segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Lição da semana: 7 a 13 de setembro, 2015

A substância

Texto áureo Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

O dízimo era dez por cento das colheitas e rebanhos de um israelita,  dado a Deus em agradecimento ao suprimento recebido. Podia-se comprar de volta parte do dízimo, mas pagando  vinte por cento sobre ela(ver Levítico 27:31). Essas regras não foram seguidas por todos, e assim Malaquias  tentava  incentivar uma maior devoção a Deus. Nesse versículo, Malaquias ensina a natureza amorosa de Deus, mostrando à sua audiência que nada se perde quando se dá a Deus, mas ganha-se  muito mais.

Leitura Alternada

A carta de Paulo era dirigida aos Coríntios, mas nela ele se refere à comunidade cristã na Macedônia, um país que fica ao norte da Grécia.  A Macedônia foi a primeira parte da Europa a receber a mensagem do evangelho diretamente de Paulo, e manteve-se como um importante lugar de seu trabalho missionário. Os cristãos macedônios tiveram de suportar um difícil período de teste, não só por causa da pobreza em decorrência da exploração de seu país pela ocupação Romana, mas também pelos maus-tratos das mãos daqueles antagônicos ao Cristianismo.
O enfoque de Paulo à igreja de Corinto era a dificuldade, muitas vezes, é o meio pelo qual nos volvemos a Deus e aprofundamos  a nossa fé, como os macedônios haviam demonstrado. Este aprofundamento produziu a "generosidade" que ele se refere, ou seja, a abundância da fé e da generosidade de espírito, as quais ele tão calorosamente elogiou na Igreja da Macedônia.

Seção 1

Êxodo 16: 16 Eis o que o SENHOR vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.

Gômer: uma medida para secos de 1/10 de êfa , o equivalente a 2 litros por pessoa.

Mateus 6:31-32 31  ... não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;

A Bíblia na Linguagem de Hoje diz: “não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida? “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.”

Ciência e Saúde

275: 14 Toda a substância, a inteligência, a sabedoria, a existência, a imortalidade, a causa e o efeito pertencem a Deus. Esses são Seus atributos, as manifestações eternas do infinito Princípio divino, o Amor...

Atributos: o que é próprio e peculiar a alguém

264: 13 À medida que os mortais alcançam perspectivas mais corretas a respeito de Deus e do homem, inumeráveis objetos da criação, que antes eram invisíveis, se tornam visíveis.

Perspectiva: forma ou aparência sob a qual algo se apresenta.
Visível: passível de ser visto; perceptível pela vista

Seção 2

Deuter. 30:9 O SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará;

Deuteronômio, o quinto livro da Bíblia, foi assim chamado na primeira tradução para o grego, a Septuaginta. Esse nome significa: “Segunda lei, repetição da lei”. Nele estão repetidos os Dez Mandamentos, já incluídos no livro de êxodo, e são acrescentadas e detalhadas diversas outras leis que visavam a estabelecer regras para a vida dos Israelitas na terra que eles passariam a habitar após a travessia do deserto. O povo de Israel havia sido um povo de pastores antes de ir para o Egito e nos primeiros tempos de sua estadia lá. Depois, tornara-se um povo escravo, fabricante de tijolos e serventes de construção. Ao entrar na terra de Canaã, eles iriam enfrentar uma nova revolução na economia: tornar-se-iam um povo de agricultores (a agricultura era uma atividade estranha à sua cultura e até um tanto desprezada), além de voltar à atividade pastoril. Daí a promessa contida no versículo acima, para encorajá-los a enfrentar essas novas atividades nas quais seriam abençoados como o foram seus ancestrais.

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

A palavra justiça no original tem o significado de “aquilo que é correto de acordo com Deus”. A fome e a sede representam o estado mental daqueles que estão sedentos que desejam ardentemente agir de acordo com Deus. Aqui Jesus nos mostra a firmeza das leis de Deus, o único efeito dessa lei é a justiça, não há outro fruto possível. A palavra farto significa que seremos completos, nada nos faltará. Uma outra maneira de lermos essa bem-aventurança é: “Felizes são aqueles que buscam agir de acordo com Deus, porque satisfeitos.”

Ciência e Saúde

2:4 Somos beneficiados por orar?...

Beneficiado: que recebeu vantagem, benefício; que foi melhorado, ampliado.

241: 19 -25 A substância de toda devoção é o reflexo e a demonstração do Amor divino, curando a doença e destruindo o pecado. (...)

Devoção: apego sincero e fervoroso a Deus.

496: 6-15 ... Todos temos de aprender que a Vida é Deus. Pergunta-te: Estou vivendo a vida que mais se aproxima do bem supremo.

Supremo: que está acima de qualquer coisa, que se refere ou pertence a Deus.

Seção 3

Mateus 20: 1  Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha.

Nos tempos bíblicos era comum os homens se reunirem perto do mercado ou à porta da cidade e esperar para serem contratados para o dia. Essas pessoas costumavam não ter habilidades comerciais por isso eram contratadas para jardinagem, agricultura e outros trabalhos manuais. O valor a ser dado pelo seu trabalho foi negociado pelo empregador, embora não fosse incomum  o trabalhador tentar obter um valor a mais no final do dia. O pagamento foi dado ao pôr do sol. Como geralmente eram extremamente pobres (Deuteronômio 24:14, 15), o costume hebraico e a lei tentaram proteger estes trabalhadores. Eles precisavam do salário do seu dia para a refeição da noite de sua família (e não costumam comprar mais).

Ciência e Saúde

541:15 A crença errônea de que a vida, a substância e a inteligência possam ser materiais produz ruptura, desde o começo, na vida e na fraternidade do homem.

Ruptura: interrupção de continuidade; divisão, corte; quebra de relações sociais ou compromissos; violação ou infração de contrato ou acordo. 
Fraternidade: união, afeto de irmão para irmão, o amor ao próximo.

494: 11-16 Não é bom imaginar que Jesus tenha demonstrado o poder divino de curar somente para um número seleto de pessoas ou por um período de tempo limitado, pois para toda humanidade e a todo momento o Amor divino propicia todo o bem.

Seleto: escolhido.
Propiciar: proporcionar as condições para a realização de (algo).

Seção 4 

Atos 3:6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!

Esta é a primeira cura relatada no livro de Atos e a primeira cura efetuada por Pedro, um dos apóstolos de Jesus. O homem coxo estava pedindo dinheiro ou alguma caridade, mas o capítulo anterior relata que os membros da comunidade cristã de Jerusalém tinham reunido todos os seus recursos e estavam vivendo em comunidade (ver 02:44, 45). Então, Pedro e João verdadeiramente não tinham dinheiro para dar ao homem.
Na cultura hebraica, as qualidades e características de uma pessoa eram consideradas inerentes ao seu “nome”. Por isso, invocar o nome de Jesus Cristo, significava invocar as qualidades e a autoridade dele, para que atuassem nas circunstâncias do momento.

Ciência e Saúde

278: 4-5 O Espírito é a única substância e consciência reconhecida pela Ciência divina.

Reconhecer: admitir ou certificar como verdadeiro.

316: 21-22 O Cristo apresenta o homem indestrutível, a quem o Espírito cria, constitui e governa.

Constituir: ser ou ter como a parte principal; formar(-se), compor(-se).

Seção 5

O livro de Joel é um dos 12 livros do Antigo Testamento conhecidos como os Profetas Menores (devido ao seu pequeno tamanho). O próprio profeta viveu em Judá nalguma época entre os anos de 800 e 500 aC. Ele profetizou a vinda de uma dupla calamidade: a escassez de água e uma praga de gafanhotos. Joel instou as pessoas a se voltarem para Deus com arrependimento e em oração, o que resultaria no término da praga, e as chuvas em retomariam ao seu equilíbrio para que a terra se tornasse produtiva novamente.
A "chuva temporã", eram as chuvas de outono, entre meados de outubro e meados de dezembro. Estas aconteciam após a infestação de gafanhotos do verão na época do plantio. A "chuva serôdia", ou a chuva da primavera, acontecia em março e abril para sustentar os jovens plantações.

Ciência e Saúde

298: 2-4 ...Despontam na fé e resplandecem em pleno fulgor na compreensão espiritual.

Despontar: começar a aparecer, a revelar-se; surgir, nascer, brotar

Nenhum comentário:

Postar um comentário