domingo, 21 de agosto de 2016

Lição da semana: 22 a 28 de agosto, 2016

Tema: Cristo Jesus

Leitura alternada

Mateus 16: 17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

Barjonas significa: filho de Jonas. Era, portanto, o sobrenome de Simão Pedro. O fato de Jesus ter usado o nome e sobrenome, dá ideia da solenidade e importância da ocasião, para Jesus. Carne e sangue é uma forma bíblica de dizer: "homem mortal".

Seção 1

João 6: 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

pão era uma metáfora muito poderosa na antiguidade. Como era, e ainda é, uma comida muito básica, era, então, considerada um presente de Deus e uma lembrança diária da Sua sempre presente. Jesus ao fazer uso dessa imagem frequentemente mostra que seus ensinamentos são essenciais para nossa experiência diária.

Seção 2

Hebreus 1: 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Nestes últimos dias não significa apenas "recentemente" mas "nesta era final". A palavra filho nesse texto grego não significa "um filho específico, entre outros filhos" mas sim, dá a ideia genérica de filiação única e incomparável.

Seção 3

Apoc. 3:7 Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:

Essa é uma referência a Isaías 22:22. A chave de Davi, isto é, a chave da casa real, era símbolo de grande autoridade.

Seção 7

Oséias 14: 5 Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano.

Em bora o orvalho represente, às vezes, algo transitório, efêmero, como em Oséias 13:3, aqui e em outros versículos representa uma bênção espiritual que traz sustento e renovo, como o orvalho é para as plantas. Na primavera, o lírio florescia abundantemente na terra de Israel, portanto representa aqui a abundância e prosperidade prometidas. O cedro do Líbano é uma árvore grande e sua figura é usada na Bíblia como símbolo de estabilidade, pois suas raízes se aprofundam na terra na mesma proporção e comprimento do crescimento exterior da árvore. Isso faz com que seja impossível desarraigá-las. Diz um comentarista bíblico que esse fato faz lembrar que o crescimento espiritual deve ser tanto em profundidade quanto em evidência exterior. 

Oséias 14: 7 Os que se assentam de novo à sia sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide.

Estar à sombra de Deus é uma maneira figurada de dizer: "Estar sob a proteção da aliança com Deus". Vivendo em uma terra bastante quente e com poucas árvores, os israelitas consideravam a sombra muito valiosa, como sinônimo de proteção, alívio e refrigério. Assentar-se significava "permanecer". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário