domingo, 2 de outubro de 2016

Lição da semana: 03 de 10 outubro, 2016



Tema: São reais o pecado, a doença e a morte?

Texto áureo: O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; ...

Rocha: Fundamento espiritual; a Verdade. Ciência e Saúde p.593

Leitura alternda

Salmos 18: 16 Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. .. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim.

Fazer menção a enchentes e a muitas águas é algo recorrente no Antigo Testamento, já que simbolizavam perigo e problemas. Alguns comentaristas comparam a frase tirou-me das muitas águas à frase dita pela filha do faraó quando deu o nome a Moisés: "Esta lhe chamou Moisés e disse: Porque das águas o tirei."
Lugar espaçoso representa a liberdade de se mover sem nenhum perigo ou necessidade de se esconder de qualquer inimigo.

Seção 1

Salmos 55:17:  À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.

Os judeus tinham o hábito de orar três vezes ao dia. As orações da tarde eram as primeiras já que o por do sol marcava o início do dia. Em outro Salmo, 119, há uma menção sobre orar sete vezes ao dia o que é importate sabermos é cultivarmos e mantermos o hábito de orar frequentemente.


Mateus 6: 6  ... quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Quarto: a palavra aqui traduzida como quarto tem o significado de "recinto interior" em uma casa, o que era comum das casas dos judeus. E em aramaico possui também o significado de "coração e mente interior", ou seja relacionado com as coisas do espírito.
Secreto: um comentarista menciona que "em secreto" quer dizer "estar sozinho com Deus".


Ciência e Saúde

127:26-27  A Ciência é uma emanação da Mente divina e só ela é capaz de interpretar a Deus de forma certa.



Emanação: ponto de partida; procedência, origem.

Seção 2

Salmos 25: 15 Os meus olhos se elevam continuamente ao SENHOR, pois ele me tirará os pés do laço. 

O laço é um tipo de armadilha usado na caça pelo qual os pés do animal ficam amarrados ao pisar uma corda preparada pelo caçador. Aqui a expressão é usada em sentido figurado para indicar acontecimentos traiçoeiros, imprevistos.


Seção 3

João 9: 4  É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

É interessante notar que Jesus diz "façamos" e não "que eu faça". Fica claro assim que tanto ele quanto seus seguidores devem fazer as obras de Deus.

                                                                Seção 4

Atos 12:1 Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar... Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. 

O rei Herodes aqui mencionado é o Herodes Agripa I, rei da judéia, e neto do grande Herodes, o mesmo que ordenou, na época do nascimento de Jesus, que todos os bebes meninos deviam ser mortos. Agripa se esforçou para ser popular entre os judeus, enquanto mantinha um relacionamento próximo com Roma. 
Ao ter um papel de liderança em meio aos cristãos, Pedro tornou-se um alvo para Herodes.

A prisão de Pedro e a morte de Tiago acontecerão durante a Festa dos Pães Asmos, muitos judeus estavam em Jerusalém. 

Herodes reforçou a prisão de Pedro por quatro escoltas (versículo 4) - dezesseis soldados em quatro grupos - que o guardavam todo o dia. Acredita-se que Pedro estava constantemente algemado a duas sentinelas (versículo 10)

Seção 5

 2 Coríntios 9: 15  Graças a Deus pelo seu dom inefável!

Inefável é algo que não pode exprimir por palavras; indizível; algo encantador, inebriante.


Ciência e Saúde

Anjos: Pensamentos de Deus que vêm ao homem; intuições espirituais, puras e perfeitas; a inspiração do bem, da pureza e da imortalidade, atuando contra todo o mal, toda a sensualidade e toda mortalidade.
Ciência e Saúde p.581

Nenhum comentário:

Postar um comentário