domingo, 9 de abril de 2017

Lição da semana: 10 a 16 de abril, 2017

Tema: A doutrina da reconciliação

Texto áureo

João 12:44 Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. ... Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.


É interessante notar que o verbo crer inclui a ideia de depositar confiança em Deus, ser persuadido por Ele. De acordo com um comentarista bíblico, este verbo pode ser entendido da seguinte maneira "fazer tudo aquilo que Deus exige de nós". 

Leitura alternada

João 14: 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

O verbo traduzido como ver, aqui, não inclui o sentido de "ver com os olhos", mas sim de "perceber, sentir a presença de". 

João 10: 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;

A palavra traduzida como obra inclui o sentido de "aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa" .

Seção 1

1 João 4: 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.

O termo unigênito significa "filho único", mas no original grego, a palavra significa único 
não em quantidade, mas em qualidade, tipo, espécie. Portanto, o filho de Deus é unigênito no sentido que ele é de uma espécie única. 

João 6: 39- E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.

É interessante notar que a frase todos os que me deu é interpretada de diferentes formas por diversos comentaristas bíblicos; alguns entendem como a "graça divina concedida a todos", outros "como os seguidores de Jesus". Porém, a ideia contida em todos é que "o Cristo é acessível a todos e sempre presente". 

João 17: 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo.

O verbo manifestar inclui o sentido de "tornar visível ou conhecido o que estava escondido ou era desconhecido; tornar perceptível". 

Ciência e Saúde

18: 3-11 Jesus de Nazaré ensinou e demonstrou o fato de que o homem e o Pai são um, e por essa razão lhe devemos perene homenagem. (...)

Perene: que é eterno, perpétuo; que não sofre interrupção, contínuo.

Homenagem: juramento de fidelidae, subordinação e respeito. 

19: 8 Jesus ajudou a reconciliar o homem com Deus, dando ao homem um senso mais verdadeiro do Amor, o Princípio divino dos ensinamentos de Jesus, e esse senso mais verdadeiro do Amor faz com que o homem seja redimido da leib da matéria, do pecado e da morte, pela lei do Espírito — a lei do Amor divino.

Reconciliar: estabelecer a paz entre.

Seção 2

João 17:1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 

Muitas vezes os Evangelhos mencionam que Jesus "passou a noite orando a Deus" mas aqui o Evangelista relata em detalhes como o Mestre orou, nessa ocasião específica. Assim como havia ensinado aos discípulos, ele começa dirigindo-se ao "Pai". Também é interessante notar que ele primeiro orou para si mesmo (ou seja, para estabelecer o pensamento correto sobre si mesmo), depois orou pelos discípulos de então e, por fim, estendeu a oração em prol de todos. 

Vale notar que o verbo traduzido como glorificar possui inúmeros significados; porém, aqui, é usado no sentido de "dar valor a Deus pelo que Ele realmente é", ou seja, não deixar que a aparente dor ou sofrimento nuble a confiança das pessoas em Deus. 

João 18: 28- Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório.

Pretório: palácio no qual o governador ou procurador de uma província residia. Os romanos estavam acostumados a apropriar-se dos palácios já existentes e anteriormente habitados pelos reis ou príncipes; em Jerusalém, apropriaram-se do magnífico palácio que Herodes, o grande, havia construído para si, e que os procuradores romanos parecem ter ocupado sempre que vinham de Cesaréia para Jerusalém para tratar de negócios públicos.  

Ciência e Saúde

51: 6-11 Jesus poderia ter se subtraído a seus inimigos. 

Subtrair:  livrar(-se)..

Seção 3

João 19: 42- Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.

José de Arimatéia e Nicodemos eram membros do Conselho Judeu. Secretamente seguiam os ensinamentos de Jesus, pois temiam serem punidos pelos outros judeus. Agora, porém, eles claramente declararam sua admiração por Jesus e prepararam o corpo conforme as tradições judaicas. 

Seção 4

Atos 26: 8 Por que se julga incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?

Este versículo faz parte da defesa de Paulo perante Agripa. Paulo estava sendo acusado de divulgar e pregar os ensinamentos de Jesus. Neste versículo, ele menciona é contrária  um pensamento muito comum entre os judeus e os romanos; e nos versículos seguintes Paulo demonstra como a forma de pensar que possuía  mudou e como parou de perseguir os cristãos. (Atos 26:1-23).

Os dois jardins

Obediência à vontade de Deus

Ciência e Saúde

45: 5-9 — Nosso Mestre demonstrou plena e definitivamente a Ciência divina em sua vitória sobre a morte e o túmulo. A obra de Jesus foi para o esclarecimento dos homens e para que o mundo inteiro fosse salvo do pecado, da doença e da morte.

Salvo: não atingido; resguardado, preservado, intacto.

509: 5 Nosso Mestre reapareceu a seus alunos — para a percepção destes ele ressurgiu do túmulo — no terceiro dia de seu pensamento ascendente, e assim apresentou-lhes a certeza de que a Vida é eterna.

Ascendenteque se eleva, que se dirige para cima, que vai progredindo.

Seção 6

Romanos 5 : 11 também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

Um estudioso bíblico, com base neste versículo, comenta o seguinte "Jesus não veio para mudar a atitude de Deus com relação aos homens; porém ele veio para tornar clara a natureza divina que sempre foi e
será sempre. Jesus comprovou que Deus é amor."


Nenhum comentário:

Postar um comentário