domingo, 6 de agosto de 2017

Lição da semana: 07a 13 de agosto, 2017

Tema: A Alma

Texto áureo - ... o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.

Em uma época onde a sonegação de impostos é amplamente mencionada, é muito bom ter a certeza de que Deus não sonega nada (não oculta, não diz que não tem algo que de fato tem) àqueles que agem de acordo com Seus ensinamentos. 


Leitura alternada

Isaías 43: 6 trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra,

Na época em que isso foi escrito, o povo de Israel estava disperso, devido às invasões dos assírios e dos babilônios, que haviam levado cativos muitos do povo hebreu. 

Isaías 43: 10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 

Testemunha é a pessoa que "atesta a verdade de um fato", a que "dá provas da verdade de algo". A palavra hebraica tem também o significado de "registrar". Nós somos, portanto, uma prova viva da verdade divina, um registro vivo dos fatos divinos.


Seção 1

Isaías 45: 22 Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

O verbo traduzido como olhar, no original hebraico, tem o sentido de "vire-se". Todos os limites da terra é uma referência aos pontos onde a terra parece "acabar". É uma maneira de dizer "não importa a distância, nenhum ponto está excluído". 

Salmos 107: 9 Pois dessedentou a alma sequiosa e fartou de bens a alma faminta.

Dessedentar: refrescar, saciar. 

É interessante notar que no original hebraico, a expressão traduzida como fartou de bens tem o significado de "encheu com aquilo que é bom, agradável, amável", ou seja, não inclui o sentido de coisas. 

Jó 23: 14 Pois ele cumprirá o que está ordenado a meu respeito e muitas coisas como estas tem consigo.

É interessante notar que as palavras traduzidas como cumprir ordenado a meu respeito fazem parte de uma expressão em hebraico que significa "aquilo que me diz respeito acontecerá porque Deus o assegurou". E a frase muitas coisas como estas tem consigo, de acordo com um comentarista bíblico, mostra que Deus não nos dá somente pequenas amostras, mas está constantemente demonstrando seu amor e carinho por todos os seus filhos, ou seja, todos nós.


Ciência e Saúde

482: 2 O pensamento humano adulterou o significado da palavra alma com a hipótese de que a alma seja uma inteligência ao mesmo tempo boa e má, residente na matéria. (...)

Adulterar: introduzir modificação; falsificação.

Seção 2

Levítico 19: 2 Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.

A palavra santo é usada na Bíblia para qualificar aquele que está de acordo com o caráter e a natureza de Deus. 

Salmos 145: 9 O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.

A expressão ternas misericórdias é a tradução de uma palavra hebraica derivada de "ventre" e indica o amor da mãe pelo fruto do seu ventre.

Salmos 145: 16 Abres a mão e satisfazes de benevolência a todo vivente.

De acordo com um comentarista bíblico, esse versículo pode ser interpretado da seguinte maneira "Ajude-me a perceber como Deus está sempre atuando e satisfazendo a todas as necessidades".


Seção 3

Mateus 15: 28 Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.


É interessante notar que o verbo Fazer, no original grego, tem o sentido de "trazer à tona", ou seja, a realidade espiritual tornou-se visível aos olhos humanos. 

Romanos 13:1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus.

De acordo com o dicionário Strongs a palavra autoridade inclui a ideia de "força, trabalho, habilidade natural". 


Seção 4

Romanos 8: 17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.

É interessante notar que o conceito de herança muda entre o Antigo Testamento e o Novo; deixa de ser algo puramente ligado a posses para algo espiritual, deixando claro que todos são herdeiros de Deus.

Salmos 37: 37 Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade.

Íntegro é a tradução de uma palavra hebraica que significa "perfeito, completo, moralmente inocente". Terá posteridade é uma forma de dizer "terá futuro", ou seja, não será aniquilado nem inútil.


Seção 5

Lucas 10: 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?

A lei mosaica já ensinava: "amarás o teu próximo como a ti mesmo", mas só "os filhos do teu povo" era, considerados como sendo o "próximo" (Levítico 19:18). O ensino dos rabinos reforçava o conceito que só outro judeu era o próximo de um judeu. O comentarista nota que se Jesus tivesse dito: "Um gentio também é teu próximo" o interprete da lei retrucaria com a lei tradicional. Em vez disso, Jesus contou a parábola em que um gentio samaritano acudiu alguém, e o escriba foi forçado a admitir que o samaritano agiu como "próximo". 


Seção 6

Ciência e Saúde

120: 4 A Alma imutável e eterna é o Espírito,é Deus; e o homem coexiste com a Alma, Deus, e a reflete, pois o homem é a imagem de Deus. 

Coexistente: existir junta ou simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário