domingo, 30 de abril de 2017

Lição da semana: 1 a 7 de maio, 2017

Tema: Adão e a queda do homem

Texto áureo - Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. ... quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos.

Levítico 26: 13 Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos.

timão é a haste comprida que liga o arado ou a carreta ao jugo que é colocado sobre o pescoço dos bois. O andar ereto é usado como sinal de que a pessoa não precisa carregar nenhum peso e é, portanto, livre. 


Seção 1


Salmos 37: 18 O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre.

O verbo traduzido como conhecer, no original hebriaco, tem o sentido de "saber a natureza".

Ciência e Saúde

516: 8-9 Deus modela todas as coisas segundo Sua própria semelhança.

Modelar: dar forma.

Seção 2

Gênesis 2: 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

No original hebraico, a palavra auxiliadora tem o significado de "estar à altura de", ou seja, não implica posição de inferioridade, como poderia parecer em português. Não há, nesse termo, nenhuma alusão à hierarquia, pelo contrário, ele dá ideia de "ser da mesma natureza". 

Seção 3

Gênesis 3:1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 

Aqui o escritor parece ter a intenção de explicar a origem do mal. Em diversas culturas antigas, bem como na Mesopotâmia, era tomada a figura da serpente como símbolo do mal. Um comentarista afirma que podemos reconhecer nessa história a parábola de como se processa toda e qualquer tentação, na experiência humana. 

Seção 4

Salmos 30: 4 Salmodiai ao Senhor, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome.

Salmodiar: cantar ou recitar.

João 9: 32 Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.

É interessante notar que a expressão traduzida como desde que há mundo, no original grego, tem o sentido de eternidade; a  mesma palavra foi usada em João 8:51 (Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar  a minha palavra, não verá a morte, eternamente.)

Seção 5

Romanos 8: 2 a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.

Paulo utiliza a palavra lei várias vezes em sua carta aos Romanos. É interessante notar que ele sempre alerta contra a interpretação de maneira humana e material da lei, mas afirma que a inspiração e a a lei divina são mais importantes do que qualquer outra coisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário