2016

Tema: O homem

Leitura alternada

Salmos 8:4 que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?

Visites é a tradução de uma palavra hebraica que significa "atender", "dar atenção", "cuidar".

Salmos 89: 14 Justiça e direito são o fundamento do trono; graça e verdade te precedem.

A justiça e o direito são os dois pilares sobre os quais assenta o governo (o trono) de Deus. O termo traduzido como justiça significa "tudo o que é certo, correto, ético; exatidão de pesos e medidas; fala correta". O termo traduzido como direito, inclui a ideia de "decisão, julgamento, sentença", bem como as funções governativas em geral.


Seção 1

Gênesis 1: 26, 27 disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Há dois verbos distintos nos versículos 26 e 27 criar e fazer. No original, criar é um verbo que significa "dar início" e é usado exclusivamente para a ação de Deus, em todo o Antigo Testamento. Por outro lado, fazer significa "modelar, dar feições, estabelecer os pormenores daquilo que é criado". Vemos, então, que esses pormenores são à imagem e semelhança de Deus. 


Seção 2

Números 27: 4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. 

O povo de Israel estava prestes a entrar em Canaã e Moisés procedia à distribuição das terras entre as famílias do povo hebreu. Só os homens tinham direito à propriedade e, na ausência de um filho homem, a herança passava para o parente mais próximo. Nessa ocasião, porém, as filhas de Zelofeade argumentam com Moisés e pleiteiam uma parte da terra, apesar de o pai não ter tido filhos homens. Moisés consulta a Deus e recebe a ordem de atender ao pedido delas. Essa atitude perante as necessidades e os direitos das mulheres era totalmente estranha ao sistema jurídico da Palestina e da Mesopotâmia. 


Seção 3

Salmos 36:10 Continua a tua benignidade aos que te conhecem, e a tua justiça, aos retos de coração.

A palavra traduzida como justiça no original hebraico tem o sentido de retidão. 
Com esse versículo podemos entender que a benignidade de Deus e sua retidão estão sempre presente e atuando, são continuas sem interrupção.

Filipenses 2:3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

É interessante notar que há registros que a palavra partidarismo só foi usada por Aristóteles antes de aparecer nesta carta de Paulo. Aristóteles usou essa palavra para descrever o egoísmo dos políticos; porém Paulo usou essa palavra para descrever o desejo de se colocar acima dos outros.



Seção 4

Salmos 144:12 Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio;

Os filhos serem como plantas viçosas significa que eles deem frutos. E as filhas como pedras angulares é que elas sirvam de fundamento. 


Seção 5

Salmos 37:37 Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade.

Integro é a tradução de uma palavra hebraica que significa "perfeito", "completo" "moralmente inocente". "terá posteridade" é uma forma de dizer "terá futuro", ou seja, não será aniquilado nem inútil.

Seção 6

Lucas 13:15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?

Hipócritas no original significa "ator", "interprete". Nesta situação os adversários de Jesus estavam escondendo a inimizade que sentiam por Jesus por trás do zelo em guardar o sábado. Jesus estava desmascarando essa atitude. 

domingo, 21 de agosto de 2016

Lição da semana: 22 a 28 de agosto, 2016

Tema: Cristo Jesus

Leitura alternada

Mateus 16: 17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

Barjonas significa: filho de Jonas. Era, portanto, o sobrenome de Simão Pedro. O fato de Jesus ter usado o nome e sobrenome, dá ideia da solenidade e importância da ocasião, para Jesus. Carne e sangue é uma forma bíblica de dizer: "homem mortal".

Seção 1

João 6: 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

pão era uma metáfora muito poderosa na antiguidade. Como era, e ainda é, uma comida muito básica, era, então, considerada um presente de Deus e uma lembrança diária da Sua sempre presente. Jesus ao fazer uso dessa imagem frequentemente mostra que seus ensinamentos são essenciais para nossa experiência diária.

Seção 2

Hebreus 1: 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Nestes últimos dias não significa apenas "recentemente" mas "nesta era final". A palavra filho nesse texto grego não significa "um filho específico, entre outros filhos" mas sim, dá a ideia genérica de filiação única e incomparável.

Seção 3

Apoc. 3:7 Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:

Essa é uma referência a Isaías 22:22. A chave de Davi, isto é, a chave da casa real, era símbolo de grande autoridade.

Seção 7

Oséias 14: 5 Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano.

Em bora o orvalho represente, às vezes, algo transitório, efêmero, como em Oséias 13:3, aqui e em outros versículos representa uma bênção espiritual que traz sustento e renovo, como o orvalho é para as plantas. Na primavera, o lírio florescia abundantemente na terra de Israel, portanto representa aqui a abundância e prosperidade prometidas. O cedro do Líbano é uma árvore grande e sua figura é usada na Bíblia como símbolo de estabilidade, pois suas raízes se aprofundam na terra na mesma proporção e comprimento do crescimento exterior da árvore. Isso faz com que seja impossível desarraigá-las. Diz um comentarista bíblico que esse fato faz lembrar que o crescimento espiritual deve ser tanto em profundidade quanto em evidência exterior. 

Oséias 14: 7 Os que se assentam de novo à sia sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide.

Estar à sombra de Deus é uma maneira figurada de dizer: "Estar sob a proteção da aliança com Deus". Vivendo em uma terra bastante quente e com poucas árvores, os israelitas consideravam a sombra muito valiosa, como sinônimo de proteção, alívio e refrigério. Assentar-se significava "permanecer". 

domingo, 14 de agosto de 2016

Lição da semana: 15 a 21 de agosto, 2016

Tema: A Mente


Leitura alternada

Tiago 1:5 - Se, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

Quando o apóstolo diz que nada lhes impropera está assegurando que, na generosidade com que Deus dá o bem, não há aquela atitude de má vontade e superioridade muitas vezes presente quando os homens dão alguma coisa. Deus dá liberalmente, isto é, sem hesitação nem reservas.



Seção 1

Tiago 3: 17 é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

Indulgente significa "clemente, tolerante, com disposição para perdoar". A palavra traduzida como tratável tem, no original, o sentido de "razoável, moderado, justo". 

Seção 3

2 Reis 6:8-23 

Ao ler esse relato é possível vermos que Eliseu tinha plena consciência de Deus como a Mente, aqui também vemos que ele sabia que "o Amor se reflete em Amor". Podemos usar o exemplo de Eliseu atualmente ao orarmos e buscarmos uma resposta para os episódios de violência que procuram assolar o mundo.

Aqui temos alguns artigos de pessoas que usaram o exemplo de Eliseu para orarem sobre a paz

A proteção de Deus envolve a todos

Armas apaziguantes

Na totalidade do Amor não há espaço para o mal

Por um freio ao crime

Seção 4


2 Tim. 1:7 Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

A palavra traduzida como covardia tem origem na expressão "temer a Deus", ou seja, não devemos nos esquecer de Deus. E a palavra moderação, no original, tem o sentido de "ser regulado por". 

Seção 5

Salmos 139:1 Senhor, tu me sondas e me conheces.

O significado mais comum do verbo sondar é o de "inquirir ou perguntar com cautela". Todavia, o sentido que o tradutor quis da, para acompanhar o original hebraico, é aquele menos comum, mas igualmente correto, de "avaliar, perscrutar". 

Salmos 139:2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.

A palavra pensamento é a tradução de um substantivo hebraico que significa "propósito", "meta". De acordo com os comentaristas bíblicos, esse de longe quer significar "com antecedência", "antes mesmo que minha meta seja clara para mim, Tu a conheces".

Tiago 1: 12, 13 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.

A coroa aqui mencionada não era a coroa de um rei, símbolo de autoridade soberana. A palavra grega do original designava, isso sim, o prêmio por bons serviços prestados.
O termo tentado, usado no v. 13, é, na realidade, uma tradução inexata, pois, no original trata-se do verbo que corresponde ao substantivo traduzido como "provação" no v. 12. Por isso, uma tradução melhor seria: "Ninguém ao ser provado, diga: Sou provado por Deus; porque Deus não pode ser tentado (aqui sim, o original diz 'tentado') pelo mal e ele mesmo a ninguém prova". 

Seção 6

2 Cor. 2:14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

Os romanos tinham a tradição de  conduzir em triunfo seus heróis, em um procissão em que era espalhado incenso ao redor. Paulo usa essa imagem para fazer um paralelo: o cristão é conduzido em triunfo, mas a fragrância não é a do incenso mas a do conhecimento de Deus. Um comentarista bíblico nota também que os judeus usavam a palavra fragrância para simboliza o poder da palavra quando é pregada, ela se espalha como uma fragrância. 

domingo, 7 de agosto de 2016

Lição da semana: 8 a 14 de agosto, 2016

Tema: A Alma

Leitura alternada

Isaías 29:17 Porventura, dentro em pouco não se converterá o Líbano em pomar, e o pomar não será tido por bosque?

No original, a palavra pomar é também o nome próprio "Carmelo" que designa uma pequena cordilheira que a Bíblia se refere como Monte Carmelo, assim chamado justamente por ser cheio de pomares. O Líbano, nos tempos bíblicos, era conhecido por seus bosques. Assim sendo, o que o versículo diz é que o bosque (o Líbano) se transformará em pomar, e o pomar (o Monte Carmelo) se converterá e, bosque. Com isso, o profeta queria indicar a inversão de um estado aparente das coisas, mensagem, que fica mais clara nos versículos seguintes. 


Seção 1

Salmos 34:8 Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

Um comentarista bíblico parafraseia assim esse versículo: "Reparai na bondade do Senhor, isto é, prestar atenção nela, e experimentai o conforto que ela traz."

Seção 2


Habac. 1:13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar.

Um comentarista bíblico diz que o autor procurou, com esse versículo, relatar sobre a onipresença e onisciência divina, já que Deus fez tudo e sabe de tudo, não há lugar para nada que seja dessemelhante dEle. 


Seção 3

1 Samuel 3:19 Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.

Deixar cair em terra as palavras de Deus significava "deixar de cumprir", portanto, está dito aqui que Samuel foi obediente em tudo. 


Seção 4

Mateus 15: 31 De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel.

É interessante notar que o povo glorificava a Deus e não a pessoa de Jesus, ou seja, reconhecia que o poder de curar emanava de Deus. Esse versículo expressa o cumprimento da profecia contida em Isaías 35:5,6.

Seção 6


3 João 1: 2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.

A palavra traduzida como alma, no original, significa a "aquilo que nos dá ânimo por causa da nossa unidade com Deus"; por isso, podemos entender esse versículo da seguinte maneira "A medida que estivermos mais conscientes da nossa unidade com Deus, mais isso se refletirá em nossa experiência humana".