segunda-feira, 17 de julho de 2017

Lição da semana: 17 a 23 de julho, 2017


Tema: A Verdade


Texto áureo: Salmos 85:11
Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar.

O conceito hebraico de verdade ('emeth) refere-se a estabilidade, constância e confiabilidade. Esta palavra descreve não só a verdade de Deus, como neste versículo, mas também a verdade dos homens. 2 Crônicas, registra que o rei Ezequias "fez o que era bom, reto e verdadeiro (emeth) perante o Senhor...." (31:20, citação 12).

Seção 1

3| Jeremias 4: 2
2- se jurares pela vida do Senhor, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão.  

Em outras palavras a expressão “vida do Senhor”, quer dizer “o Senhor vive” e era uma frase normalmente usada em juramentos para significar um juramento a Deus e não aos ídolos. “Em verdade, em juízo e justiça (retidão) ” esses três termos resumiam as condições básicas e essenciais de uma aliança.

Ciência e Saúde

4| 108: 19 Quando eu estava aparentemente nos confins da existência mortal e já me achava na sombra do vale da morte, compreendi estas verdades na Ciência divina: que todo o verdadeiro existir está em Deus, a Mente divina, e que a Vida, a Verdade e o Amor são todo-poderosos e sempre presentes; que o oposto da Verdade — denominado erro, pecado, doença, enfermidade, morte — é o testemunho errôneo do errôneo senso material de que haja mente na matéria; que esse senso errôneo gera, como crença, um estado subjetivo da mente mortal, o qual essa mesma mente, assim chamada, denomina matéria, excluindo assim o verdadeiro senso do Espírito.

Testemunho: declaração

Seção 2

8| Gênesis 50: 7 (até pai), 15-21
18- Depois, vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. 
19- Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus?  
20- Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.  
21- Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.

José falou francamente sobre a percepção que ele tinha dos acontecimentos de sua vida. Deus havia transformado o mal que um grupo intentava fazer em um excelente trabalho. José não só havia salvado a vida de numerosas pessoas como também testemunhou o poder e a bondade do Deus vivo.

Ciência e Saúde

8| 450: 16-22 Algumas pessoas cedem lentamente ao toque da Verdade. Poucas cedem sem luta, e muitas relutam em reconhecer que cederam; mas, a não ser que se faça essa admissão, o mal vai se vangloriar de ser superior ao bem. O Cientista Cristão se alistou para minorar o mal, a doença e a morte; e os vencerá por compreender que eles são o nada, e que Deus, o bem, é Tudo.
Ceder: colocar (algo) à disposição de (outrem); emprestar.

Relutar:  opor resistência; resistir.

Alistar: afiliar(-se), inscrever(-se)

Seção 3

11| 2 Reis 20: 1 (até casa), 2-5 (até curarei), 19, 20
20- Quanto aos mais atos de Ezequias, e todo o seu poder, e como fez o açude e o aqueduto, e trouxe água para dentro da cidade, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis de Judá?  
O Açude e o aqueduto aqui mencionados representam um grande feito de engenharia para a época. Parte das fontes de abastecimento de água para a antiga Jerusalém encontrava-se fora da área fortificada da cidade (ver 2 Crônicas 32: 1-4).  No ano de 1880 de nossa era, uma inscrição descoberta no canal construído em baixo da cidade revelou que a escavação do canal foi feita por duas equipes cada uma trabalhando em cada extremidade do canal e nos últimos 45m para que as equipes se encontrassem eles gritavam.

Ciência e Saúde

16| 418: 5-10, 22 — Agarra-te firmemente à verdade do existir, em contraposição ao erro de que a vida, a substância e a inteligência possam estar na matéria. Faz tua defesa com uma convicção sincera da verdade e uma percepção clara do efeito invariável, infalível e inquestionável da Ciência divina. Pelos argumentos verídicos que empregas, e especialmente pelo espírito de Verdade e Amor que abrigas, curarás os doentes. 

Contraposição: posição ou disposição em sentido contrário


Seção 4

13| Efésios 6: 13-15
14- Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.  
15- Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz.
Nesses versículos Paulo faz referência às armas espirituais ou a “armadura de Deus”. Nas profecias de Isaías lemos:

A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.
Isaías 11:5

Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; ... Isaías 59:17

Que formosos são sobre os montes os pés do que ... faz ouvir a paz,
Isaías 52:7

Seção 5

19| João 8: 3-12, 31, 32
12- De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.  

A tradição judaica já continha a ideia de que o Messias seria “a luz”. Ao dizer aos fariseus que ele era a luz do mundo, Jesus estava afirmando que ele era o Messias esperado. Essa conversa teve lugar nos dias da Festa dos Tabernáculos, em que se acendiam no Templo dois gigantescos candelabros de ouro (ou quatro, segundo outros autores), justamente celebrando a luz. É bem provável que Jesus tenha aproveitado essa celebração para falar da luz espiritual, em contraposição à material.

31- Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32- e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará


Esses judeus haviam crido no que Jesus dissera até aquele momento, mas ele deixa claro que isso não basta, é preciso permanecer na sua palavra, ou seja, no seu entendimento, para conhecer a verdade e ficar livre. A salvação, portanto, requer continuação, perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário