domingo, 27 de setembro de 2015

Lição da Semana: 28 de setembro a 4 de outubro, 2015

Tema: A irrealidade

Seção 1 

Gênesis 1: 31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.

A palavra traduzida como bom dá a ideia de absoluta perfeição da criação divina. Isso se contrapõe ao conceito das religiões pagãs que afirmavam que o mal fazia, desde o início, parte integrante da criação. A palavra bom abrange: bom, melhor, o melhor, bonito, abundante, alegre, justo, favorável, gentil, bondoso, cheio de graça, prazeroso, precioso, próspero, pronto, favorecido, contente, amoroso, etc. bem como os substantivos correspondentes. 

Salmos 119: 101 De todo  mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra. 

O verbo observar, no original hebraico, provém da palavra "sentinela", por isso inclui o sentido de "vigilância", "permanecer alerta".

Salmos 100: 2 Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.

O termo servo é usado frequentemente na Bíblia para se referir a alguém que realiza seu trabalho com humildade e sem questionar, tal como um escravo, ou seja, aquele que está submetido à vontade de outrem, neste caso Deus. É desta maneira que o povo considerava Moisés, Josué, Samuel, Davi e Salomão como servos de Deus.
A palavra alegria inclui no seu significado o sentido de "leveza".

Ciência e Saúde

414: 22-24 ... "O Senhor é Deus [o bem]; nenhum outro há, senão Ele". (...)
Esse versículo é de Deuteronômio 4:35.


Seção 2

Salmos 33: 3 Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo.

O verbo tanger significar "tocar um instrumento", neste caso a harpa, como mencionada no versículo 2. 

Salmos 33: 4 Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel. 

No original, a palavra traduzida como reta tem também o significado de "apropriada", "justa", "agradável". Onde diz fiel, o termo original significa também "firme", "estável". 

Tiago 1: 17 Todo boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

O original grego de variação tem o significado de movimento gradual, como aquele dos astros e que, no caso do sol, produz mudança no formato das sombras, ao longo do dia. Sendo Deus o Pai das luzes, isto é, a origem da luz, esta é sempre plena e não muda conforme a hora do dia. 

Tiago 1: 18 Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. 

Um comentarista bíblico faz notar que este versículo se refere à criação do homem "pela palavra", conforme  o primeiro capítulo do Gênesis. 


Seção 3

Salmos 42: 11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

A palavra hebraica traduzida como auxílio, significa na realidade "salvação", que é algo muito mais vasto e completo do que um mero auxílio. 

Salmos 139: 1 Senhor, tu me sondas e me conheces.

O significado mais comum do verbo sondar é o de "perguntar com cautela". Todavia, o sentido que o tradutor quis dar, para acompanhar o original hebraico, é aquele menos comum, mas igualmente correto, de "avaliar", "perscrutar". 

Salmos 139:2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. 

A palavra pensamentos é a tradução de um substantivo hebraico que significa "propósito", "meta". De acordo com os comentaristas bíblicos, esse de longe quer significar "com antecedência'', "antes que minha meta seja clara para mim, Tu a conheces". 

1 Sam. 16: 15 Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta.

Na época desses acontecimentos, acreditava-se que todo e qualquer problema psicológico fosse devido à influência de espíritos e que estes só poderiam ser enviados por Deus. Contudo, esse antigo conceito foi rebatido na própria Bíblia, à medida que a natureza de Deus foi sendo progressivamente revelada. Verifique, por exemplo, Jeremias 29: 11; Habacuque 1:13; Tiago 1: 13-17; 1 João 1:5

Isaías 40: 4 Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes e outeiros;

Todo esse trabalho de engenharia era feito para construir estradas onde pudessem passar os exércitos. O profeta usa essa imagem para falar do preparo para a manifestação da glória de Deus. 


Seção 4

Marcos 1: 41 Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!

É interessante notar que o verbo traduzido como quero, inclui no seu significado o sentido de "aceitar a realidade divina". Esse verbo é o mesmo de quando Jesus disse "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles". 

domingo, 20 de setembro de 2015

Lição da Semana: 21 a 27 de Setembro, 2015

Tema: A realidade
 
Leitura alternada

Mateus 13:11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.

A palavra mistério nas Escrituras, não significa algo incompreensível. Ela é usada para indicar as verdades que se compreendem por revelação espiritual, verdades anunciadas desde os tempos mais antigos mas nunca entendidas pelo raciocínio humano material. 

Seção 1 

João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 

O grego "logos", o latim "verbum", que originaram a tradução Verbo, significam simplesmente "palavra". Designava um conceito filosófico que vinha desde 600 a.C. Diz o comentarista que o termo designa "o princípio divino que regula todas as coisas e se manifesta de forma a ser percebido pelo homem". Na teologia cristã, essa manifestação tomou forma na vida e obra de Cristo Jesus.

Salmos 145: 9 O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.

A expressão ternas misericórdias é a tradução de uma palavra hebraica derivada de "ventre" e indica o amor da mãe pelo fruto de seu ventre.

Salos 145: 13 O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações.

O conceito de reino dos céus ou de um universo governado por um rei divino provém de culturas orientais muito antigas. Essas pessoas acreditavam que seus deuses haviam combatido e ganhado de outros deuses, por isso esses deuses protegiam as nações que os adoravam.

A expressão atual "reino dos céus" não aparece no Antigo Testamento. Entretanto, a ideia de um reino divino é amplamente usada em todo o Antigo Testamento. As muitas referências a Deus como "rei" ou "no comando" indica que Deus era compreendido como Rei não somente em Israel, mas também por todas a criação. A diferença é que em Israel a existência divina antes de que o mundo existisse era aceita sem haver questionamento ou necessidade de comprovação. A natureza de Deus era manifestada por meio das Suas ações e direções à humanidade. 
 
Seção 2

2 Cor. 4: 16 não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.

É interessante notarmos que a palavra traduzida como desanimar, no original grego, possui o sentido de "perder o coração", e é importante lembrar que coração era entendido como a origem dos pensamentos e afetos. A frase mesmo que o nosso homem exterior se corrompa quer dizer "mesmo que as condições exteriores parecem muito difíceis e desarmoniosas". Já o nosso homem interior é "a nossa filiação divina" e o verbo renovar significa "ficar novo novamente, e num patamar mais elevado". 

Gênesis 13: 7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores de Ló.

Ló era sobrinho de Abrão e este o havia trazido consigo desde o início de sua migração. Embora viajassem juntos, mantinham cada um suas propriedades em separado. Os dois rebanhos deviam alcançar muitos milhares de cabeças e não havia, naquela região, água e pasto suficiente para todos, especialmente depois da seca recente. Um comentarista faz notar que, se os dois grupos começassem a lutar entre si, ficariam enfraquecidos e sujeitos ao ataque das tribos vizinhas. 

Gênesis 13: 14,15 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. 

Ló havia escolhido a terra mais plana e mais irrigada, deixando a Abrão a zona rochosa e mais árida das colinas. À primeira vista, Abrão havia ficado em desvantagem. Deus porém lhe ordenou que "erguesse os olhos". Mais tarde, com a destruição de Sodoma, Ló teve de fugir para as colinas e perdeu praticamente tudo. 
Seção 3

Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reuno dos céus.

A palavra aqui traduzida como humilde, foi traduzida como "pobre" em outros trechos do Novo Testamento. Entretanto, o significado mais exato da palavra é "mendigo, pedinte". Examinando o sentido figurado desse termo, podemos dizer que Jesus estava se referindo àquele que "pede e espera receber". É interessante notar que a tradução de J.B. Phillips descreve “os humildes de espírito” como “aqueles que sabem que necessitam de Deus”.

Mateus 5: 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

No original grego, a palavra misericórdia inclui a ideia de "agir de acordo com a nossa filiação divina", ou seja, saber que Deus está no controle. É interessante ver que o termo alcançarão, no seu original, significa nada mais do que "terão". Assim, ao agirmos de acordo com a nossa filiação divina, reconhecemos em tudo o que fazemos a nossa filiação divina, veremos tanto a nós como os outros como dignos receptores do bem.

Mateus 5: 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Aqui, Jesus nos mostra a relação de causa e efeito, a causa é Deus, quando agimos começando com Deus, conseguimos perceber o plano perfeito que Deus tem para cada um de nós.

Mateus 5: 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

O qualificativo traduzido como perfeito, é uma palavra grega que tem, como raiz, o substantivo "propósito", "alvo". Portanto, o sentido de perfeito no Novo Testamento seria: "aquele que está de acordo com a finalidade para a qual foi criado e a cumpre". 
Seção 4

Isaías 60: 1 Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti.

Por toda a Bíblia, a luz é tomada como símbolo da presença e da atuação de Deus. 

Isaías 60: 4 Levanta em redor os olhos e vê.

É interessante ressaltar que a expressão levantar em redor os olhos significa "tirar a visão daquilo que está querendo te hipnotizar" e o fata de podermos ver, é vermos a realidade divina sempre presente. 
 

domingo, 13 de setembro de 2015

Lição da semana: 14 - 20 de Setembro, 2015

Tema: A matéria

Leitura alternada

Isaías 41:10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

Na linguagem figurada da Bíblia, é muitas vezes usada a imagem "a direita de Deus" ou a destra de Deus, para significar a força e a capacidade de Deus, pois a mão direita é, na maioria das pessoas, a que tem mais força e destreza.

Isaías 41: 16 Tu os padejarás, e o vento os levará, e redemoinho os espalhará; 

Na colheita do trigo, as espigas eram amassadas e esfregadas de forma a separar os grãos da palha que os envolvia. Feito isso, o agricultor padejava tudo, isto é, como uma espécie de pá, lançava o todo ao ar, de maneira que o vento levasse a palha e os grãos caíssem no chão para serem recolhidos. O profeta usa essa imagem, bastante conhecida do povo, para dizer que a mesma coisa se dará com os montes e outeiros, ou seja, os obstáculos. 

Seção 1

Salmos 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?

Os verbos em hebraico traduzidos como terei medo  e temerei possuem, no seu original, o sentido "mostrar reverência ao que não vem de Deus", por isso podemos entender a esse versículo que não precisamos nos curvar àquilo que sabemos que não é proveniente de Deus, já que não tem autoridade alguma. 

Salmos 27: 4 Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. 

Um comentarista bíblico faz a seguinte paráfrase desse versículo: "Uma coisa peço ao Senhor e me empenharei em consegui-la: que eu possa estar constantemente em comunhão com Deus, contemplando a harmonia da Sua perfeição e sentindo a proteção da Sua presença."

Salmos 36:8 Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber.

A primeira parte desse versículo faz referência à abundância de Bênçãos decorrentes da nossa comunhão, união, com Deus. A segunda parte faz alusão à afluência constante do bem que flui para todos os filhos de Deus, o bem flui como uma torrente, ou seja, sem parar.

Gálatas 6: 8 ... o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

É interessante notar que o verbo traduzido como semear, no original grego, tem o sentido de "aqueles que estão satisfeitos na natureza de". 


Seção 2

1 João 4: 1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.

A palavra grega que corresponde a espírito, significa "vento", "respiração", "corrente de ar". Não se refere, portanto, a alguma entidade misteriosa ou personalidade mística. Essa palavra é muitas vezes usado no Novo Testamento para significar "ideias", "doutrinas", como em Efésios 4:14, onde o autor fala de "vento de doutrina". O verbo traduzido como provar, no original grego, possui o sentido de "analisar", "conferir a procedência".


Por isso, devemos analisar que tipo de ideias influenciam nossas atitudes e ideias.

Salmos 71: 1 Em ti, Senhor, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.

Envergonhado deriva de uma raiz do idioma hebraico que significa "cair em desgraça, geralmente devido ao fracasso próprio ou por falha de algo em que se confiava."

Salmos 71:21 Aumenta a minha grandeza, conforta-me novamente.

No original, a palavra grandeza tem o significado de "grandes coisas que o Senhor fez por mim", é grandeza que vem do Senhor, não se refere a poderio humano.

João 8:32 ... conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

É interessante notar que, aqui, o verbo conhecer, no seu original grego, possui o sentido de "tornar-se familiar com o conhecimento que vem de Deus e com o que provêm disso". 

Ciência e Saúde

262: 10 Não podemos sondar a natureza e a qualidade da criação de Deus, mergulhando nas águas rasas das crenças mortais. (...)

Sondar: tentar conhecer, investigar.


Seção 3


1 Cor. 2:9 Como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Está escrito significa que está sendo citado um treco das Escritas. Neste caso, trata-se de Isaías 64:4.

1 Cor 2:10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

Na cultura hebraica, o Espírito de Deus, o Espírito Santo, tinha duas funções: primeiro, revelar a verdade divina aos homens; segundo, capacitar os homens a reconhecer e compreender a verdade que lhe é revelada.

1 Cor 2:13 Disto também falamos, não em ´palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

Uma outra tradução para essa última frase poderia ser: "interpretando verdades espirituais em linguagem espiritual" ou "interpretando verdades espirituais para homens espirituais". 


Seção 4

Mateus 14:22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.

Esse fato se deu logo após a multiplicação dos pães e dos peixes. As multidões, ao verem esse poder de Jesus, quiseram proclamá-lo rei (João 6: 15). Jesus estava justamente se esquivando disso e por esse motivo compeliu os discípulos a irem embora pois, provavelmente, eles não desgostaram da ideia. 

Lucas 5: 17 Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.

De acordo com um comentarista bíblico a frase "estava com ele" não faz parte do texto original, foi acrescentado com as diversas traduções que aconteceram. O verbo no original grego quer dizer "estar presente", por isso podemos ver que o poder de Deus está presente e acessível a todos e não está ligado à uma pessoa ou localidade. 

Seção 5

Salmos 84: 2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!

A expressão os átrios do Senhor é uma referência ao Templo do Senhor, tomado como símbolo da presença de Deus. Equivale a dizer: "Suspiro por sentir a presença de Deus". A palavra carne vem de um termo hebraico que, entre outras coisas, significa "aparência exterior". O coração representava o íntimo da pessoa. Portanto, a segunda parte do versículo pode ser entendido como "meu eu interior e o meu eu exterior", ou seja, "todo o meu ser". 

Marcos 13:37 O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!

É interessante vermos que o verbo vigiar, no original grego, inclui a ideia de "aplicar um olhar meticuloso, cuidadoso em tudo o que se faz". 

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Lição da semana: 7 a 13 de setembro, 2015

A substância

Texto áureo Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

O dízimo era dez por cento das colheitas e rebanhos de um israelita,  dado a Deus em agradecimento ao suprimento recebido. Podia-se comprar de volta parte do dízimo, mas pagando  vinte por cento sobre ela(ver Levítico 27:31). Essas regras não foram seguidas por todos, e assim Malaquias  tentava  incentivar uma maior devoção a Deus. Nesse versículo, Malaquias ensina a natureza amorosa de Deus, mostrando à sua audiência que nada se perde quando se dá a Deus, mas ganha-se  muito mais.

Leitura Alternada

A carta de Paulo era dirigida aos Coríntios, mas nela ele se refere à comunidade cristã na Macedônia, um país que fica ao norte da Grécia.  A Macedônia foi a primeira parte da Europa a receber a mensagem do evangelho diretamente de Paulo, e manteve-se como um importante lugar de seu trabalho missionário. Os cristãos macedônios tiveram de suportar um difícil período de teste, não só por causa da pobreza em decorrência da exploração de seu país pela ocupação Romana, mas também pelos maus-tratos das mãos daqueles antagônicos ao Cristianismo.
O enfoque de Paulo à igreja de Corinto era a dificuldade, muitas vezes, é o meio pelo qual nos volvemos a Deus e aprofundamos  a nossa fé, como os macedônios haviam demonstrado. Este aprofundamento produziu a "generosidade" que ele se refere, ou seja, a abundância da fé e da generosidade de espírito, as quais ele tão calorosamente elogiou na Igreja da Macedônia.

Seção 1

Êxodo 16: 16 Eis o que o SENHOR vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.

Gômer: uma medida para secos de 1/10 de êfa , o equivalente a 2 litros por pessoa.

Mateus 6:31-32 31  ... não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;

A Bíblia na Linguagem de Hoje diz: “não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida? “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.”

Ciência e Saúde

275: 14 Toda a substância, a inteligência, a sabedoria, a existência, a imortalidade, a causa e o efeito pertencem a Deus. Esses são Seus atributos, as manifestações eternas do infinito Princípio divino, o Amor...

Atributos: o que é próprio e peculiar a alguém

264: 13 À medida que os mortais alcançam perspectivas mais corretas a respeito de Deus e do homem, inumeráveis objetos da criação, que antes eram invisíveis, se tornam visíveis.

Perspectiva: forma ou aparência sob a qual algo se apresenta.
Visível: passível de ser visto; perceptível pela vista

Seção 2

Deuter. 30:9 O SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará;

Deuteronômio, o quinto livro da Bíblia, foi assim chamado na primeira tradução para o grego, a Septuaginta. Esse nome significa: “Segunda lei, repetição da lei”. Nele estão repetidos os Dez Mandamentos, já incluídos no livro de êxodo, e são acrescentadas e detalhadas diversas outras leis que visavam a estabelecer regras para a vida dos Israelitas na terra que eles passariam a habitar após a travessia do deserto. O povo de Israel havia sido um povo de pastores antes de ir para o Egito e nos primeiros tempos de sua estadia lá. Depois, tornara-se um povo escravo, fabricante de tijolos e serventes de construção. Ao entrar na terra de Canaã, eles iriam enfrentar uma nova revolução na economia: tornar-se-iam um povo de agricultores (a agricultura era uma atividade estranha à sua cultura e até um tanto desprezada), além de voltar à atividade pastoril. Daí a promessa contida no versículo acima, para encorajá-los a enfrentar essas novas atividades nas quais seriam abençoados como o foram seus ancestrais.

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

A palavra justiça no original tem o significado de “aquilo que é correto de acordo com Deus”. A fome e a sede representam o estado mental daqueles que estão sedentos que desejam ardentemente agir de acordo com Deus. Aqui Jesus nos mostra a firmeza das leis de Deus, o único efeito dessa lei é a justiça, não há outro fruto possível. A palavra farto significa que seremos completos, nada nos faltará. Uma outra maneira de lermos essa bem-aventurança é: “Felizes são aqueles que buscam agir de acordo com Deus, porque satisfeitos.”

Ciência e Saúde

2:4 Somos beneficiados por orar?...

Beneficiado: que recebeu vantagem, benefício; que foi melhorado, ampliado.

241: 19 -25 A substância de toda devoção é o reflexo e a demonstração do Amor divino, curando a doença e destruindo o pecado. (...)

Devoção: apego sincero e fervoroso a Deus.

496: 6-15 ... Todos temos de aprender que a Vida é Deus. Pergunta-te: Estou vivendo a vida que mais se aproxima do bem supremo.

Supremo: que está acima de qualquer coisa, que se refere ou pertence a Deus.

Seção 3

Mateus 20: 1  Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha.

Nos tempos bíblicos era comum os homens se reunirem perto do mercado ou à porta da cidade e esperar para serem contratados para o dia. Essas pessoas costumavam não ter habilidades comerciais por isso eram contratadas para jardinagem, agricultura e outros trabalhos manuais. O valor a ser dado pelo seu trabalho foi negociado pelo empregador, embora não fosse incomum  o trabalhador tentar obter um valor a mais no final do dia. O pagamento foi dado ao pôr do sol. Como geralmente eram extremamente pobres (Deuteronômio 24:14, 15), o costume hebraico e a lei tentaram proteger estes trabalhadores. Eles precisavam do salário do seu dia para a refeição da noite de sua família (e não costumam comprar mais).

Ciência e Saúde

541:15 A crença errônea de que a vida, a substância e a inteligência possam ser materiais produz ruptura, desde o começo, na vida e na fraternidade do homem.

Ruptura: interrupção de continuidade; divisão, corte; quebra de relações sociais ou compromissos; violação ou infração de contrato ou acordo. 
Fraternidade: união, afeto de irmão para irmão, o amor ao próximo.

494: 11-16 Não é bom imaginar que Jesus tenha demonstrado o poder divino de curar somente para um número seleto de pessoas ou por um período de tempo limitado, pois para toda humanidade e a todo momento o Amor divino propicia todo o bem.

Seleto: escolhido.
Propiciar: proporcionar as condições para a realização de (algo).

Seção 4 

Atos 3:6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!

Esta é a primeira cura relatada no livro de Atos e a primeira cura efetuada por Pedro, um dos apóstolos de Jesus. O homem coxo estava pedindo dinheiro ou alguma caridade, mas o capítulo anterior relata que os membros da comunidade cristã de Jerusalém tinham reunido todos os seus recursos e estavam vivendo em comunidade (ver 02:44, 45). Então, Pedro e João verdadeiramente não tinham dinheiro para dar ao homem.
Na cultura hebraica, as qualidades e características de uma pessoa eram consideradas inerentes ao seu “nome”. Por isso, invocar o nome de Jesus Cristo, significava invocar as qualidades e a autoridade dele, para que atuassem nas circunstâncias do momento.

Ciência e Saúde

278: 4-5 O Espírito é a única substância e consciência reconhecida pela Ciência divina.

Reconhecer: admitir ou certificar como verdadeiro.

316: 21-22 O Cristo apresenta o homem indestrutível, a quem o Espírito cria, constitui e governa.

Constituir: ser ou ter como a parte principal; formar(-se), compor(-se).

Seção 5

O livro de Joel é um dos 12 livros do Antigo Testamento conhecidos como os Profetas Menores (devido ao seu pequeno tamanho). O próprio profeta viveu em Judá nalguma época entre os anos de 800 e 500 aC. Ele profetizou a vinda de uma dupla calamidade: a escassez de água e uma praga de gafanhotos. Joel instou as pessoas a se voltarem para Deus com arrependimento e em oração, o que resultaria no término da praga, e as chuvas em retomariam ao seu equilíbrio para que a terra se tornasse produtiva novamente.
A "chuva temporã", eram as chuvas de outono, entre meados de outubro e meados de dezembro. Estas aconteciam após a infestação de gafanhotos do verão na época do plantio. A "chuva serôdia", ou a chuva da primavera, acontecia em março e abril para sustentar os jovens plantações.

Ciência e Saúde

298: 2-4 ...Despontam na fé e resplandecem em pleno fulgor na compreensão espiritual.

Despontar: começar a aparecer, a revelar-se; surgir, nascer, brotar

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Lição da Semana: 24 a 30 de agosto, 2015

Tema: Cristo Jesus

Texto áureo

1 Cor. 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.


No original grego a palavra comunhão inclui a ideia de "companhia", "associação", "parceria". De acordo com um comentarista bíblico este versículo nos incita a nos tornarmos conscientes da nossa associação com o Cristo e demonstrarmos as qualidades crísticas tão bem manifestadas por Jesus.

Seção 1

Gálatas 4: 4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.

Conforme um comentarista bíblico ressalta que a expressão plenitude do tempo  significa "a perfeição de Deus que é manifestada quando os homens estão dispostos a ver". Ou seja, a plenitude do tempo acontece a todo o momento basta nós estarmos dispostos a ver.

1 João 4: 15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, deus permanece nele, e ele, em Deus.

O verbo traduzido como confessar, no original grego, significa "declarar publicamente", "concordar", "agir de acordo com". 

Ciência e Saúde

325: Vem a hora em que a origem espiritual do homem, isto é, a Ciência divina que fez com que Jesus viesse à presença humana, será compreendida e demonstrada.

O que significa ter uma origem espiritual? Pense sobre as maneiras de como Jesus provou a origem espiritual e como você pode manifestar a sua.

Seção 2

João 1: 34 Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

Desde o Antigo Testamento, "Filho de Deus" era o título do Messias e não indicava um ser sobre-humano, mas simplesmente "o ungido" de Deus, ou seja, inspirada e designado por Ele. 

João 1: 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!

No Antigo Testamento, o cordeiro era símbolo de inocência e suavidade, pureza e mansidão. Era também o símbolo central da Páscoa e do sacrifício realizado nesse dia. E a Páscoa representava a libertação da escravidão no Egito e o chamado de Deus para um relacionamento, uma aliança, com Ele. Todos esses significados estão sem dúvida presentes nas palavras de João Batista, ao definir Jesus e seu ministério, especialmente se levarmos em consideração que a crucificação se deu na época da Páscoa dos judeus. 

Ciência e Saúde

323: 34-2 A disposição de tornar-se como uma criança e de deixar o velho pelo novo faz com que o pensamento seja receptivo à ideia  avançada.

Como é possível deixar os pensamentos confusos e substitui-los pelos sinônimos de Deus?

Seção 3

Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].

Jesus está citando Odéias 6:6, do Antigo Testamento. Era uma repreensão aos fariseus que davam grande importancia aos holocaustos, isto é, aos sacrifícios de animais, nos ritos e cerimônias, achando que eles seriam suficientes para purificar-se dos pecados. 

Seção 4

Salmos 107: 1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e asua misericórdia dura para sempre.

A palavra hebraica muitas vezes traduzida como misericórdia é rica em significado. Os estudiosos dizem que ela qualifica o relacionamento especial de Deus com Seus filhos, um relacionamento caracterizado por um amorconstante, imutável, fiel, cheio de ternura e cuidados. Tudo isso é que está incluído nessa palavra. 

Lucas 7: 39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. 

Na lógica do fariseu, se Jesus soubesse que a mulher era pecadora, não se deixaria tocar por ela, pois os fariseus achavam que mesmo o simples toque acidental de algum pecador, poderia tornar alguém impuro. Por isso, ao andar na rua, os fariseus cuidavam para não tocar nem serem tocados pelas pessoas comuns. 

Seção 5

Mateus 20:30 E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!

O fato de os cegos chamarem-no "Filho de Davi" mostra que eles aceitavam Jesus como o Messias prometido, que o judeus espervam, pois a profecia dizia que o Messias seria um descedente de Davi. 

Seção 6

Hebreus 12: 2 olhando firmamente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suporta a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 

O termo traduzido como Autor pode ter diversos significados: "o que inicia", "o que vai à frente, dando o exemplo"; "o que proporciona a oportunidade". Diversos comentários dizem, para exemplicar a expressão Consumador da fé: "o que deu a mais completa expressão de fé"; "o que deu o exemplo máximo da fé"; " o que elevou a fé ao máximo da perfeição". 







Lição da Semana: 31 de agosto a 6 de setembro, 2015

Tema: O Homem

Leitura alternada

Salmos 67:1 Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto;

Gracioso” significa “misericordioso” no sentido de um rei que tem misericórdia de seus súditos.

Seção 1

Salmos 8: 4  que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?

Lembrar-se na Bíblia frequentemente não é somente “trazer à mente” ou “estar no pensamento”,  mas  expressar sua preocupação, agir com cuidado amoroso. Quando Deus se lembra de seus filhos, ele o faz "com generosidade".

Ciência e Saúde

517:29 ... O homem não é feito para lavrar a terra. Seu direito inato é domínio, não servidão

Inato: inerente, natural

Seção 2

Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.

Caos:  informe,  vazio

Ciência e Saúde

258: 14-25 ... As capacidades humanas se ampliam e se aperfeiçoam na proporção em que a humanidade alcança o verdadeiro conceito a respeito do homem e de Deus.

Ampliar: tornar mais desenvolvido, mais completo
Aperfeiçoar: tornar(-se) perfeito ou mais perfeito

Seção 3

2Sam. 15:2-6 Absalão era filho do rei David, o terceiro de sua esposa síria, Maaca. David tinha proibido seu filho de permanecer em sua presença após Absalão ter matado seu meio-irmão em vingança pelo estupro de sua irmã Tamar (ver II Samuel 13). Depois de alguns anos, pai e filho se reconciliaram, e Absalão começou a conspirar contra David.

No tempo do Rei David, era costume o rei de Israel, pela manhã, vir até a porta e conhecer se encontrar com algumas pessoas para ajudá-las a resolver os seus litígios e problemas. Absalão ia até a porta mais cedo do que o rei Davi e permanecia lá enquanto o rei não no período em que o rei não estava lá.
É fácil imaginar o alívio que as pessoas sentiam tendo suas causas julgadas e respondidas logo cedo, especialmente se estavam aguardando há longo tempo ou até mesmo tendo de voltarue voltar dia após dia.

Salmos 37:37  Observa o homem íntegro e atenta no que é reto; porquanto o homem de paz terá posteridade.

Integro” é a tradução de uma palavra hebraica que significa “perfeito”,  “completo” “moralmente inocente”.  “Terá posteridade” é uma forma de dizer “terá futuro”, ou seja, não será aniquilado, nem inútil.

Ciência e Saúde

491: 28 A pessoalidade não é a individualidade do homem.

Pessoalidade: qualidade de pessoa; personalidade

91:15 A renúncia ao ego material ajuda a discernir a individualidade espiritual e eterna do homem, e destrói o conhecimento errôneo obtido da matéria ou daquilo que chamamos sentidos materiais.

Discernir: perceber claramente (algo, diferenças etc.); distinguir, diferenciar.

430:3-6 A mente mortal tem de romper com o erro, tem de se despojar de si mesma e de seus feitos, e então a plenitude imortal do homem, o ideal-Cristo, aparecerá.

Plenitude: estado do que é inteiro, completo; totalidade, integridade

Seção 4

João 9:2  E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

Os mestres judeus acreditavam que o sofrimento, inclusive a cegueira era sempre devido a um pecado. Poder-se-ia sofrer pelos pecados dos pais ou mesmo por um cometido pela mãe ou feto durante a gravidez.

Ciência e Saúde

63:5 Na Ciência o homem é gerado pelo Espírito. O belo, o bom e o puro constituem sua ascendência.

Ascendência: movimento ou direção para cima; processo de elevação; subida.

381: 21-28 ... Pela compreensão, tens de encontrar a saída do emaranhado das teorias humanas sobre a saúde, pois do contrário jamais acreditarás que estás inteiramente livre de alguma doença. 

Emaranhado: diz-se de ou o que se apresenta misturado confusamente, que não tem ordem e/ou clareza

Seção 5

Centurião:   oficial do exército romano

Ciência e Saúde

306:27 Imperturbada em meio ao testemunho gritante dos sentidos materiais, a Ciência, que permanece soberana, está desdobrando para os mortais o imutável, harmonioso, divino Princípio – está desdobrando a Vida e o universo, sempre presentes e eternos.

Desdobrar: desenvolver(-se) sucessivamente; desenrolar(-se),