domingo, 31 de julho de 2016

Lição da semana: 1º a 7 de agosto, 2016

Tema: O Espírito

Leitura alternada

Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

A expressão regiões celestiais não está em nenhuma passagem da Bíblia, com exceção de Efésios, onde aparece cinco vezes. Em todas essas vezes, no original grego, não há a palavra "regiões", mas apenas o adjetivo "celestial". A ideia de um lugar, de regiões foi acrescentada pelos tradutores. Assim sendo, diz um comentarista, podemos entender "entre as coisas celestiais", "na realidade celestial". 


Seção 1

João 4:24 Deus é espírito.

A palavra espírito, no original, significa "vento", que inclui o sentido de: "disposição ou influência que preenche e governa", "fonte eficiente de todo poder, afeição, emoção, desejo, etc."

Gênesis 1:31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.

A palavra traduzida como bom dá a ideia de absoluta  perfeição da criação divina. Isso se contrapõe ao conceito de algumas denominações que afirmam que o mal fazia, desde o início, parte integrante da criação.

2 Tim. 3:17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

A palavra perfeito, no original grego, inclui a ideia de "em conformidade com as exigências". 


Seção 2

Salmos 143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-e o teu bom Espírito por terreno plano.

O verbo traduzido como ensinar, aqui, inclui o sentido de "exercitar", ou seja, prover de oportunidades onde possamos fazer a vontade de Deus. 

Seção 3

Gálatas 5: 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

A conjunção se, no original, neste caso, não possui o sentido de hipótese ou condição, como normalmente entendemos. Aqui, essa palavra representa um fato, o agora, por isso podemos entender esse versículo da seguinte maneira "O nosso existir está em Deus, e isso se reflete em nossas ações". 

João 2: 6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.

metreta era uma medida para líquidos, que provavelmente correspondia a 30/40 litros. Vemos portanto que cada uma dessas talhas era bastante grande e o total de água, nas seis talhas, não era insignificante; ficando evidente a confiança que Jesus tinha.


Seção 4

Salmos 36:8 Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber.

Em um comentário bíblico lemos que a primeira frase desse versículo faz referência à abundância de bênçãos decorrentes de nossa comunhão com Deus. A segunda parte faz alusão à afluência constante do bem que flui para nós como se fosse uma torrente.

1 Cor. 2: 9 Como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Está escrito significa que está sendo citado um trecho das Escrituras. Neste caso, trata-se de Isaías 64:4.

1 Cor. 2:10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

Na cultura hebraica, o Espírito de Deus, o Espírito Santo, tinha duas funções: primeiro, revelar a verdade divina aos homens; segundo, capacitar os homens a reconhecer e compreender a verdade que lhe é revelada.

Seção 5

1 Cor. 3:16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

O santuário de Deus era a parte mais interior do Templo, antecâmara do Santo dos Santos. O santuário devia ser mantido limpo e nada impuro podia entrar nele. O sacerdote só podia entrar ali após purificar-se e fazer ofertas pelos pecados. Ao escrever sua carta aos coríntios, o apóstolo Paulo diz que cada um é sagrado e deve ser mantido puro, como o santuário. 

2 Cor. 3:17 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Diz um comentarista bíblico sobre este versículo: "Onde há o espírito, aí há liberdade da antiga cegueira e escuridão; onde há o espírito de regeneração e santificação, aí há liberdade do cativeiro do pecado; onde há o espírito de consolação, aí há liberdade do medo, da ira, da condenação; onde há o espírito de adoção, aí há a liberdade de que gozam os filhos que tem um pai; onde há o espírito de oração, aí há liberdade de acesso a Deus".

Atos 3:1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.

O autor do livro de Atos já havia dito que "muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos" (Atos 2:43). Agora, ele passa a relatar especificamente o caso do homem coxo pois, a partir dessa cura, começou a perseguição aos seguidores de Cristo Jesus. 

Atos 3:6 Pedro, porém lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!

Na cultura hebraica, as qualidades e características de uma pessoa eram consideradas inerentes ao seu nome. Por isso, invocar o nome de Jesus Cristo, significava invocar as qualidades e a autoridade dele, para que atuassem nas circunstâncias do momento.

Seção 6

1 Cor. 2: 13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

Uma outra tradução para essa última frase poderia ser: "interpretando verdades espirituais em linguagem espiritual" ou "interpretando verdades espirituais para homens espirituais". 

Romanos 8:16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 

Testificar quer dizer: "comprovar, assegurar". Por isso, podemos entender esse versículo da seguinte maneira "Aquilo que nos preenche e governa comprova se estamos sendo guiados pelo Espírito de Deus". 

Para sua reflexão:

Atualmente falamos muito sobre o espírito das pessoas ou o espírito necessário em certas situações, tais como "espírito de porco", "espírito competitivo", "espírito empreendedor" e etc. Por isso, com a leitura da lição dessa semana, qual será o espírito ou o Espírito que guiará suas ações? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário