segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Lição da semana: 24 a 30 de outubro, 2016

Tema: O castigo eterno


Leitura alternada

Salmos 85:10,11 Encontram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar.

Por serem poesias, os Salmos adotam uma linguagem poética e muitas vezes se referem a qualidades ou atributos de Deus como se fossem personalidade em si, encontrando-se, beijando-se, baixando o olhar, como nesses dois versículos. É uma maneira figurada de afirmar que os atributos divinos atuam em um conjunto harmonioso, não são contraditórios e, por "baixarem o olhar", tomam conhecimento de nós, não estão alheios a nós.



Seção 1


Sofonias 3: 17 O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.   

A expressão está no meio de ti é usada no sentido de mostrar a proximidade que nós temos com Deus, e essa expressão é reforçada mais tarde por Jesus ao dizer "o reino de Deus está dentro de vós." (Lucas 17:21).

Salmos 107: 1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.

A palavra hebraica muitas vezes traduzida como misericórdia é rica em significado. Os estudiosos dizem que ela qualifica o relacionamento especial de Deus com Seus filhos, um relacionamento caracterizado por um amor constante, imutável, fiel, cheio de ternura e cuidados. Tudo isso é que está incluído nessa palavra.

Ciência e Saúde

13: 1 — O Amor é imparcial e universal na sua adaptação e nas suas dádivas. É a fonte aberta que clama: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas”.

Normalmente associamos a palavra imparcial à acepção mais comum, que é "que se abstém"; porém uma das acepções dessa palavra é "não sacrifica a verdade". Com isso vemos que o Amor de Deus não toma partidos ou não está de lado de opiniões humanas. 

Seção 2

1 João 3: 9, 10 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.  

A expressão todo aquele, no original grego, tem o sentido de "todos", não tem o sentido de excluir ninguém, mas sim de incluir que todos nós temos nossa origem em Deus. 

1 João 3: 12- não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão

Aqui, no original, a expressão era do Maligno tem o significado de que Caim escolheu imitar o erro. 

Seção 3

Isaías 1: 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.   

Esse versículo está baseado numa tradição judaica. Ao sacrificar um bode em expiação pelos pecados do povo (Lev. 16: 5, 7-10), outro bode era escolhido para ser solto no deserto a fim de, simbolicamente, levar embora os pecados. Na cabeça desse último era amarrado um fio de cor escarlata. Segundo a tradição, após o sacrifício, o fio escarlata tornava-se branco. 


Seção 4



Atos 22: 16 Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados

Há um texto do poeta grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C, ele nos ajuda a entender o significado da palavra batismo (baptizo). É uma receita para fazer picles. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ ( bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, produz uma mudança permanente. A frase receber o batismo significa que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com Deus, uma mudança real. 


É interessante notar que esta frase faz parte da mudança de nome de Saulo para Paulo, por isso, vemos que Saulo passou por uma mudança real. 



Seção 5

Atos 9: 37 Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo.

O Novo Testamento menciona diversas vezes o cenáculo. Tratava-se de um salão amplo, na parte superior de algumas casa, que muitas vezes era locado ou emprestado para ceias. Os doutores da lei costumavam se reunir em cenáculos, e vemos que Jesus apareceu aos discípulos depois da ressurreição quando eles estavam reunidos num cenáculo. Os cenáculos passaram a ser os locais de reunião dos primeiros cristãos, pois se reuniam para cear juntos.

Atos 9:40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

Há fortes semelhanças entre esse fato e a ressurreição da filha de Jairo, por Jesus, relatada em Marcos 5: 38-42. Pedro fora um dos poucos que haviam entrado com o Messias, naquela ocasião, e aqui ele segue o modelo. Como Jesus, Pedro faz sair a todos e, igualmente, dá a mão a paciente e a ajuda a levantar-se.




Nenhum comentário:

Postar um comentário