Tema: O Sacramento
Seção 1
7- Respondeu-lhe Filipe: Não lhes bastariam
duzentos denários de pão, para
receber cada um o seu pedaço.
Denário: Era a principal moeda de prata do império romano. O denário era
costumeiramente o pagamento devido por um dia de trabalho.
3| João 6: 4, 5, 7-15,
25-27, 32-35 o verdadeiro, 51 (até eternamente)
35- Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão
da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá
sede.
A
alimentação era simples na cultura e na época de Jesus. Pão, queijo, azeitonas,
frutas e vegetais eram a alimentação básica. Os que viviam próximos ao mar da
Galileia complementavam sua alimentação com peixe. O pão era um alimento tão
básico que se tornou sinônimo para vida. “Comer o pão” era equivalente a “fazer
uma refeição”. A frase “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” era uma oração pelo
alimento espiritual diário, assim sendo, era natural para Jesus referir-se a si
mesmo com “o pão da vida” —isto é, uma
necessidade diária.
Ciência
e Saúde
4| 234: 5 — Tudo o que inspira com a sabedoria, a
Verdade ou o Amor — seja um cântico, um sermão, ou a Ciência — abençoa a
família humana com migalhas de
conforto que caem da mesa de Cristo, alimentando os famintos e dando água viva
aos sedentos.
Migalha: Pequena porção de algo comestível; bocadinho.
Seção 2
17- No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos,
vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os
preparativos para comeres a Páscoa?
Pães Asmos: pão sem fermento usado na festa da Páscoa pelos
judeus
5| Mateus 26: 17-20, 26,
27
27-
A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo:
Bebei dele todos.
Nas refeições da Páscoa, cada convidado costumava ter seu próprio
cálice; no entanto, na última ceia acredita-se que havia um só cálice — simbolicamente representa o compartilhamento da experiência de
Jesus com os discípulos.
“Dado graças”: no grego a
palavra que Jesus usou manifestar gratidão a Deus é “eucharisteo”, que levou ao
uso do termo Eucaristia para a celebração da comunhão de Cristo com Deus.
Cálice: metaforicamente
significa porção ou experiência de alguém, seja prazenteira ou adversa.
Ciência e Saúde
8| 54: 7-9 —
Quem está disposto a seguir-lhe o ensinamento e o exemplo? Mais cedo ou mais
tarde todos têm de ancorar-se em Cristo, a verdadeira ideia de Deus.
Ancorar: tomar como
fundamento (algo); basear(-se) em;
Seção 3
6| João 13: 1 sabendo, 3-5, 12, 15 eu, 34
34- Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns
aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
O mandamento de amar uns aos outros não era
novo (ver Levítico 19:18); o mandamento de amar como Jesus amava, isso sim era
novo. Esse ensinamento foi dado no término da última ceia, depois que Jesus lavou os pés dos
discípulos. No exemplo dado por Jesus, os discípulos e posteriormente todos os
seus seguidores, deveriam tratar os outros da mesma forma, com amor e isento de
ego.
Seção 4
8|
Atos 10: 38-41 Deus
38- ... Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o
Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e
curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;
Na Bíblia “ungir” tem diversos significados. Derramar
óleo sobre a cabeça de um rei hebreu indicava que as pessoas estavam conferindo
autoridade ao rei. Aqui, Pedro deixa claro que Jesus é ungido com a
autoridade dada pelo Espírito – isto é por Deus.
Ciência e Saúde
17| 31: 12-22 — Como primeiro
ponto na lista dos deveres cristãos, ele ensinou a seus seguidores o poder
sanador da Verdade e do Amor. Ele não deu nenhum valor às cerimônias mortas. É
o Cristo vivo, a Verdade posta em prática, que faz de Jesus “a ressurreição e a
vida” para todos os que o seguem em seus atos. Obedecendo a seus preciosos preceitos — seguindo sua demonstração
até onde podemos apreendê-la — bebemos de seu cálice, participamos de seu pão,
somos batizados com sua pureza; e por fim descansaremos, nos assentaremos com
ele na plena compreensão do Princípio divino que triunfa sobre a morte.
Preceito: o
que se recomenda praticar; regra, norma
Seção 5
13| João 21: 1-6, 9, 12-14
2- estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da
Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos.
Tomé era o nome em
hebraico e aramaico, Dídimo era o equivalente em grego. Ambos significavam
“gêmeo”, embora não haja, na Bíblia, nenhuma indicação de quem seria o irmão
gêmeo da Tomé.
Seção 6
14| João 21: 15 (até amo), 17 Senhor
15- Depois de terem comido, perguntou Jesus a
Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele
respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
17- ... Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes
que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.
A
pergunta de
Jesus, repetida três vezes, é amplamente vista como uma ocasião propícia para
Pedro corrigir suas três negações do Cristo. Não foi perguntado se Pedro estava
arrependido ou se ele estava disposto a agir de outra maneira, mas se ele ama - e então ele recebe a incumbência de cuidar do rebanho do Cristo.
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