domingo, 24 de julho de 2016

Lição da semana: 25 a 31 de julho, 2016

Tema: O Amor

Leitura alternada


Salmos 91:2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.


A palavra baluarte significa "fortaleza", "local absolutamente seguro". É interessante notar que o verbo confiar significa "pôr (algo, alguém ou a si próprio) sob a guarda e/ou os cuidados de", "entregar a responsabilidade de um trabalho, missão etc".

 
Seção 1
Ciência e Saúde

248:3 O Amor jamais perde de vista a beleza.

É interessante notar que a palavra beleza, de acordo com o dicionário vigente quando a Sra. Eddy escreveu Ciência e Saúde, possui a seguinte acepção "conjunto de graças e suas propriedades".
Seção 2
Mateus 5:44, 45 amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
  Um comentarista bíblico dá a seguinte interpretação desse texto: "Fazei com que vossos inimigos tragam à tona o que há de melhor em vós, não o que há de pior. Quando alguém vos prejudicar, respondei com as energias da oração, pois aí vós estareis agindo de acordo com a vossa natureza verdadeira, a vossa natureza criada por Deus". 
 
Seção 3
Salmos 23:1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
  Todo o Salmo 23 traz à lembrança a experiência histórica do povo de Israel com um Deus que protege, guia e liberta, como no êxodo do Egito e na travessia do deserto. O Salmo manifesta a expectativa de que essas bênçãos continuarão, pois a fidelidade de Deus está acima de qualquer dúvida.
 
Seção 4
1 Cor. 13:4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
  Uma versão inglesa moderna traz assim esse versículo: "O amor é paciente, bondoso, não é possessivo, não se preocupa em impressionar, não tem ideias exageradas sobre sua própria importância".
  1 Cor. 13:5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal.
  No original grego, a expressão traduzida como não se ressente do mal, significa mais exatamente: "Não matém um registro numérico das ofensas recebidas".
 
Seção 6
Atos 9: 37 Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo.
  O Novo Testamento menciona diversas vezes o cenáculo. Tratava-se de um salão amplo, na parte superior de algumas casas, que muitas vezes era locado ou emprestado para ceias. Os doutores da lei costumavam se reunir em cenáculos, e vemos que Jesus apareceu aos discípulos depois da ressurreição quando eles estavam reunidos num cenáculo. Os cenáculos passaram a ser locais de reuniões dos primeiros cristãos, pois se reuniam para cear juntos. 
  Atos 9:40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

Há fortes semelhanças entre esse fato e a ressurreição da filha de Jairo, por Jesus, relatada em Marcos 5: 38-42. Pedro fora um dos poucos que haviam entrado com o Messias, naquela ocasião, e aqui ele segue o modelo. Como Jesus, Pedro faz sair a todos e, igualmente, dá a mão à paciente e a ajuda a levantar-se.

 
Seção 7
Efésios 3: 17,18 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade.
  Aqui, Paulo usa duas imagens para mostrar a constância do amor do Cristo: as raízes de uma árvore e a fundação de um prédio. Ao mencionar quatro dimensões, ou seja, largura, comprimento, altura e profundidade, o autor busca reforçar a onipresença do amor divino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário