segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Lição da Semana: 05 a 11 de dezembro, 2016

Tema: Deus, o preservador do homem

Texto áureo - Não temas, homem muito amado!

A mensagem de "não temer" é muito recorrente na Bíblia, desde Abrão até a Paulo, principalmente em momentos de tribulação. Ao vermos o significado do verbo temer no original hebraico, vemos que além de incluir a ideia de "ter medo" vemos que também inclui o sentido de "ter admiração por", com isso vemos que não só não devemos ter medo, mas como não devemos adorar ou respeitar nada que não venha de Deus. 


Leitura alternada


Deuter 8:2 - Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 

O verbo traduzido como humilhar, no original hebraico, aqui, tem o sentido de "retirar o orgulho do coração". 


Seção 1


Mateus 6: 9- ... Pai nosso, que estas nos céus, santificado seja o teu nome; 

É interessante notar que Deus sempre foi reconhecido como Pai desde os tempos bíblicos mais antigos. Davi, por exemplo, ora a Deus com as seguintes palavras "Pelo que Davi louvou ao Senhor perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade" (1 Crônicas 29:10). Porém, no Antigo Testamento, são raras as situações em que as pessoas se dirigem a Deus como Pai. Jesus, entretanto, coloca a nossa filiação com Deus no centro de seus ensinamentos e orações.

A expressão santificado seja o teu nome, de acordo com comentaristas bíblicos, quer incentivar as pessoas que estão orando a separar as coisas do mundo e as divinas, a verem e entenderem o que é bom e o que não vem de Deus. 

Salmos 108:6 para que os teus amados sejam livres;

A palavra aqui traduzida como livres, no original hebraico, também inclui no seu significado o sentido de "ser equipado, estar armado". Com isso podemos ver que ao louvarmos a Deus nos tornamos preparados para vencermos.

Seção 2


Gênesis 12: 1 ... disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;  2- de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 4- Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor.

Ao obedecer o comando de Deus para sair da terra onde cresceu e estava toda sua família, Abrão mostrou confiança plena no amor e direção divinos. Abrão também comprovou que sabia que Deus é onipotente e não  preso a nenhuma localidade física. 

Gênesis 17: 3- Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: 4- Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 5- Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.

A diferença entre os nomes Abrão e Abraão é pequena (o primeiro significa "pai exaltado" e o segundo "pai de uma multidão" ou "chefe de multidão").

Neste momento, Abraão só tinha responsabilidades com seu filho, Ismael, e Agar, mãe de seu filho. Porém, Deus confirma a importância e relevância de Abraão ao lhe dar seu novo nome. 

Hebreus 11: 8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

É interessante notar que a palavra traduzida como obedecer, no original grego, inclui o sentido de "agir como porteiro", ou seja, vigiar para poder agir da maneira correta. 

Seção 3

Salmos 36:8 Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber.

Um comentarista bíblico diz que a primeira parte desse versículo faz referência à abundância de bênçãos de nossa união com Deus. A segunda parte faz alusão à afluência constante do bem que flui para nós como se fosse uma torrente.  


Seção 4


Josué 14: 6 Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal: e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.

A promessa de Deus a respeito de Calebe encontra-se em Números 14: 24 "Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá."

Josué 14:7 Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.

Aqui é feita referência a um acontecimento narrado nos capítulos 13 e 14 do livro de Números. O povo de Israel havia fugido do Egito e estava chegando ao limiar da Terra Prometida. Moisés enviou doze homens a espiar a terra de Canaã, para ver se poderiam entrar nela. Dez voltaram dando parecer desfavorável e só dois, Josué e Calebe, incentivaram o povo a ter confiança na promessa divina e seguir em frente.

Jó 11: 13 Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus;

A expressão dispuseres o coração, no original hebraico, tem o sentido de "deixar sua consciência estável e fixa com Deus".

Jó 11:7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?

Versículo na versão da linguagem de hoje: Você pensa que pode descobrir os segredos de Deus e conhecer completamente o Todo-Poderoso?

Seção 5

Mateus 18: 14 ... não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.

É interessante notar que o verbo traduzido como perecer possui, no seu original, o sentido de "perder-se" ou "abandonar", por isso um comentarista diz que, uma possível tradução para este versículo, pode ser: "não é da vontade de vosso Pai celeste que nenhum só de Seus filhos o abandone". Com isso, vemos que Deus está sempre nos amando e é nossa escolha a Ele servir. 

                                                                    Seção 6

João 8: 1 Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras.

monte das Oliveiras é uma colina a mais ou menos um quilômetro fora dos muros de Jerusalém, de onde se avista a cidade. Havia muitas oliveiras plantadas ali e havia uma moenda de azeite (justamente esse era o significado da palavra Getsêmani que designava o lugar). Em diversas ocasiões é mencionado como o lugar onde Jesus se retirava para orar e ficar sozinho com Deus, à noite. 


João 8:2 De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.

É interessante notar que o verbo traduzido como ensinar, no original grego vem do verbo "aprender". De acordo com o dicionário de "strongs" ensinar é a forma prolongada de aprender. 

Seção 6

1 João 3:1 Vede que grande amor nos tem concendido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus.

A expressão traduzida como a ponto de sermos chamados filhos de Deus, quer dizer "a ponto de sabermos que a nossa natureza é divina". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário