domingo, 15 de novembro de 2015

Lição da Semana: 16 a 22 de Novembro, 2015

Tema: A Alma e o Corpo

Seção 1

Salmos 42: 1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
O verbo suspirar tem o sentido de "desejar", "ter a expectativa de".

Isaías 43:1 agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo nome, tu és meu.

O verbo remir, variação de "redimir", significa literalmente "comprar de novo". É usado na Bíblia para indicar o cumprimento da antiga lei do Oriente, pela qual o parente mais próximo de alguém pagava as dívidas deste, resgatava as propriedades da família que porventura houvessem sido vendidas, resgatava a pessoa da escrividão ou, se fosse o caso, cuidava de sua viúva e de seus filhos. Esse mesmo verbo repetidamente na Bíblia em relação a Deus para, justamente, significar sua atuação como nosso parente mais próximo, nosso libertador da escravidão, e assim por diante. 

Isaías 60:19 Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória.

É interessante notar que aqui, fica claro que para termos a nossa luz ou direção não necessitamos de nada material a não ser Deus. 

Seção 2

Lament. 2: 13 A quem te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei, para te consolar a ti, ó virgem filha de Sião? Porque grande como o mar é a tua calamidade; quem te acudirá?

O livro de Lamentações é uma resposta, em cinco poemas, a uma grande tragédia nacional - à queda de Jerusalém e à perda do templo de Salomão durante a invasão babilônica em 586 a.C. A palavra hebraica traduzida como calamidade, no original, é usada para descrever a destruição de uma muralha de proteção, essa mesma palavra pode ser traduzida como "destruição" ou "ruína". A imagem do mar aqui usada mostra o tamanho da tragédia que assolou Israel.

Isaías 66: 13 Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. 

A expressão em Jerusalém é uma maneira de dizer "na presença de Deus", pois o Templo (onde se acreditava que Deus estivesse pessoalmente presente) localizava-se em Jerusalém. 

Seção 3

Mateus 6: 31,32 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Por que que os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.

A Bíblia na Linguagem de Hoje diz: "Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: Onde é que vamos arranjar comida? ou Onde é que vamos arranjar bebida? ou Onde é que vamos arranjar roupas? Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso". 

Seção 5

Marcos 16:17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;

Em nome de Jesus não era simplesmente uma fórmula supersiticiosa, nem se tratava de palavras mágicas. O nome, na cultura hebraica, significava a natureza, a essênia do indiíduo que o levava, era a expressão do seu caráter e da força dominante em sua vida. Expelir demônios, etc "em nome de Cristo Jesus" significava portanto "com a autoridade da natureza do Cristo e de acordo com o seu caráter."

Seção 6

2 Cor. 1: 21, 22 aquele que nos confirma conoso em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso oração.


A figura do penhor foi tirada da prática comercial. Era o pagamento inicial, pelo qual o comprador se comprometia a completar a transação e a pagar o preço total combinado. Hoje nós diríamos "pagamento do sinal". As bençãos espirituais que recebemos agora são a garantia da salvação total e da relação plena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário