quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ação de Graças

Seção 1

1 Crôn. 28: 2 Pôs-se o rei Davi em pé e disse: Ouvi-me, irmãos meus e povo meu: Era meu propósito de coração edificar uma casa de repouso para a arca da Aliança do Senhor e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.

Nos trechos aqui selecionados, o reinado de Davi está quase no fim. Seu desejo sempre foi de construir um templo digno de abrigar a arca da Aliança, porém Deus o fez saber que seria o filho de Davi, Salomão, que iria cumprir este desejo. Davi reuni a todos os líderes de Israel e dirigi-se a eles com uma espécie de discurso de despedida. Depois de assegurar o direito de seu filho ao trono, não por hereditariedade, mas por ser escolhido de Deus, ele pede que o povo apoie a Salomão. 


Seção 2 

Apoc. 7:12 ... O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos.

Apesar das palavras poder e força serem muito semelhantes as duas são necessárias para transmitir a ideia da onipotência divina. Poder inclui a ideia de habilidade e autoridade, já a palavra força transmite a ideia de vigor e energia. 

Coloss. 2: 6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,

O verbo aqui traduzido como receber tem o sentido de "admitir como autoridade", "reconhecer o poder de". Por isso, podemos ler esse versículo como "Ora, como reconhecemos a autoridade de Cristo Jesus, o Senhor, assim devemos agir conforme ele."


Seção 3

Salmos 46: 4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Um comentarista bíblico diz que o rio simboliza a fonte perene da vida que é a presença de Deus. 

2 Cor. 2: 14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.

Os romanos tinham a tradição de conduzir em triunfo seus heróis, numa procissão em que era espalhado incenso ao redor. Paulo usa essa imagem para fazer um paralelo: o cristão é conduzido em triunfo, mas a fragrância não é a do incenso mas a do conhecimento de Deus. Um comentarista bíblico nota também que os judeus usavam a palavra fragrância para simbolizar o poder da palavra quando é pregada, ela se espalha como uma fragrância. 


Seção 4

João 5: 4 [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]

Esse versículo aparece entre colchetes na Bíblia, isso significa que ele não consta dos textos gregos mais antigos, e foi introduzido posteriormente, talvez para explicar o porquê da resposta do paralítico no versículo 7. Tratava-se realmente de uma crença da época. O que acontecia, em realidade, era que por baixo do tanque Betesda havia uma mina de água intermitente. Quando entrava um fluxo de água, agitava-se naturalmente a água que já estava no tanque. Pro ignorância, esse fenômeno natural era atribuído a um anjo, tendo por isso poder curativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário