domingo, 18 de dezembro de 2016

Lição da semana: 19 a 25 de dezembro, 2016

Tema: A Ciência Cristã

Leitura alternada

Isaías 9: 2 O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.

Em teoria, o profeta estava prevendo um acontecimento no futuro, mas usa o tempo passado, como a indicar que a profecia há havia se cumprido. Esse mesmo estilo é usado com frequência nos escritos proféticos. 

Seção 1

Isaías 51:3 Porque o SENHOR tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão, como o jardim do SENHOR; regozijo e alegria se acharão nela, ações de graças e som de música.

Este versículo se refere à cidade de Jerusalém, que ficou em ruínas após a invasão dos babilônios, em 587 AC. O profeta, falando em nome de deus, prevê sua reconstrução.  

Isaías 54:14 Serás estabelecida em justiça, longe da opressão, porque já não temerás, e também do espanto, porque não chegará a ti.

É interessante notar que a expressão Serás estabelecida em justiça, de acordo com um comentarista bíblico, quer dizer "a paz é firme na retidão" e assim "sentimos antes de poder ser expressa em palavras ou ações". 

Mateus 2: 2- E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. 

Clique aqui para ler um artigo. 

Seção 2

Lucas 1: 26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré.

Na Bíblia, aparecem os nomes de apenas dois anjos: Gabriel e Miguel. Em outros escritos hebraicos aparecem outros nomes de anjos. Todavia, de acordo com os rabinos, esses nomes representavam o tipo de missão confiada a esses mensageiros de Deus, não indicava, uma entidade pessoal. Mudando a missão, mudava o nome. 
O sexto mês aqui mencionado refere-se ao sexto mês após o mesmo anjo ter anunciado, ao sacerdote Zacarias, o nascimento de João Batista. A Galiléia era uma região desprezada pelos judeus, pois não vinham de lá grandes sábios e rabinos, não era um centro do saber e, além do mais, havia muitos gentios morando lá, tanto que era chamada de "Galiléia dos gentios". Diziam, erroneamente, que nenhum profeta jamais viera daquela região. 

Lucas 1: 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.

Um comentarista faz notar que a expressão muito favorecida significa "dotada da graça divina", ou seja, dotada daquelas qualidades divinas que compõem a graça. Outro comentarista expande isso dizendo que a graça equivale a ser bonito com a beleza de Deus, ser inteligente com a inteligência de Deus, ser bondoso com a bondade de Deus, e assim por diante. 

Seção 3

Isaías 30: 15 ... assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força,  

O verbo traduzido como sossegar, no original hebraico, tem o sentido de "assumir uma atitude calma" e provém de uma palavra, que ao traduzida, significa "depor o que não é certo"; é um verbo ativo, que invoca uma ação firme. Já a palavra tranquilidade é uma atitude calma que transmite a ideia de "estar quieto, estar sereno".  

Seção 4

Lucas 2: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

É interessante notar que a primeira definição para a palavra paz, no original grego, é "tranquilidade nacional" por isso a importância de nós pensarmos, considerarmos e orarmos pela nossa comunidade. 

Lucas 2: 40- Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

O verbo traduzido como enchendo-se, no original grego, tem o sentido de "suprir liberalmente, fazer abundar". 

Seção 6

João 14: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

A palavra traduzida como Consolador tem, no original grego, o significado de "advogado", aquele que julga as coisas corretamente. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário