Tema: A Alma
Leitura alternada
Isaías 29:17 Porventura, dentro em pouco não se converterá o Líbano em pomar, e o pomar não será tido por bosque?
No original, a palavra pomar é também o nome próprio "Carmelo" que designa uma pequena cordilheira que a Bíblia se refere como Monte Carmelo, assim chamado justamente por ser cheio de pomares. O Líbano, nos tempos bíblicos, era conhecido por seus bosques. Assim sendo, o que o versículo diz é que o bosque (o Líbano) se transformará em pomar, e o pomar (o Monte Carmelo) se converterá e, bosque. Com isso, o profeta queria indicar a inversão de um estado aparente das coisas, mensagem, que fica mais clara nos versículos seguintes.
Seção 1
Um comentarista bíblico parafraseia assim esse versículo: "Reparai na bondade do Senhor, isto é, prestar atenção nela, e experimentai o conforto que ela traz."
Seção 2
Habac. 1:13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar.
Um comentarista bíblico diz que o autor procurou, com esse versículo, relatar sobre a onipresença e onisciência divina, já que Deus fez tudo e sabe de tudo, não há lugar para nada que seja dessemelhante dEle.
Seção 3
Deixar cair em terra as palavras de Deus significava "deixar de cumprir", portanto, está dito aqui que Samuel foi obediente em tudo.
Seção 4
É interessante notar que o povo glorificava a Deus e não a pessoa de Jesus, ou seja, reconhecia que o poder de curar emanava de Deus. Esse versículo expressa o cumprimento da profecia contida em Isaías 35:5,6.
Seção 6
3 João 1: 2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.
A palavra traduzida como alma, no original, significa a "aquilo que nos dá ânimo por causa da nossa unidade com Deus"; por isso, podemos entender esse versículo da seguinte maneira "A medida que estivermos mais conscientes da nossa unidade com Deus, mais isso se refletirá em nossa experiência humana".
Nenhum comentário:
Postar um comentário