segunda-feira, 24 de julho de 2017

Lição da semana: 24 a 30 de julho, 2017


Tema: O Amor


Leitura alternada

Salmos 71:1 - 
Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.

Envergonhado” deriva de uma raiz do idioma hebraico que significa “cair em desgraça, geralmente devido ao fracasso próprio ou por falha de algo em que se confiava”.

Seção 1

Sofonias 3: 17 - 
 O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

A palavra traduzida como “renovar” no hebraico é charash e significa “estar em silêncio, ficar quieto”. Esse termo “renovar” foi usado na tradução da Bíblia Hebraica para o Grego, a Septuaginta. Um comentarista diz: O amor de Deus é sem variação ou mudança; é um amor sempre constante. É “em silencio” porque Ele não leva em conta os pecados passados.  

Êxodo 16: 15 Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento.

Em hebraico a palavra traduzida como maná significa “Que é isto?”. Esse pão alimentou os israelitas durante os 40 anos de peregrinação no deserto.

Seção 2

Salmos 78: 
25- Comeu cada qual o pão dos anjos; enviou-lhes ele comida a fartar.  

“Pão dos anjos” é uma referência ao maná que caia do céu. A palavra hebraica, aqui traduzida como “anjo” (‘abbiyr) tem o significado de “poderoso, valente”, e nada tem a ver com o valor nutritivo dos alimentos.


Ciência e Saúde

151: 25-26 A Mente divina, que fez o homem, mantém Sua própria imagem e semelhança.

Manter: proteger; sustentar na posse ou gozo de algo.

578: 6-10 [O Amor] me faz repousar em pastos verdejantes. [O Amor] leva-me para junto das águas de descanso;
[O Amor] revigora-me* a alma [o senso espiritual]. [O Amor] guia-me pelas veredas da retidão* por amor do Seu nome.

Revigorar: dar ou adquirir novo ânimo, novo estímulo a; fortalecer(-se), reanimar(-se)

Retidão: virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com o dever; integridade, lisura, probidade.

Seção 3

João 10: 9- Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.  

Jesus referia a si mesmo como “a porta” ou “o bom pastor”. O relacionamento usual entre ovelha e pastor é afetuoso e cheio de cuidados. Duas vezes ao dia o pastor deveria inspecionar as ovelhas para se assegurar que elas estavam bem. E, caso elas estivessem pastando em algum lugar que parecia ser não muito seguro o pastor passava a noite acordado. Especificamente nesse versículo “a porta” seria a entrada e saída segura para o redil. Quando o pastor levava as ovelhas para pastorear, ou seja para fora do redil, ele as levava para uma área cercada por formações rochosas ou com terra e o pastor se posicionava no lugar mais aberto servindo ele mesmo de “porta” para as ovelhas. Isso as manteria seguras e protegidas durante a noite. Numa vila ou cidade o pastor poderia temporariamente deixar suas ovelhas num aprisco junto com outro rebanho. Neste caso “a porta” deste aprisco seria exercida por um porteiro pago. Quando os pastores retornavam eles chamavam pelas suas ovelhas e elas reconheciam a voz do seu pastor e se novamente se juntava ao rebanho.

Seção 4

Salmos 23: 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

 A expressão “sombra da morte” (em hebraico tsalmaveth) aparece inúmeras vezes no Antigo Testamento e significa aflição, perigo e tormento.

Versículo da Bíblia na Linguagem de Hoje: Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.

Ciência e Saúde

494: 10 — O Amor divino sempre satisfez e sempre satisfará a toda necessidade humana. Não é bom imaginar que Jesus tenha demonstrado o poder divino de curar somente para um número seleto de pessoas ou por um período de tempo limitado, pois para toda a humanidade e a todo momento o Amor divino propicia todo o bem.

Satisfazer: cumprir plenamente, satisfatoriamente; completar, preencher.

Propiciar: proporcionar as condições para a realização de (algo); assegurar, permitir. 

Seção 5

Isaías 40: 1- Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.  

Grande parte do Antigo Testamento revela a amável e terna promessa do cuidado de Deus. O consolo/conforto nas dificuldades é um tema importante. Este versículo de Isaías segue um capítulo que prevê a queda dos israelitas para a Babilônia, mas assegura ao leitor que o conforto de Deus está presente e é confiável.

Para mostrar uma ênfase adicional, é empregado um recurso literário comum do Antigo Testamento, a repetição. Essa ênfase, usada em conjunto com as palavras "meu povo" e "seu Deus", traz a maior promessa do versículo, a relação da aliança entre Deus e seus filhos.

 Ciência e Saúde

520: 3-5 A profundidade (até !) — A profundidade, a largura, a altura, a força, a majestade e a glória do Amor infinito enchem todo o espaço. Isso é suficiente!

Suficiente: que ou aquilo que satisfaz ou que basta, que é bastante


Nenhum comentário:

Postar um comentário