domingo, 30 de abril de 2017

Lição da semana: 1 a 7 de maio, 2017

Tema: Adão e a queda do homem

Texto áureo - Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. ... quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos.

Levítico 26: 13 Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos.

timão é a haste comprida que liga o arado ou a carreta ao jugo que é colocado sobre o pescoço dos bois. O andar ereto é usado como sinal de que a pessoa não precisa carregar nenhum peso e é, portanto, livre. 


Seção 1


Salmos 37: 18 O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre.

O verbo traduzido como conhecer, no original hebriaco, tem o sentido de "saber a natureza".

Ciência e Saúde

516: 8-9 Deus modela todas as coisas segundo Sua própria semelhança.

Modelar: dar forma.

Seção 2

Gênesis 2: 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

No original hebraico, a palavra auxiliadora tem o significado de "estar à altura de", ou seja, não implica posição de inferioridade, como poderia parecer em português. Não há, nesse termo, nenhuma alusão à hierarquia, pelo contrário, ele dá ideia de "ser da mesma natureza". 

Seção 3

Gênesis 3:1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 

Aqui o escritor parece ter a intenção de explicar a origem do mal. Em diversas culturas antigas, bem como na Mesopotâmia, era tomada a figura da serpente como símbolo do mal. Um comentarista afirma que podemos reconhecer nessa história a parábola de como se processa toda e qualquer tentação, na experiência humana. 

Seção 4

Salmos 30: 4 Salmodiai ao Senhor, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome.

Salmodiar: cantar ou recitar.

João 9: 32 Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.

É interessante notar que a expressão traduzida como desde que há mundo, no original grego, tem o sentido de eternidade; a  mesma palavra foi usada em João 8:51 (Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar  a minha palavra, não verá a morte, eternamente.)

Seção 5

Romanos 8: 2 a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Paulo utiliza a palavra lei várias vezes em sua carta aos Romanos. É interessante notar que ele sempre alerta contra a interpretação de maneira humana e material da lei, mas afirma que a inspiração e a a lei divina são mais importantes do que qualquer outra coisa.


domingo, 23 de abril de 2017

Lição da semana: 24 a 30 de abril, 2017

Tema: O castigo eterno

Leitura alternada

Salmos 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? 

O verbo traduzido como terei medo  possui, no seu original, o sentido "mostrar reverência ao que não vem de Deus", por isso podemos entender esse versículo da seguinte maneira: não precisamos nos curvar àquilo que sabemos que não é proveniente de Deus, já que não tem autoridade alguma. 

Seção 1

Salmos 16: 2, 10 Tu és o meu Senhor; ...Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

O verbo traduzido como ver, no original hebraico, inclui o sentido de "examinar, inspecionar, perceber, considerar". Esses versículos nos mostram que ao termos Deus como o ponto de partida de nosso pensar, não ficaremos mesmerisados, paralisados analisando e pensando sobre o erro. Podemos pensar a respeito disso diante do bombardeio de notícias e má influências que sofremos diariamente. 

Salmos 139: 11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,

A palavra eu, aqui utilizada, significa o pensamento material, o ego humano. O verbo encobrir é usado metaforicamente, em hebraico, para dar a ideia de "machucar, atacar". Um comentarista bíblico diz que este versículo mostra quando o pensamento humano está desanimado e não consegue sentir a presença divina.

Salmos 139: 12 até as próprias trevas não te serão escuras.

Apesar do desânimo do sentido humano, a presença divina é certa e nada pode impedi-la de se manifestar sempre.


Ciência e Saúde

537: 7-8 O conhecimento do mal nunca foi a essência da natureza divina nem da identidade do homem.

Conhecimento: ato ou efeito de aprender; reconhecimento; familiaridade; ato ou efeito de estabelecer uma relação.

Seção 2

Jeremias 3:22 Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões.

O verbo traduzido como voltar, no original hebriaco, tem o sentido de "restaurar, renovar, reparar" um relacionamento. A expressão filhos rebeldes se refere àqueles que se afastaram de Deus e a palavra rebeliões se refere ao que levou ao afastamento.

1 Sam. 12: 6, 7 disse Samuel ao povo: Testemunha é o Senhor, que escolheu a Moisés e a Arão e tirou vossos pais da terra do Egito. Agora, pois, ponde-vos aqui, e pleitearei convosco peranto o Senhor, relativamente a todos os seus atos de justiça que fez a vós outros e a vossos pais. 

Samuel está falando ao povo hebreu nos dias em que os juízes estavam deixando Israel e a monarquia começando. Ele foi o útlimo dos juízes, e era tido como juiz e profeta, portanto, era visto como um sucessor de Moisés. Sob a direção de Deus, Samuel apontou Saul como o primeiro rei de Israel e Davi como sucessor.

1 Sam. 12: 10 E clamaram ao Senhor e disseram: Pecamos, pois deixamos o Senhor e servimos aos baalins e astarotes; agora, pois, livra-nos das mãos de nossos inimigos, e te serviremos. 

Baalins eram esculturas feitas em nome de Baal (deus cananeu que representava o céu e a terra) e astarotes imagens feitas em nome de Astarote (deusa cananeia que representava a fertilidade e o amor).

Ciência e Saúde

203: 19-20, 29 (...) A escuma e a fúria do viver desregrado e da morte apavorante e dolorosa deveriam as ondas do pecado, do sofrimento e da morte baterão em vão.

Escuma: ralé.

Desregrado: sem ordem, sem controle.

Seção 3

Jó 26:6 O além está desnudo perante ele, e não há coberta para o abismo.

A palavra traduzida aqui como além é a mesma usada em Salmos 16:10 (seção 1), que foi traduzida como "morte". Nesse versículo, foi usada com o sentido de "inferno".

Seção 4

Salmos 69: 14 livra-me do tremendal, para que não me afunde;

A palavra tremendal significa lamaçal.

Seção 5

Atos 9: 2 e lhe pediu cartas, para as sinagogas de Damasco, a fim que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.

O livro de Atos usa o termo Caminho para significar a doutrina cristã. provavelmente devido às palavra de Jesus: "Eu sou o caminho...". Na cultura hebraica, a palavra "caminho" era usada para significar "maneira de proceder, conduta". Portanto, referindo-se ao cristianismo como "caminho", fica claro que o autor deste livro o via, não como mero conjunto de crenças, mas como uma maneira de agir, uma forma de conduta.


Seção 6

Isaías 43: 1 agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

O verbo remir, variação de "redimir", significa literalmente "comprar de novo". É usado na Bíblia para indicar o cumprimento da antiga lei do Oriente, pela qual o parente mais próximo de alguém pagava as dívidas deste, resgatava as propriedade da família que porventura houvessem sido vendidas, resgatava a pessoa da escravidão ou, se fosse o caso, cuidava de sua viúva e de seus filhos. Esse verbo é usado repetidamente na Bíblia em relação a Deus, justamente, para significar sua atuação como nosso parente mais próximo, nosso libertador da escravidão, e assim por diante. 

Isaías 43: 6 Direi ao Norte: entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra,

Na época em que isso foi escrito, o povo de Israel estava disperso, devido às invasões dos assírios e dos babilônios, que haviam levado cativos muitos do povo hebreu. As extremidades da terra são os limites do mundo conhecido de então. Analisando esse versículo hoje em dia, podemos ver que não há lugar desconhecido onde Deus não esteja presente. 

domingo, 16 de abril de 2017

Lição da semna: 17 a 23 de abril, 2017

Tema: Período de experiênca após a morte

Leitura alternada

Salmos 116: 7,8 - Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. 

Algumas vezes os Salmos são considerados hinos de lamentações, de ação de graças, louvor ou sabedoria. O salmo 116 é tido como um hino de louvor. Assim como outros hinos desse tipo, inclui a razão para se honrar a Deus, que normalmente é introduzido pela palavra "pois".

Seção 1 

Malaquias 3:10 provai-me nisto, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida. 

O verbo provar no original hebraico, tem o sentido de "examinar", no sentido de experimentar para ver se é verdadeiro.


Prov. 4: 25 Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. 

É interessante notar que a expressão traduzida como diretamente diante de ti, no original hebraico, tem o sentido de "ser correto, ser direito". 

1 Cor. 15: 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,

Em suas epístolas, Paulo se refere diversas vezes a mistérios, mas o comentarista explica que essa palavra se refere a verdades absolutas que parecem misteriosas simplesmente porque não poderiam ser descobertas pelo raciocínio humano nem por este compreendidas.


Ciência e Saúde

291: 6-14 Sabemos que tudo será mudado “num abrir e fechar de olhos”, quando soar a última trombeta; mas esse último chamado da sabedoria não poderá vir, enquanto os mortais não tiverem atendido a cada um dos apelos menores no crescimento do caráter cristão. (...)

Apelo: chamamento.


Seção 2 

Mateus 5: 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

A palavra justiça no original tem o significado de “aquilo que é correto de acordo com Deus”. Aqui Jesus nos mostra a firmeza das leis de Deus, o único efeito dessa lei é a justiça, não há outro fruto possível. A palavra fartos significa que seremos completos, sem sentir falta de qualquer coisa.

Ciência e Saúde


276: 18 Quando aprendemos na Ciência a ser perfeitos, assim como nosso Pai no céu é perfeito, o pensamento envereda por vias novas e salutares — volta-se para a contemplação das coisas imortais e já não olha para a materialidade, mas sim para o Princípio do universo, que inclui o homem harmonioso.

Salutar: benéfico para a conservação ou recuperação da saúde; fortificante.

Contemplar: observar atentamente; analisar


Seção 3


1 Tim. 6: 12 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.

A frase traduzida como  Combate o bom combate da fé, de acordo com um comentarista bíblico, tem o sentido de "Não ter as coisas humanas como prioridade, mas buscar aquilo que te faz entender melhor a Deus". Ou seja, como a Sra. Eddy escreve "A Ciência divina (...) substitui os objetos do senso material por ideias espirituais". (C&S 123:12)

Ciência e Saúde


266: 24-27 Os mortais têm de seguir as palavras de Jesus e suas demonstrações, que subjugam a carne. A Mente perfeita e infinita, entronizada, é o céu. As crenças más, que se originam nos mortais, são o inferno.

Entronizar: colocar em lugar de honra.


Seção 4

Ciência e Saúde

289: 34 O homem não se origina da carne, mas do Espírito — da Vida, não da matéria. (...)


Originar: iniciar; resultar.

427: 31-9 O sonho da morte tem de ser subjugado pela Mente, aqui ou no além. (...)

Subjugar: manter domínio sobre (alguém, si próprio ou algo); refrear.


Seção 5


Atos 10: 38 ... Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

O verbo ungir  possui muitos significados, um deles é derramar óleo sobre a cabeça de um rei como sinal de as pessoas reconhecem sua autoridade.

Efésios 4:7 ... a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

A palavra traduzida como graça é, no original, "caris" que indica "aquilo que satisfaz nas maneiras e nos atos, especificamente a influência divina no coração e seu reflexo na vida", indica também dom, benefício, gratidão. Da mesma raiz, vem as palavras "caridade", "eucaristia", "carisma".



Seção 6


2 Cor. 4: 6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.

A palavra face no grego (prosōpon) também significa presença.

domingo, 9 de abril de 2017

Lição da semana: 10 a 16 de abril, 2017

Tema: A doutrina da reconciliação

Texto áureo

João 12:44 Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. ... Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.


É interessante notar que o verbo crer inclui a ideia de depositar confiança em Deus, ser persuadido por Ele. De acordo com um comentarista bíblico, este verbo pode ser entendido da seguinte maneira "fazer tudo aquilo que Deus exige de nós". 

Leitura alternada

João 14: 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

O verbo traduzido como ver, aqui, não inclui o sentido de "ver com os olhos", mas sim de "perceber, sentir a presença de". 

João 10: 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;

A palavra traduzida como obra inclui o sentido de "aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa" .

Seção 1

1 João 4: 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.

O termo unigênito significa "filho único", mas no original grego, a palavra significa único 
não em quantidade, mas em qualidade, tipo, espécie. Portanto, o filho de Deus é unigênito no sentido que ele é de uma espécie única. 

João 6: 39- E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

É interessante notar que a frase todos os que me deu é interpretada de diferentes formas por diversos comentaristas bíblicos; alguns entendem como a "graça divina concedida a todos", outros "como os seguidores de Jesus". Porém, a ideia contida em todos é que "o Cristo é acessível a todos e sempre presente". 

João 17: 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo.

O verbo manifestar inclui o sentido de "tornar visível ou conhecido o que estava escondido ou era desconhecido; tornar perceptível". 

Ciência e Saúde

18: 3-11 Jesus de Nazaré ensinou e demonstrou o fato de que o homem e o Pai são um, e por essa razão lhe devemos perene homenagem. (...)

Perene: que é eterno, perpétuo; que não sofre interrupção, contínuo.

Homenagem: juramento de fidelidae, subordinação e respeito. 

19: 8 Jesus ajudou a reconciliar o homem com Deus, dando ao homem um senso mais verdadeiro do Amor, o Princípio divino dos ensinamentos de Jesus, e esse senso mais verdadeiro do Amor faz com que o homem seja redimido da leib da matéria, do pecado e da morte, pela lei do Espírito — a lei do Amor divino.

Reconciliar: estabelecer a paz entre.

Seção 2

João 17:1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 

Muitas vezes os Evangelhos mencionam que Jesus "passou a noite orando a Deus" mas aqui o Evangelista relata em detalhes como o Mestre orou, nessa ocasião específica. Assim como havia ensinado aos discípulos, ele começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou para si mesmo (ou seja, para estabelecer o pensamento correto sobre si mesmo), depois orou pelos discípulos de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos. 

Vale notar que o verbo traduzido como glorificar possui inúmeros significados; porém, aqui, é usado no sentido de "dar valor a Deus pelo que Ele realmente é", ou seja, não deixar que a aparente dor ou sofrimento nuble a confiança das pessoas em Deus. 

João 18: 28- Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório.

Pretório: palácio no qual o governador ou procurador de uma província residia. Os romanos estavam acostumados a apropriar-se dos palácios já existentes e anteriormente habitados pelos reis ou príncipes; em Jerusalém, apropriaram-se do magnífico palácio que Herodes, o grande, havia construído para si, e que os procuradores romanos parecem ter ocupado sempre que vinham de Cesaréia para Jerusalém para tratar de negócios públicos.  

Ciência e Saúde

51: 6-11 Jesus poderia ter se subtraído a seus inimigos. 

Subtrair:  livrar(-se)..

Seção 3

João 19: 42- Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.

José de Arimatéia e Nicodemos eram membros do Conselho Judeu. Secretamente seguiam os ensinamentos de Jesus, pois temiam serem punidos pelos outros judeus. Agora, porém, eles claramente declararam sua admiração por Jesus e prepararam o corpo conforme as tradições judaicas. 

Seção 4

Atos 26: 8 Por que se julga incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?

Este versículo faz parte da defesa de Paulo perante Agripa. Paulo estava sendo acusado de divulgar e pregar os ensinamentos de Jesus. Neste versículo, ele menciona é contrária  um pensamento muito comum entre os judeus e os romanos; e nos versículos seguintes Paulo demonstra como a forma de pensar que possuía  mudou e como parou de perseguir os cristãos. (Atos 26:1-23).

Os dois jardins

Obediência à vontade de Deus

Ciência e Saúde

45: 5-9 — Nosso Mestre demonstrou plena e definitivamente a Ciência divina em sua vitória sobre a morte e o túmulo. A obra de Jesus foi para o esclarecimento dos homens e para que o mundo inteiro fosse salvo do pecado, da doença e da morte.

Salvo: não atingido; resguardado, preservado, intacto.

509: 5 Nosso Mestre reapareceu a seus alunos — para a percepção destes ele ressurgiu do túmulo — no terceiro dia de seu pensamento ascendente, e assim apresentou-lhes a certeza de que a Vida é eterna.

Ascendenteque se eleva, que se dirige para cima, que vai progredindo.

Seção 6

Romanos 5 : 11 também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Um estudioso bíblico, com base neste versículo, comenta o seguinte "Jesus não veio para mudar a atitude de Deus com relação aos homens; porém ele veio para tornar clara a natureza divina que sempre foi e
será sempre. Jesus comprovou que Deus é amor."


segunda-feira, 3 de abril de 2017

Lição da semana: 03 a 09 de abril, 2017



Tema: São reais o pecado, a doença e a morte?


Leitura alternada


Salmos 103: 2, 3 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades;

A palavra hebraica traduzida como benefícios (Gemul), não significa só fazer o bem ou praticar boas ações em geral, mas refere-se às recompensas que alguém recebe por  agir corretamente. Deus corrige, perdoa, cura, e nos ama incondicionalmente.

Seção 1


Salmos 136: 23- a quem se lembrou de nós em nosso abatimento, 24-  e nos libertou dos nossos adversários, porque a sua misericórdia dura para sempre;

Abatimento (shephel) tem o significado de “estado ou condição humilde”.

Adversários (tsar) tem o significado de “estreito, apertado”; dificuldades, aflição; opressor


Ciência e Saúde


332: 4-5 — Pai-Mãe é o nome da Deidade, que indica a terna relação que Ele tem com Sua criação espiritual.


Terno: que revela suavidade, brandura


Seção 2


Malaq. 3: 11- Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra.

O “devorador” é o gafanhoto que, vindo aos milhares, devora as plantações.
Assim como as crenças de pecado, doença e morte parecem muitas Deus reprimirá cada uma dessas crenças.


Ciência e Saúde

356: 18 — Não existe associação, nem presente nem eterna, entre o erro e a Verdade, entre a carne e o Espírito.

Associação: junção, união; conexão, relação


Seção 3

1 João 2: 1 - Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

A palavra advogado vem do grego parakletos, que significa “confortador”. Um advogado permanece ao nosso lado e nos defende num julgamento.

Mateus 9: 6- Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.   


Observem que Jesus não disse eu como se fosse um poder pessoal e sim o Filho do Homem. Com isso ele quis dizer “ O Cristo é que tem autoridade”


Ciência e Saúde

474: 15 — Se o pecado, a doença e a morte fossem tão reais como a Vida, a Verdade e o Amor, então todos eles teriam de provir da mesma fonte; Deus teria de ser seu autor.
Provir: ter origem em; ser descendente de;

Seção 4


Mateus 5:25 - Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.


Versículo na versão da Bíblia na Linguagem de Hoje: Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia.


Ciência e Saúde

495: 7 — ...Classifica então a doença e o erro como o fez nosso Mestre, quando se referiu à mulher doente como aquela “a quem Satanás trazia presa”, e encontra tu o supremo antídoto para o erro no poder vivificante da Verdade, que atua sobre a crença humana, poder esse que abre as portas do cárcere aos que estão presos e liberta os cativos física e moralmente.


Antídoto: substância empregada com o fim de inativar a ação de um veneno.


22| 393: 13 — Eleva-te na força do Espírito para resistir a tudo o que é dessemelhante do bem. Deus fez o homem capaz disso, e nada pode invalidar a capacidade e o poder divinamente outorgados ao homem.

Invalidar: tornar nulo.

Seção 5

1 Pedro 1: 3-5 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,  

O verbo “regenerar” equivale a “nascer de novo”, como está em João 3:3,7 que também pode ser traduzido: “nascer de cima”.


Ciência e Saúde

426: 16-26 — ... A renúncia a toda a fé na morte e também ao medo do seu aguilhão elevaria o padrão de saúde e de moral muito acima de seu atual nível, e nos habilitaria a manter erguido o estandarte do Cristianismo com fé inabalável em Deus, na Vida eterna.

Estandarte: símbolo; bandeira (Ideais que servem de guia a um grupo)


Seção 6

Apoc. 21: 3- ... Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.   

A palavra grega tabernáculo (skene) era uma barraca ou cabana de tecido. Na época de Moisés o tabernáculo era um local de adoração e significava a presença de Deus.