segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Lição da semana: 2 a 8 de novembro, 2015

Tema: Adão e a queda do homem


Seção 1

Salmos 78:2 Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.

Em Mateus 13: 35, o Evangelhista cita esse versículo de Salmos para justificar o fato de Jesus falar por parábolas. Em vez de enigmas dos tempos antigos, o Evangelhista diz "coisas ocultas desde a criação". Um comentarista bíblico faz ressaltar que a verdade sobre a criação era um enigma ou estava oculta pela multidão de ritos, cerimônias e preceitos materiais.


Seção 2

E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, esste ou seus pais, para que nascesse cego?

Parece estranho que os discípulos se perguntassem se ele havia pecado, para nascer  cego. Como poderia ter pecado antes de nascer? Os judeus porém acreditavam que o feto tinha inteligência e personalidade própria, agindo e reagindo como qualquer ser humano. Isso fica claro em Gênesis 25: 22-26 e Lucas 1: 41.
Seção 3

Prov. 31: 10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. 

A palavra traduzida como virtuosa tem, em realidade, o significado de "excelente, capaz". Um comentarista bíblico faz notar que a mulher descrita neste e nos versículo seguintes nada tem da mera "auxiliadora" do homem, de que fala o segundo capítulo do Gênesis, mas é uma pessoa com plena capacidade de prover ao sustento da família e de realizar negócios. Na época em que o texto foi escrito, tratava-se de um conceito completamente revolucionário.

Seção 4

Gênesis 3:1 ... a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

Aqui o escritor parece ter a intenção de explicar a origem do mal. Em diversas culturas antigas, bem como na Mesopotâmia, era tomada a figura da serpente como símbolo do mal. Um comentarista bíblico afira que podemos reconhecer nessa história a parábola de como se processa toda e qualquer tentação, na experiência humana. 

Lucas 10: 17, 18 Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.

Nota um comentarista que, enquanto os discípulos se alegravam pela expulsão de diversos demônios, patente na cura de casos individuais, Jesus via a expulsão de todo o mal, simbolizado pelo namo Satanás. A expressão como um relâmpago é a coisa mais rápida que o olho humano consegue ver. Portanto, o Mestre via que o mal era expulso de forma instantânea. 

Atos 12: 9, 10 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo. 

A palavra satan, no hebraico, era originalmente um substantivo comum que significava "adversário", "opnente", "aquele que resiste", "aquele que ataca". Mais tarde, como nome prórpio, passou a denominar "o oposto do bem". Com o acréscimo de um sufixo, "satanás", no grego, significa "acusador". A ´palavra "serpente", tanto no hebraico como no grego, tinha o sentido figurado de "enganador por meio de encantamentos", vindo daí sua classificação como "sedutor de todo o mundo". 


Seção 5

Apoc. 21:1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

Os adjetivos novo e nova, no original, não significavam novos em idade, em tempo, ou seja, criados recentemente. Significavam, isso sim, "intactos, sem uso, sem estragos, sem desgaste". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário