segunda-feira, 24 de julho de 2017

Lição da semana: 24 a 30 de julho, 2017


Tema: O Amor


Leitura alternada

Salmos 71:1 - 
Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.

Envergonhado” deriva de uma raiz do idioma hebraico que significa “cair em desgraça, geralmente devido ao fracasso próprio ou por falha de algo em que se confiava”.

Seção 1

Sofonias 3: 17 - 
 O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

A palavra traduzida como “renovar” no hebraico é charash e significa “estar em silêncio, ficar quieto”. Esse termo “renovar” foi usado na tradução da Bíblia Hebraica para o Grego, a Septuaginta. Um comentarista diz: O amor de Deus é sem variação ou mudança; é um amor sempre constante. É “em silencio” porque Ele não leva em conta os pecados passados.  

Êxodo 16: 15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento.

Em hebraico a palavra traduzida como maná significa “Que é isto?”. Esse pão alimentou os israelitas durante os 40 anos de peregrinação no deserto.

Seção 2

Salmos 78: 
25- Comeu cada qual o pão dos anjos; enviou-lhes ele comida a fartar.  

“Pão dos anjos” é uma referência ao maná que caia do céu. A palavra hebraica, aqui traduzida como “anjo” (‘abbiyr) tem o significado de “poderoso, valente”, e nada tem a ver com o valor nutritivo dos alimentos.


Ciência e Saúde

151: 25-26 A Mente divina, que fez o homem, mantém Sua própria imagem e semelhança.

Manter: proteger; sustentar na posse ou gozo de algo.

578: 6-10 [O Amor] me faz repousar em pastos verdejantes. [O Amor] leva-me para junto das águas de descanso;
[O Amor] revigora-me* a alma [o senso espiritual]. [O Amor] guia-me pelas veredas da retidão* por amor do Seu nome.

Revigorar: dar ou adquirir novo ânimo, novo estímulo a; fortalecer(-se), reanimar(-se)

Retidão: virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com o dever; integridade, lisura, probidade.

Seção 3

João 10: 9- Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.  

Jesus referia a si mesmo como “a porta” ou “o bom pastor”. O relacionamento usual entre ovelha e pastor é afetuoso e cheio de cuidados. Duas vezes ao dia o pastor deveria inspecionar as ovelhas para se assegurar que elas estavam bem. E, caso elas estivessem pastando em algum lugar que parecia ser não muito seguro o pastor passava a noite acordado. Especificamente nesse versículo “a porta” seria a entrada e saída segura para o redil. Quando o pastor levava as ovelhas para pastorear, ou seja para fora do redil, ele as levava para uma área cercada por formações rochosas ou com terra e o pastor se posicionava no lugar mais aberto servindo ele mesmo de “porta” para as ovelhas. Isso as manteria seguras e protegidas durante a noite. Numa vila ou cidade o pastor poderia temporariamente deixar suas ovelhas num aprisco junto com outro rebanho. Neste caso “a porta” deste aprisco seria exercida por um porteiro pago. Quando os pastores retornavam eles chamavam pelas suas ovelhas e elas reconheciam a voz do seu pastor e se novamente se juntava ao rebanho.

Seção 4

Salmos 23: 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

 A expressão “sombra da morte” (em hebraico tsalmaveth) aparece inúmeras vezes no Antigo Testamento e significa aflição, perigo e tormento.

Versículo da Bíblia na Linguagem de Hoje: Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.

Ciência e Saúde

494: 10 — O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana. Não é bom imaginar que Jesus tenha demonstrado o poder divino de curar somente para um número seleto de pessoas ou por um período de tempo limitado, pois para toda a humanidade e a todo momento o Amor divino propicia todo o bem.

Satisfazer: cumprir plenamente, satisfatoriamente; completar, preencher.

Propiciar: proporcionar as condições para a realização de (algo); assegurar, permitir. 

Seção 5

Isaías 40: 1- Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.  

Grande parte do Antigo Testamento revela a amável e terna promessa do cuidado de Deus. O consolo/conforto nas dificuldades é um tema importante. Este versículo de Isaías segue um capítulo que prevê a queda dos israelitas para a Babilônia, mas assegura ao leitor que o conforto de Deus está presente e é confiável.

Para mostrar uma ênfase adicional, é empregado um recurso literário comum do Antigo Testamento, a repetição. Essa ênfase, usada em conjunto com as palavras "meu povo" e "seu Deus", traz a maior promessa do versículo, a relação da aliança entre Deus e seus filhos.

 Ciência e Saúde

520: 3-5 A profundidade (até !) — A profundidade, a largura, a altura, a força, a majestade e a glória do Amor infinito enchem todo o espaço. Isso é suficiente!

Suficiente: que ou aquilo que satisfaz ou que basta, que é bastante


segunda-feira, 17 de julho de 2017

Lição da semana: 17 a 23 de julho, 2017


Tema: A Verdade


Texto áureo: Salmos 85:11
Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar.

O conceito hebraico de verdade ('emeth) refere-se a estabilidade, constância e confiabilidade. Esta palavra descreve não só a verdade de Deus, como neste versículo, mas também a verdade dos homens. 2 Crônicas, registra que o rei Ezequias "fez o que era bom, reto e verdadeiro (emeth) perante o Senhor...." (31:20, citação 12).

Seção 1

3| Jeremias 4: 2
2- se jurares pela vida do Senhor, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão.  

Em outras palavras a expressão “vida do Senhor”, quer dizer “o Senhor vive” e era uma frase normalmente usada em juramentos para significar um juramento a Deus e não aos ídolos. “Em verdade, em juízo e justiça (retidão) ” esses três termos resumiam as condições básicas e essenciais de uma aliança.

Ciência e Saúde

4| 108: 19 Quando eu estava aparentemente nos confins da existência mortal e já me achava na sombra do vale da morte, compreendi estas verdades na Ciência divina: que todo o verdadeiro existir está em Deus, a Mente divina, e que a Vida, a Verdade e o Amor são todo-poderosos e sempre presentes; que o oposto da Verdade — denominado erro, pecado, doença, enfermidade, morte — é o testemunho errôneo do errôneo senso material de que haja mente na matéria; que esse senso errôneo gera, como crença, um estado subjetivo da mente mortal, o qual essa mesma mente, assim chamada, denomina matéria, excluindo assim o verdadeiro senso do Espírito.

Testemunho: declaração

Seção 2

8| Gênesis 50: 7 (até pai), 15-21
18- Depois, vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. 
19- Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus?  
20- Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.  
21- Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.

José falou francamente sobre a percepção que ele tinha dos acontecimentos de sua vida. Deus havia transformado o mal que um grupo intentava fazer em um excelente trabalho. José não só havia salvado a vida de numerosas pessoas como também testemunhou o poder e a bondade do Deus vivo.

Ciência e Saúde

8| 450: 16-22 Algumas pessoas cedem lentamente ao toque da Verdade. Poucas cedem sem luta, e muitas relutam em reconhecer que cederam; mas, a não ser que se faça essa admissão, o mal vai se vangloriar de ser superior ao bem. O Cientista Cristão se alistou para minorar o mal, a doença e a morte; e os vencerá por compreender que eles são o nada, e que Deus, o bem, é Tudo.
Ceder: colocar (algo) à disposição de (outrem); emprestar.

Relutar:  opor resistência; resistir.

Alistar: afiliar(-se), inscrever(-se)

Seção 3

11| 2 Reis 20: 1 (até casa), 2-5 (até curarei), 19, 20
20- Quanto aos mais atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez o açude e o aqueduto, e trouxe água para dentro da cidade, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis de Judá?  
O Açude e o aqueduto aqui mencionados representam um grande feito de engenharia para a época. Parte das fontes de abastecimento de água para a antiga Jerusalém encontrava-se fora da área fortificada da cidade (ver 2 Crônicas 32: 1-4).  No ano de 1880 de nossa era, uma inscrição descoberta no canal construído em baixo da cidade revelou que a escavação do canal foi feita por duas equipes cada uma trabalhando em cada extremidade do canal e nos últimos 45m para que as equipes se encontrassem eles gritavam.

Ciência e Saúde

16| 418: 5-10, 22 — Agarra-te firmemente à verdade do existir, em contraposição ao erro de que a vida, a substância e a inteligência possam estar na matéria. Faz tua defesa com uma convicção sincera da verdade e uma percepção clara do efeito invariável, infalível e inquestionável da Ciência divina. Pelos argumentos verídicos que empregas, e especialmente pelo espírito de Verdade e Amor que abrigas, curarás os doentes. 

Contraposição: posição ou disposição em sentido contrário


Seção 4

13| Efésios 6: 13-15
14- Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.  
15- Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz.
Nesses versículos Paulo faz referência às armas espirituais ou a “armadura de Deus”. Nas profecias de Isaías lemos:

A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.
Isaías 11:5

Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; ... Isaías 59:17

Que formosos são sobre os montes os pés do que ... faz ouvir a paz,
Isaías 52:7

Seção 5

19| João 8: 3-12, 31, 32
12- De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.  

A tradição judaica já continha a ideia de que o Messias seria “a luz”. Ao dizer aos fariseus que ele era a luz do mundo, Jesus estava afirmando que ele era o Messias esperado. Essa conversa teve lugar nos dias da Festa dos Tabernáculos, em que se acendiam no Templo dois gigantescos candelabros de ouro (ou quatro, segundo outros autores), justamente celebrando a luz. É bem provável que Jesus tenha aproveitado essa celebração para falar da luz espiritual, em contraposição à material.

31- Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32- e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará


Esses judeus haviam crido no que Jesus dissera até aquele momento, mas ele deixa claro que isso não basta, é preciso permanecer na sua palavra, ou seja, no seu entendimento, para conhecer a verdade e ficar livre. A salvação, portanto, requer continuação, perseverança.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Lição da semana: 10 a 16 de junho, 2017

Tema: A Vida


Seção 1


Salmos 42: 8 o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. 

Na maior parte da Bíblia, os cânticos têm como finalidade celebrar algum acontecimento em que ficou evidente ao homem o poder de Deus, como, por exemplo, o cântico de Moisés após a travessia do Mar Vermelho. Há, nas Escrituras, diversas referências a um cântico novo, significando uma nova percepção do poder de Deus, uma percepção que o homem não tinha antes. 

Salmos 118: 24 Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.   

Este Salmo, como muitos outros, tem a intenção de deixar claro toda a ajuda e orientação que Deus fornece. A frase "este é o dia que o Senhor fez" deixa claro que só há uma fonte e que a ação divina é um constante desdobramento.

Seção 2

Salmos 119: 104- Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; 

A palavra traduzida como entendimento, no original hebraico, tem o sentido de "discernir o correto". 

2 Pedro 3: 8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

Esse versículo cita um versículo do livro de Salmos ( Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite. 90:4). O autor lembra a constante presença e sempre atuante presença divina.

Seção 3

Salmos 22: 26- Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o Senhor os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração.   

A palavra traduzida como sofredores, no original hebraico, não inclui a ideia de simplesmente sofrer, mas daqueles que perceberam o sofrimento que o pecado traz e com isso voltam-se a Deus. Por isso que em algumas traduções da Bíblia essa palavra foi traduzida como "mansos".


2 Reis 4: 38-41

Veja como algumas pessoas utilizaram a experiência de Eliseu em suas vidas





Mateus 6: 25- ... não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A palavra traduzida como ansioso, no original grego, tem o sentido de "estar dividido em partes"; da mesma maneira quando duas forças opostas atuam em um objeto.        

Seção 4

Salmos 16: 5- O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.   

A palavra sorte, aqui, é utilizada para significar "tudo aquilo que me pertence".

Lucas 15:1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.

No tempo de Jesus, o país vivia sob o domínio do Império Romano e os judeus sentiam-se tremendamente humilhados por estarem sendo governados por gentios idólatras. Esperavam que Deus os libertasse dessa situação mas, por outro lado, pensavam que talvez a libertação estivesse demorando pela impureza da comunidade, devido à presença entre eles de publicanos e pecadores. Por isso essas categorias eram não só desprezadas mas realmente odiadas, por serem vistas, de alguma forma, como a causa do castigo de Deus a todo o povo. Publicanos eram os coletores de impostos que, além de corruptos, trabalhavam para os romanos, e pecadores era a designação genérica para todos aqueles cujas atividades fossem consideradas uma ofensa a Deus, como, por exemplo, as prostitutas (especialmente se tivessem clientes romanos) e os guardadores de porcos. 

Lucas 15: 17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!

Um comentarista bíblico observa que a expressão caindo em si tem um significado profundo: a parábola mostra que "cair em si" é o mesmo que encontrar a Deus; quando encontramos realmente a nós mesmos, encontramos a Deus e, por outra, encontrando a Deus, encontramos também a nós mesmos. 

Lucas 15: 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, pode-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;

O anel no dedo era sinal de riquezaa e de elevada posição social. As sandálias eram sinal de liberdade, pois os escravos andavam descalços. Se o pai mandou colocar-lhe sandálias, muito provavelmente ele chegou descalço, como um escravo. Talvez Jesus tenha buscado mostrar que ele havia se tornado como um escravo.



Seção 6


Prov. 16: 22- O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida.

A palavra entendimento inclui a ideia de "destreza", "inteligência", "aprendizado" e "discernimento". 

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Lição da semana: 03 a 09 de julho, 2017

Tema: O Sacramento


Seção 1

7- Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço.  
Denário: Era a principal moeda de prata do império romano. O denário era costumeiramente o pagamento devido por um dia de trabalho.

3| João 6: 4, 5, 7-15, 25-27, 32-35 o verdadeiro, 51 (até eternamente)
35- Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.  
A alimentação era simples na cultura e na época de Jesus. Pão, queijo, azeitonas, frutas e vegetais eram a alimentação básica. Os que viviam próximos ao mar da Galileia complementavam sua alimentação com peixe. O pão era um alimento tão básico que se tornou sinônimo para vida. “Comer o pão” era equivalente a “fazer uma refeição”. A frase “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” era uma oração pelo alimento espiritual diário, assim sendo, era natural para Jesus referir-se a si mesmo com “o pão da vida” —isto é, uma necessidade diária.
Ciência e Saúde

4| 234: 5 — Tudo o que inspira com a sabedoria, a Verdade ou o Amor — seja um cântico, um sermão, ou a Ciência — abençoa a família humana com migalhas de conforto que caem da mesa de Cristo, alimentando os famintos e dando água viva aos sedentos.
Migalha: Pequena porção de algo comestível; bocadinho.

Seção 2

17- No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?  
Pães Asmos: pão sem fermento usado na festa da Páscoa pelos judeus

5| Mateus 26: 17-20, 26, 27
27- A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos.
Nas refeições da Páscoa, cada convidado costumava ter seu próprio cálice; no entanto, na última ceia acredita-se que havia um só cálice — simbolicamente representa o compartilhamento da experiência de Jesus com os discípulos.
“Dado graças”: no grego a palavra que Jesus usou manifestar gratidão a Deus é “eucharisteo”, que levou ao uso do termo Eucaristia para a celebração da comunhão de Cristo com Deus.
Cálice: metaforicamente significa porção ou experiência de alguém, seja prazenteira ou adversa.

Ciência e Saúde
8| 54: 7-9 Quem está disposto a seguir-lhe o ensinamento e o exemplo? Mais cedo ou mais tarde todos têm de ancorar-se em Cristo, a verdadeira ideia de Deus.
Ancorar: tomar como fundamento (algo); basear(-se) em;



Seção 3

6| João 13: 1 sabendo, 3-5, 12, 15 eu, 34
34- Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 
O mandamento de amar uns aos outros não era novo (ver Levítico 19:18); o mandamento de amar como Jesus amava, isso sim era novo. Esse ensinamento foi dado no término da última ceia, depois que Jesus lavou os pés dos discípulos. No exemplo dado por Jesus, os discípulos e posteriormente todos os seus seguidores, deveriam tratar os outros da mesma forma, com amor e isento de ego.


Seção 4


8| Atos 10: 38-41 Deus
38- ... Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;  
Na Bíblia “ungir” tem diversos significados. Derramar óleo sobre a cabeça de um rei hebreu indicava que as pessoas estavam conferindo autoridade ao rei. Aqui, Pedro deixa claro que Jesus é ungido com a autoridade dada pelo Espírito – isto é por Deus.
Ciência e Saúde
17| 31: 12-22 — Como primeiro ponto na lista dos deveres cristãos, ele ensinou a seus seguidores o poder sanador da Verdade e do Amor. Ele não deu nenhum valor às cerimônias mortas. É o Cristo vivo, a Verdade posta em prática, que faz de Jesus “a ressurreição e a vida” para todos os que o seguem em seus atos. Obedecendo a seus preciosos preceitos — seguindo sua demonstração até onde podemos apreendê-la — bebemos de seu cálice, participamos de seu pão, somos batizados com sua pureza; e por fim descansaremos, nos assentaremos com ele na plena compreensão do Princípio divino que triunfa sobre a morte.
Preceito: o que se recomenda praticar; regra, norma

Seção 5

13| João 21: 1-6, 9, 12-14
2- estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos.  
Tomé era o nome em hebraico e aramaico, Dídimo era o equivalente em grego. Ambos significavam “gêmeo”, embora não haja, na Bíblia, nenhuma indicação de quem seria o irmão gêmeo da Tomé.

Seção 6
14| João 21: 15 (até amo), 17 Senhor
15- Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
17- ... Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.  

A pergunta de Jesus, repetida três vezes, é amplamente vista como uma ocasião propícia para Pedro corrigir suas três negações do Cristo. Não foi perguntado se Pedro estava arrependido ou se ele estava disposto a agir de outra maneira, mas se ele ama - e então ele recebe a  incumbência de cuidar do rebanho do Cristo.