domingo, 9 de outubro de 2016

Lição da semana: 10 a 17 de outubro, 2016

Tema: A doutrina da reconciliação


Leitura alternada

Romanos 5 : 11 também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Um estudioso bíblico, com base neste versículo, comenta o seguinte "Jesus não veio para mudar a atitude de Deus com relação aos homens; porém ele veio para tornar claro a natureza divina que sempre foi e sempre será. Jesus veio para comprovar que Deus é amor."



Seção 1

Isaías 43: 4- Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei.


Para pensar: Como você pode ser precioso aos olhos de Deus?  


1 João 1:15- Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.


O verbo traduzido como confessar tem o sentido de "concordar, admitir".

2 João 1:9 ...o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.

O verbo permanecer, aqui, tem o sentido de "ter como referência, continuar".

Seção 2

Salmos 51:10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

O verbo traduzido como criar tem, no seu original hebraico, o sentido de "trazer à tona algo que já é meu". 

Salmos 51: 16, 17- Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. 

A palavra sacrifício possui dois sentidos diferentes nesses versículos. No versículo 16, a palavra significa "aquilo que foi imposto pela lei, obrigação", ou seja, uma ação sem inspiração, um ato mecânico. Já no versículo 17, sacrifício tem o sentido de "aquilo que resulta da humildade", uma consequência de saber que somos filhos de Deus. 

Hebreus 13: 9- Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça.

O verbo confirmar tem o sentido de "estabelecer".

Seção 3

Marcos 8: 27- ... Jesus e os seus discípulos partiram para as aldeias de Cesaréia de Filipe; 


Mateus 26: 39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.


O cálice na linguagem simbólica do hebraico, era uma forma de dizer "a parte que me cabe" e não tinha uma conotação negativa ou positiva; hoje em dia diríamos "experiência".


Seção 4

Atos 10:38 ... Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

A palavra ungir em hebraico possui muitos significados, um deles é derramar óleo sobre a cabeça de um rei como sinal de as pessoas reconhecem sua autoridade. Aqui, Pedro deixa claro que Jesus foi ungido com o Espírito e que a sua autoridade foi concedida por Deus. 

Seção 5

Colossenses 3:15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. 

A expressão paz de Cristo, de acordo com um comentarista bíblico, busca mostrar o princípio divino, a sempre presente presença de Deus. A palavra árbitro procura dizer "a única regra, aquilo que governa". 

Colossenses 3: 17- E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

A expressão em nome na Bíblia significa "com a mesma natureza de".

Nenhum comentário:

Postar um comentário