segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lição da semana: 15 - 21 de Junho, 2015

Tema: É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?

Leitura alternada

Salmos 89: 13 O teu braço é armado de poder, forte é a tua mão, e elevada, a tua destra.

O Salmista está falando de Deus. Ao dizer que a destra, isto é a mão direita, do Senhor é elevada, ele está dizendo, em forma figurada, que essa mão não está em posição de descanso, mas está levantada, pronta para a ação. É uma forma de afirma que Deus está pronto para agir.

Seção 1

1 Crôn. 16:25  porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais do que todos os deuses.

Os primeiros hebreus não possuíam um conceito muito claro de Deus durante muitos anos. Eles estavam cercados por pessoas e tribos que adoravam ídolos ou astros, dentre outras coisas. Entre os mais de 400 anos de escravidão no Egito, os 70 anos de exílio na Babilônia e os problemas com os invasores, o conceito que tinham de Deus era, muitas vezes, um conceito monoteísta meio a uma realidade politeísta, ou seja, eles reconheciam a Deus como supremo apesar dos diversos ídolos.

A palavra traduzida como temível significa, mais propriamente, "aquilo que causa assombro e admiração". 

Isaías 45:12 Eu fiz a terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.

Os hebreus usavam a palavra exércitos para designar os vários conjuntos de coisas nos céus (estrelas, cometas, fenômenos atmosféricos) e na terra (homens, animais, plantas), não como ideia de exércitos combatentes, mas como ideia de uma multidão ordenada, obediente, movendo-se em conjunto, sob as ordens de um só, isto é, Deus, o Senhor dos exércitos. 

Jó 23: 14 Pois ele cumprirá o que está ordenado a meu respeito e muitas coisas como estas tem consigo.

É interessante notar que as palavras traduzidas como cumprir e ordenado a meu respeito fazem parte de uma expressão em hebraico que significa "aquilo que me diz respeito acontecerá porque Deus o assegurou". E a frase muitas coisas como estas tem consigo, de acordo com um comentarista bíblico, mostra que Deus não nos dá somente pequenas amostras, mas está constantemente demonstrando seu amor e carinho por todos os seus filhos, ou seja, todos nós.

Ciência e Saúde

295: 5-7 Deus cria e governa o universo, que inclui o homem. O universo está repleto de ideias espirituais, as quais emanam de Deus, e elas obedecem à Mente que as cria.

Emanarvir de, ter origem em.

506: 17 O Espírito, Deus, reúne em canais apropriados os pensamentos ainda não formados e desdobra esses pensamentos, assim como Ele faz abrir as pétalas de um propósito sagrado, para que esse propósito possa aparecer.

Desdobrar: desenvolver(-se) sucessivamente.

Seção 2

Isaías 43: 1 agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

O verbo remir, variação de "redimir", significa literalmente "comprar de novo". É usado na Bíblia para indicar o cumprimento da antiga lei do Oriente, pela qual o parente mais próximo de alguém pagava as dívidas deste, resgatava as propriedade da família que porventura houvessem sido vendidas, regatava a pessoa da escravidão ou, se fosse o caso, cuidava de sua viúva e de seus filhos. Esse verbo é usado repetidamente na Bíblia em relação a Deus era, justamente, significar sua atuação como nosso parente mais próximo, nosso libertador da escravidão, e assim por diante. 

Isaías 43: 6 Direi ao Norte: entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra,

Na época em que isso foi escrito, o povo de Israel estava disperso, devido às invasões dos assírios e dos babilônios, que haviam levado cativos muitos do povo hebreu. As extremidades da terra são os limites do mundo conhecido de então. Analisando esse versículo hoje em dia, podemos ver que não há lugar desconhecido onde Deus não esteja presente. 

Isaías 29: 16 Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.

A palavra traduzida como perversidade tem o sentido de "inversão da ordem natural estabelecida, por as coisas de cabeça para baixo". Ela não tem o sentido de "caráter ruim", como a usamos hoje em dia. 

Jó 33:4 O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

O original hebraico não diz sopro, diz "fôlego, respiração". Essa distinção é importante, porque sopro dá a ideia de uma ação em que alguém de um lado sopra a vida para outro ser separado dele, como na criação material do segundo capítulo do Gênesis. No entanto, o livro de Jó diz no original "fôlego ou respiração", indicando uma ação automática, natural, que nos atinge porque estamos unidos ao Ser que respira. Nós temos vida porque Ele "respira".

Seção 3

Jó 37: 23 ... ele é grande em poder, porém não perverte o juízo e a plenitude da justiça.

Nesta parte do versículo, é interessante notar que é feito o contraste entre o poder humano e o divino. Muito poder na mão de uma pessoa geralmente faz com que o juízo e a justiça sejam pervertidos, pois o poder corrompe. Porém, não é assim com Deus.

2 Reis 20:10, 11 Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir, cujas terras não permitiste a Israel invadir, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram, eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua possessão, que nos deste em herança.

A sombra aqui relatada é, claramente, um relógio de sol, provavelmente, muito grande e elaborado, feito por um rei anterior, Acaz. Não importa o quão impressionante a instalação seja, todos os relógios de sol funcionam da mesma maneira. Conforme a rotação da terra, o sol aparece de leste a oeste, e consequentemente, a sombra aparece e conforme o momento do dia pode ser vista da mesma maneira. 

Alguns estudiosos dizem que pode ter ocorrido um eclipse, mas o mais importante é que a sombra retrocedeu os 10 graus e a cura foi estabelecida, ou seja, a Verdade venceu, apesar do impossível na lógica humana.

Seção 4

Lucas 4: 14 ... Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

É interessante notar que a palavra traduzida como poder tem, no seu original, o significado de "poder universal, inerente a todos". Nos Evangelhos vemos que Jesus, frequentemente, agia "no poder do Espírito" e é muito reconfortante saber que a nós também nos é dado a capacidade de agirmos sob este mesmo poder. 

Mateus 9:3 Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema.

Para os judeus, a blasfema era a violação do poder e majestade de deus, seja pelo desrespeito ao nome de Deus, seja por amaldiçoa-Lo ou por usurpar prerrogativas divinas. Era nesse último caso que os escribas incluíram Jesus, pois perdoar pecados era prerrogativa de Deus e nenhum rabino, por mais prestigiado que fosse, ousaria dizer aquilo que Jesus disse. Aliás, nem o Messias que eles esperavam, poderia perdoar pecados. 

Mateus 9:8 Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

Jesus acabara de curar o paralítico, mas o evangelhista não diz "que dera tal autoridade a Jesus" , mas sim aos homens. Com isso, fica claro que ele percebeu que Jesus apenas aplicara um princípio, uma lei, que todos poderiam aplicar.

Seção 5

Salmos 119: 159 ... vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua bondade.

A palavra segundo, no original hebraico, significa "conforme", "de acordo com" e possui um sentido de certeza, que não está ligada a nenhuma variação, por sermos filhos de Deus, temos o direito. Por isso, somos vivificados por causa da nossa filiação com Deus. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário