terça-feira, 1 de setembro de 2015

Lição da Semana: 24 a 30 de agosto, 2015

Tema: Cristo Jesus

Texto áureo

1 Cor. 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.


No original grego a palavra comunhão inclui a ideia de "companhia", "associação", "parceria". De acordo com um comentarista bíblico este versículo nos incita a nos tornarmos conscientes da nossa associação com o Cristo e demonstrarmos as qualidades crísticas tão bem manifestadas por Jesus.

Seção 1

Gálatas 4: 4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.

Conforme um comentarista bíblico ressalta que a expressão plenitude do tempo  significa "a perfeição de Deus que é manifestada quando os homens estão dispostos a ver". Ou seja, a plenitude do tempo acontece a todo o momento basta nós estarmos dispostos a ver.

1 João 4: 15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, deus permanece nele, e ele, em Deus.

O verbo traduzido como confessar, no original grego, significa "declarar publicamente", "concordar", "agir de acordo com". 

Ciência e Saúde

325: Vem a hora em que a origem espiritual do homem, isto é, a Ciência divina que fez com que Jesus viesse à presença humana, será compreendida e demonstrada.

O que significa ter uma origem espiritual? Pense sobre as maneiras de como Jesus provou a origem espiritual e como você pode manifestar a sua.

Seção 2

João 1: 34 Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

Desde o Antigo Testamento, "Filho de Deus" era o título do Messias e não indicava um ser sobre-humano, mas simplesmente "o ungido" de Deus, ou seja, inspirada e designado por Ele. 

João 1: 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!

No Antigo Testamento, o cordeiro era símbolo de inocência e suavidade, pureza e mansidão. Era também o símbolo central da Páscoa e do sacrifício realizado nesse dia. E a Páscoa representava a libertação da escravidão no Egito e o chamado de Deus para um relacionamento, uma aliança, com Ele. Todos esses significados estão sem dúvida presentes nas palavras de João Batista, ao definir Jesus e seu ministério, especialmente se levarmos em consideração que a crucificação se deu na época da Páscoa dos judeus. 

Ciência e Saúde

323: 34-2 A disposição de tornar-se como uma criança e de deixar o velho pelo novo faz com que o pensamento seja receptivo à ideia  avançada.

Como é possível deixar os pensamentos confusos e substitui-los pelos sinônimos de Deus?

Seção 3

Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].

Jesus está citando Odéias 6:6, do Antigo Testamento. Era uma repreensão aos fariseus que davam grande importancia aos holocaustos, isto é, aos sacrifícios de animais, nos ritos e cerimônias, achando que eles seriam suficientes para purificar-se dos pecados. 

Seção 4

Salmos 107: 1 Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e asua misericórdia dura para sempre.

A palavra hebraica muitas vezes traduzida como misericórdia é rica em significado. Os estudiosos dizem que ela qualifica o relacionamento especial de Deus com Seus filhos, um relacionamento caracterizado por um amorconstante, imutável, fiel, cheio de ternura e cuidados. Tudo isso é que está incluído nessa palavra. 

Lucas 7: 39 Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. 

Na lógica do fariseu, se Jesus soubesse que a mulher era pecadora, não se deixaria tocar por ela, pois os fariseus achavam que mesmo o simples toque acidental de algum pecador, poderia tornar alguém impuro. Por isso, ao andar na rua, os fariseus cuidavam para não tocar nem serem tocados pelas pessoas comuns. 

Seção 5

Mateus 20:30 E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós!

O fato de os cegos chamarem-no "Filho de Davi" mostra que eles aceitavam Jesus como o Messias prometido, que o judeus espervam, pois a profecia dizia que o Messias seria um descedente de Davi. 

Seção 6

Hebreus 12: 2 olhando firmamente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suporta a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 

O termo traduzido como Autor pode ter diversos significados: "o que inicia", "o que vai à frente, dando o exemplo"; "o que proporciona a oportunidade". Diversos comentários dizem, para exemplicar a expressão Consumador da fé: "o que deu a mais completa expressão de fé"; "o que deu o exemplo máximo da fé"; " o que elevou a fé ao máximo da perfeição". 







Nenhum comentário:

Postar um comentário