segunda-feira, 10 de julho de 2017

Lição da semana: 10 a 16 de junho, 2017

Tema: A Vida


Seção 1


Salmos 42: 8 o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida. 

Na maior parte da Bíblia, os cânticos têm como finalidade celebrar algum acontecimento em que ficou evidente ao homem o poder de Deus, como, por exemplo, o cântico de Moisés após a travessia do Mar Vermelho. Há, nas Escrituras, diversas referências a um cântico novo, significando uma nova percepção do poder de Deus, uma percepção que o homem não tinha antes. 

Salmos 118: 24 Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.   

Este Salmo, como muitos outros, tem a intenção de deixar claro toda a ajuda e orientação que Deus fornece. A frase "este é o dia que o Senhor fez" deixa claro que só há uma fonte e que a ação divina é um constante desdobramento.

Seção 2

Salmos 119: 104- Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; 

A palavra traduzida como entendimento, no original hebraico, tem o sentido de "discernir o correto". 

2 Pedro 3: 8 Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

Esse versículo cita um versículo do livro de Salmos ( Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite. 90:4). O autor lembra a constante presença e sempre atuante presença divina.

Seção 3

Salmos 22: 26- Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o Senhor os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração.   

A palavra traduzida como sofredores, no original hebraico, não inclui a ideia de simplesmente sofrer, mas daqueles que perceberam o sofrimento que o pecado traz e com isso voltam-se a Deus. Por isso que em algumas traduções da Bíblia essa palavra foi traduzida como "mansos".


2 Reis 4: 38-41

Veja como algumas pessoas utilizaram a experiência de Eliseu em suas vidas





Mateus 6: 25- ... não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A palavra traduzida como ansioso, no original grego, tem o sentido de "estar dividido em partes"; da mesma maneira quando duas forças opostas atuam em um objeto.        

Seção 4

Salmos 16: 5- O Senhor é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo da minha sorte.   

A palavra sorte, aqui, é utilizada para significar "tudo aquilo que me pertence".

Lucas 15:1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.

No tempo de Jesus, o país vivia sob o domínio do Império Romano e os judeus sentiam-se tremendamente humilhados por estarem sendo governados por gentios idólatras. Esperavam que Deus os libertasse dessa situação mas, por outro lado, pensavam que talvez a libertação estivesse demorando pela impureza da comunidade, devido à presença entre eles de publicanos e pecadores. Por isso essas categorias eram não só desprezadas mas realmente odiadas, por serem vistas, de alguma forma, como a causa do castigo de Deus a todo o povo. Publicanos eram os coletores de impostos que, além de corruptos, trabalhavam para os romanos, e pecadores era a designação genérica para todos aqueles cujas atividades fossem consideradas uma ofensa a Deus, como, por exemplo, as prostitutas (especialmente se tivessem clientes romanos) e os guardadores de porcos. 

Lucas 15: 17 Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!

Um comentarista bíblico observa que a expressão caindo em si tem um significado profundo: a parábola mostra que "cair em si" é o mesmo que encontrar a Deus; quando encontramos realmente a nós mesmos, encontramos a Deus e, por outra, encontrando a Deus, encontramos também a nós mesmos. 

Lucas 15: 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, pode-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;

O anel no dedo era sinal de riquezaa e de elevada posição social. As sandálias eram sinal de liberdade, pois os escravos andavam descalços. Se o pai mandou colocar-lhe sandálias, muito provavelmente ele chegou descalço, como um escravo. Talvez Jesus tenha buscado mostrar que ele havia se tornado como um escravo.



Seção 6


Prov. 16: 22- O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida.

A palavra entendimento inclui a ideia de "destreza", "inteligência", "aprendizado" e "discernimento". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário