segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Lição da semana: 31 de outubro a 06 de novembro, 2016

Tema: Adão e a queda do homem

Texto áureoDeus fez o homem reto 

A palavra traduzida como reto inclui as seguintes ideias: agradável, correto, honesto, direito. E o verbo traduzido como fazer também inclui o sentido de: "determinar, ordenar, instituir". 


Leitura alternada

Espera no Senhor, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra

O verbo traduzido como esperar tem o sentido de "buscar"


Seção 1

  Salmos 143:10 tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.

O verbo traduzido como guiar, no original hebraico, inclui também de "liderar", ou seja, é uma ação com força e poder.



Isaías 2.22   Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz. Pois em que é ele estimado?

Um comentarista observa que “o homem cujo fôlego está no seu nariz” é aquele que se deixa levar pela arrogância, ambição, tentando se tornar igual a Deus. O imperativo “afastai-vos” no seu original traz implícita a ideia de confiar em Deus e não nos mortais.


Salmos 37:37 Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade.

Integro é a tradução de uma palavra hebraica que significa "perfeito", "completo" "moralmente inocente". "terá posteridade" é uma forma de dizer "terá futuro", ou seja, não será aniquilado nem inútil.


Seção 2


Gênesis 2: 21- Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.


É interessante notar que a expressão traduzida como pesado sono foi traduzida de maneiras diferentes veja em Gênesis 15:12 e 1 Samuel 26:12. No livro de Provérbios a mesma expressão tem o sentido de preguiça, falta de atividade.

Ciência e Saúde

306: 35-3 — A origem de toda desarmonia humana foi o sonho de Adão, o sono profundo no qual se originou a delusão de que a vida e a inteligência procederam da matéria e nela foram introduzidas.

Delusão: engano, delírio.


Seção 3


Gênesis 3:1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 

Aqui o escritor parece ter a intenção de explicar a origem do mal. Em diversas culturas antigas, bem como na Mesopotâmia, era tomada a figura da serpente como símbolo do mal. Um comentarista afirma que podemos reconhecer nessa história a parábola de como se processa toda e qualquer tentação, na experiência humana. 



Seção 4


Lucas 13:10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas.

Nas reuniões dos sábados, nas sinagogas, não havia um pregador oficial. Os chefes ou principais da sinagoga podiam convidar um membro da congregação ou um visitante presente, para ler as Escrituras e comentá-las.

Lucas 13: 14 O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois nesses dias para serdes curados e não no sábado. 

O chefe da sinagoga repreendeu Jesus com base no 4º mandamento (Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro. - Êxodo 20: 8-10). Porém, Jesus nos dá uma nova interpretação para este mandamento, um entendimento mais espiritual e menos preso à letra, uma compreensão que inclui a compaixão e a cura. 



Seção 5


Provérbios 11:3- A integridade dos retos os guia;

É interessante notar que a palavra traduzida como integridade inclui o sentido de "perfeição, inocência, simplicidade". 

Lucas 19:2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus...

Publicano era o coletor de impostos do governo romano. Pela lei romana, o publicano se comprometia a pagar ao governo uma quantia fixa, podendo cobrar o que quisesse do povo. A diferença era propriedade sua. Não havia nenhum sistema para coibir excessos, por isso os publicanos eram ricos e odiados pelo povo. Ainda mais quando judeus se prestavam a essa função, oprimindo sua própria gente e servindo um governo estrangeiro, como era o caso de Zaqueu. Os publicanos não eram aceitos em sociedade e todos evitavam sua companhia. Daí causar espanto o fato de Jesus dar atenção a eles, como fez diversas vezes.

Lucas 19: 9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão.

Filho de Abraão, no linguajar bíblico, significava "judeu", com a conotação mais profunda de "herdeiro das bênçãos prometidas por Deus a Abraão". No relato de Lucas, embora Zaqueu fosse considerado um pecador que causava repulsa, Jesus, com suas palavras, declara que ele também tem direito da herança de Abraão.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Lição da semana: 24 a 30 de outubro, 2016

Tema: O castigo eterno


Leitura alternada

Salmos 85:10,11 Encontram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar.

Por serem poesias, os Salmos adotam uma linguagem poética e muitas vezes se referem a qualidades ou atributos de Deus como se fossem personalidade em si, encontrando-se, beijando-se, baixando o olhar, como nesses dois versículos. É uma maneira figurada de afirmar que os atributos divinos atuam em um conjunto harmonioso, não são contraditórios e, por "baixarem o olhar", tomam conhecimento de nós, não estão alheios a nós.



Seção 1


Sofonias 3: 17 O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.   

A expressão está no meio de ti é usada no sentido de mostrar a proximidade que nós temos com Deus, e essa expressão é reforçada mais tarde por Jesus ao dizer "o reino de Deus está dentro de vós." (Lucas 17:21).

Salmos 107: 1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.

A palavra hebraica muitas vezes traduzida como misericórdia é rica em significado. Os estudiosos dizem que ela qualifica o relacionamento especial de Deus com Seus filhos, um relacionamento caracterizado por um amor constante, imutável, fiel, cheio de ternura e cuidados. Tudo isso é que está incluído nessa palavra.

Ciência e Saúde

13: 1 — O Amor é imparcial e universal na sua adaptação e nas suas dádivas. É a fonte aberta que clama: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas”.

Normalmente associamos a palavra imparcial à acepção mais comum, que é "que se abstém"; porém uma das acepções dessa palavra é "não sacrifica a verdade". Com isso vemos que o Amor de Deus não toma partidos ou não está de lado de opiniões humanas. 

Seção 2

1 João 3: 9, 10 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.  

A expressão todo aquele, no original grego, tem o sentido de "todos", não tem o sentido de excluir ninguém, mas sim de incluir que todos nós temos nossa origem em Deus. 

1 João 3: 12- não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão

Aqui, no original, a expressão era do Maligno tem o significado de que Caim escolheu imitar o erro. 

Seção 3

Isaías 1: 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.   

Esse versículo está baseado numa tradição judaica. Ao sacrificar um bode em expiação pelos pecados do povo (Lev. 16: 5, 7-10), outro bode era escolhido para ser solto no deserto a fim de, simbolicamente, levar embora os pecados. Na cabeça desse último era amarrado um fio de cor escarlata. Segundo a tradição, após o sacrifício, o fio escarlata tornava-se branco. 


Seção 4



Atos 22: 16 Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados

Há um texto do poeta grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C, ele nos ajuda a entender o significado da palavra batismo (baptizo). É uma receita para fazer picles. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ ( bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, produz uma mudança permanente. A frase receber o batismo significa que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com Deus, uma mudança real. 


É interessante notar que esta frase faz parte da mudança de nome de Saulo para Paulo, por isso, vemos que Saulo passou por uma mudança real. 



Seção 5

Atos 9: 37 Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo.

O Novo Testamento menciona diversas vezes o cenáculo. Tratava-se de um salão amplo, na parte superior de algumas casa, que muitas vezes era locado ou emprestado para ceias. Os doutores da lei costumavam se reunir em cenáculos, e vemos que Jesus apareceu aos discípulos depois da ressurreição quando eles estavam reunidos num cenáculo. Os cenáculos passaram a ser os locais de reunião dos primeiros cristãos, pois se reuniam para cear juntos.

Atos 9:40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

Há fortes semelhanças entre esse fato e a ressurreição da filha de Jairo, por Jesus, relatada em Marcos 5: 38-42. Pedro fora um dos poucos que haviam entrado com o Messias, naquela ocasião, e aqui ele segue o modelo. Como Jesus, Pedro faz sair a todos e, igualmente, dá a mão a paciente e a ajuda a levantar-se.




domingo, 16 de outubro de 2016

Lição da semana: 17 a 23 de outubro, 2016

Tema: Período de experiência após a morte

Texto áureo - andai como filhos da luz... provando sempre o que é agradável ao Senhor. 

O verbo traduzido como andar inclui o sentido de "fazer bom uso das oportunidades", por isso podemos entender que a cada momento temos a oportunidade de agir como filhos de Deus. 

Leitura alternada

Coloss. 1:12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

A palavra traduzida como idôneo tem o sentido de "equipar alguém, tornando-o apto para realizar os seus deveres". 

Seção 1

Gênesis 5:24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Andou...com Deus é uma forma de dizer que Enoque levou uma vida justa, a serviço do Senhor. O autor do livro de Hebreus, ao comentar sobre heróis bíblicos, diz que Enoque "foi transladado para não ver a morte" porque "obteve testemunho de haver agradado a Deus" (Hebreus 11:5). Entende-se, então, que Enoque foi removido da Terra sem passar pela experiência da morte. A epístola de Judas (1:14) menciona uma profecia de Enoque e depreende-se daí que existia algum texto antigo atribuído a ele. Em Lucas 3:37, Enoque é incluído entre os ancestrais de Jesus. 

Salmos 26: 2 -Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.

Os verbos traduzidos como examinar, provar e sondar são usados como uma espécie de teste, similar que ao utilizado para determinar a qualidade dos metais. O salmista demonstra a vontade de que sua integridade e justiça sejam analisadas profundamente. 


Seção 2

Hebreus 1: 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,   

Aqui, Paulo se refere aos profestas descritos no Antigo Testamento; esses profetas foram enviados a diversos judeus. 

Seção 3

1 Cor. 15: 12- Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?  

Paulo aqui afirma que a ressurreição de Jesus é acessível a todos, limitar a ressurreição somente a Jesus é o mesmo que  minar nossa fé e compreensão divina.

Seção 5

Romanos 12:2 .... não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O verbo traduzido como conformar, em grego, tem o sentido de "tomar como padrão para nossa ação". 

1 Tess. 5:21 julgai todas as coisas, retende o que é bom. 

A palavra traduzida como bom, aqui, tem o sentido de "excelente em sua natureza e característica; digno de honra". 

Seção 6

Coloss 3: 2- Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

O verbo traduzido como pensar, no original grego, tem o sentido de "procurar, esforçar-se".   

domingo, 9 de outubro de 2016

Lição da semana: 10 a 17 de outubro, 2016

Tema: A doutrina da reconciliação


Leitura alternada

Romanos 5 : 11 também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Um estudioso bíblico, com base neste versículo, comenta o seguinte "Jesus não veio para mudar a atitude de Deus com relação aos homens; porém ele veio para tornar claro a natureza divina que sempre foi e sempre será. Jesus veio para comprovar que Deus é amor."



Seção 1

Isaías 43: 4- Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei.


Para pensar: Como você pode ser precioso aos olhos de Deus?  


1 João 1:15- Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.


O verbo traduzido como confessar tem o sentido de "concordar, admitir".

2 João 1:9 ...o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.

O verbo permanecer, aqui, tem o sentido de "ter como referência, continuar".

Seção 2

Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

O verbo traduzido como criar tem, no seu original hebraico, o sentido de "trazer à tona algo que já é meu". 

Salmos 51: 16, 17- Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. 

A palavra sacrifício possui dois sentidos diferentes nesses versículos. No versículo 16, a palavra significa "aquilo que foi imposto pela lei, obrigação", ou seja, uma ação sem inspiração, um ato mecânico. Já no versículo 17, sacrifício tem o sentido de "aquilo que resulta da humildade", uma consequência de saber que somos filhos de Deus. 

Hebreus 13: 9- Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça.

O verbo confirmar tem o sentido de "estabelecer".

Seção 3

Marcos 8: 27- ... Jesus e os seus discípulos partiram para as aldeias de Cesaréia de Filipe; 


Mateus 26: 39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.


O cálice na linguagem simbólica do hebraico, era uma forma de dizer "a parte que me cabe" e não tinha uma conotação negativa ou positiva; hoje em dia diríamos "experiência".


Seção 4

Atos 10:38 ... Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

A palavra ungir em hebraico possui muitos significados, um deles é derramar óleo sobre a cabeça de um rei como sinal de as pessoas reconhecem sua autoridade. Aqui, Pedro deixa claro que Jesus foi ungido com o Espírito e que a sua autoridade foi concedida por Deus. 

Seção 5

Colossenses 3:15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 

A expressão paz de Cristo, de acordo com um comentarista bíblico, busca mostrar o princípio divino, a sempre presente presença de Deus. A palavra árbitro procura dizer "a única regra, aquilo que governa". 

Colossenses 3: 17- E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

A expressão em nome na Bíblia significa "com a mesma natureza de".

domingo, 2 de outubro de 2016

Lição da semana: 03 de 10 outubro, 2016



Tema: São reais o pecado, a doença e a morte?

Texto áureo: O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; ...

Rocha: Fundamento espiritual; a Verdade. Ciência e Saúde p.593

Leitura alternda

Salmos 18: 16 Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. .. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim.

Fazer menção a enchentes e a muitas águas é algo recorrente no Antigo Testamento, já que simbolizavam perigo e problemas. Alguns comentaristas comparam a frase tirou-me das muitas águas à frase dita pela filha do faraó quando deu o nome a Moisés: "Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei."
Lugar espaçoso representa a liberdade de se mover sem nenhum perigo ou necessidade de se esconder de qualquer inimigo.

Seção 1

Salmos 55:17:  À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.

Os judeus tinham o hábito de orar três vezes ao dia. As orações da tarde eram as primeiras já que o por do sol marcava o início do dia. Em outro Salmo, 119, há uma menção sobre orar sete vezes ao dia o que é importate sabermos é cultivarmos e mantermos o hábito de orar frequentemente.


Mateus 6: 6  ... quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Quarto: a palavra aqui traduzida como quarto tem o significado de "recinto interior" em uma casa, o que era comum das casas dos judeus. E em aramaico possui também o significado de "coração e mente interior", ou seja relacionado com as coisas do espírito.
Secreto: um comentarista menciona que "em secreto" quer dizer "estar sozinho com Deus".


Ciência e Saúde

127:26-27  A Ciência é uma emanação da Mente divina e só ela é capaz de interpretar a Deus de forma certa.



Emanação: ponto de partida; procedência, origem.

Seção 2

Salmos 25: 15 Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço. 

O laço é um tipo de armadilha usado na caça pelo qual os pés do animal ficam amarrados ao pisar uma corda preparada pelo caçador. Aqui a expressão é usada em sentido figurado para indicar acontecimentos traiçoeiros, imprevistos.


Seção 3

João 9: 4  É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

É interessante notar que Jesus diz "façamos" e não "que eu faça". Fica claro assim que tanto ele quanto seus seguidores devem fazer as obras de Deus.

                                                                Seção 4

Atos 12:1 Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar... Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. 

O rei Herodes aqui mencionado é o Herodes Agripa I, rei da judéia, e neto do grande Herodes, o mesmo que ordenou, na época do nascimento de Jesus, que todos os bebes meninos deviam ser mortos. Agripa se esforçou para ser popular entre os judeus, enquanto mantinha um relacionamento próximo com Roma. 
Ao ter um papel de liderança em meio aos cristãos, Pedro tornou-se um alvo para Herodes.

A prisão de Pedro e a morte de Tiago acontecerão durante a Festa dos Pães Asmos, muitos judeus estavam em Jerusalém. 

Herodes reforçou a prisão de Pedro por quatro escoltas (versículo 4) - dezesseis soldados em quatro grupos - que o guardavam todo o dia. Acredita-se que Pedro estava constantemente algemado a duas sentinelas (versículo 10)

Seção 5

 2 Coríntios 9: 15  Graças a Deus pelo seu dom inefável!

Inefável é algo que não pode exprimir por palavras; indizível; algo encantador, inebriante.


Ciência e Saúde

Anjos: Pensamentos de Deus que vêm ao homem; intuições espirituais, puras e perfeitas; a inspiração do bem, da pureza e da imortalidade, atuando contra todo o mal, toda a sensualidade e toda mortalidade.
Ciência e Saúde p.581