domingo, 7 de agosto de 2016

Lição da semana: 8 a 14 de agosto, 2016

Tema: A Alma

Leitura alternada

Isaías 29:17 Porventura, dentro em pouco não se converterá o Líbano em pomar, e o pomar não será tido por bosque?

No original, a palavra pomar é também o nome próprio "Carmelo" que designa uma pequena cordilheira que a Bíblia se refere como Monte Carmelo, assim chamado justamente por ser cheio de pomares. O Líbano, nos tempos bíblicos, era conhecido por seus bosques. Assim sendo, o que o versículo diz é que o bosque (o Líbano) se transformará em pomar, e o pomar (o Monte Carmelo) se converterá e, bosque. Com isso, o profeta queria indicar a inversão de um estado aparente das coisas, mensagem, que fica mais clara nos versículos seguintes. 


Seção 1

Salmos 34:8 Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

Um comentarista bíblico parafraseia assim esse versículo: "Reparai na bondade do Senhor, isto é, prestar atenção nela, e experimentai o conforto que ela traz."

Seção 2


Habac. 1:13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar.

Um comentarista bíblico diz que o autor procurou, com esse versículo, relatar sobre a onipresença e onisciência divina, já que Deus fez tudo e sabe de tudo, não há lugar para nada que seja dessemelhante dEle. 


Seção 3

1 Samuel 3:19 Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.

Deixar cair em terra as palavras de Deus significava "deixar de cumprir", portanto, está dito aqui que Samuel foi obediente em tudo. 


Seção 4

Mateus 15: 31 De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel.

É interessante notar que o povo glorificava a Deus e não a pessoa de Jesus, ou seja, reconhecia que o poder de curar emanava de Deus. Esse versículo expressa o cumprimento da profecia contida em Isaías 35:5,6.

Seção 6


3 João 1: 2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.

A palavra traduzida como alma, no original, significa a "aquilo que nos dá ânimo por causa da nossa unidade com Deus"; por isso, podemos entender esse versículo da seguinte maneira "A medida que estivermos mais conscientes da nossa unidade com Deus, mais isso se refletirá em nossa experiência humana". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário