segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Lição da semana: 11 a 17 de dezembro, 2017

Tema: É o universo, que inclui o homem, evoluído pela força atômica?   

Secão 1

Salmos 100: 1- Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. 2- Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. 3- Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.   

Os versículos deste Salmos são associados à uma melodia chamada "Old Hundredth"; no hinário você pode escutar essa melodia quando cantar o hino número 1. 

Ciência e Saúde

295: 5-7 Deus cria e governa o universo, que inclui o homem. O universo está repleto de ideias espirituais, as quais emanam de Deus, e elas obedecem à Mente que as cria.

Emanar: ter origem em.

Seção 2

2 Cor. 5: 1- Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 

A expressão deste tabernáculo é uma alusão às tendas utilizadas pelos antigos hebreus. Paulo, que tinha como profissão fazer tendas, utiliza essa imagem familiar para mostrar a fragilidade da natureza humana.

Seção 3

Lucas 1: 13- Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. 18- Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. 

Um comentarista bíblico compara a experiência de Zacaria e Isabel com a espera do povo hebreu pela terra prometida. Em ambos os casos a grande espera começou a ser vista como vã, inútil. O anúncio da chegada de João é, entretanto, uma lembrança que nunca é tarde para aqueles que confiam em Deus. 

Lucas 1: 24- Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: 25- Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.   

Os cinco meses que Isabel se afastou da sociedade não tem nenhum precendente na Bíblia. Porém, esse afastamento a preparou para receber inspiração divina. O opróbrio (ou grande desgraça) está relacionado com o fato de Isabel não ter tido filhos ainda; a falta de filhos era visto pela sociedade como uma indicação de descontentamento divino.

Seção 4

João 1: 19- Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? 20- Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. 21- Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. 22- Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo?

Os saduceus aqui não estavam questionando a identidade de João, mas seu papel na profecia do Messias. 

A pergunta "És tu Elias?" é uma referência à expectativa que o profeta Eliseu iria retornar. És tu o profeta? acredita-se que essas palavras se referem às palavras de Moisés: "O SENHOR, seu Deus, fará com que do meio de vocês, do meio dos seus irmãos, se levante um profeta semelhante a mim; a ele vocês devem ouvir." (Deut. 18:15)

domingo, 3 de dezembro de 2017

Lição da semana: 04 a 10 de dezembro, 2017

 Tema: Deus, o preservador do homem

Leitura alternada

Salmos 65: 9 - Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, para isso a dispões,

O salmista ilustra a provisão divina com uma imagem de Deus que cuida da terra assim como um fazendeiro ou jardineiro cuida de suas plantações. O abundante suprimento de água descrito nestes versos teria falado de  maneira penetrante aos moradores do deserto, já que a precipitação de chuvas determinava a escassez ou a abundância nas colheitas. O termo hebraico traduzido como "ribeiro"  (peleg) significa canal - provavelmente uma referência à irrigação de culturas.

Salmos 66:5 -Vinde e vede as obras de Deus ...

Os comentaristas vêem este chamamento como universal isto é, para todos, ou seja uma declaração de que Deus é o Deus de todas as nações.

Seçao 1

4| Salmos 139: 8- Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9- se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares,  

A palavra hebraica traduzida como profundo abismo era usada para identificar o "mundo dos mortos", o "mundo subterrâneo".
As imagens usadas nesse versículo representam dois pontos opostos numa bússola, representando assim a onipotência de Deus. A alvorada é o leste - onde o sol nasce. O confins dos mares é uma referência ao Mar Mediterrâneo, ou seja, o ponto mais oeste conhecido pelos hebreus.

Ciência e Saúde

4| 151: 25-26, 27 A Mente divina, que fez o homem, mantém Sua própria imagem e semelhança. ... Tudo o que realmente existe é a Mente divina e sua ideia, e se constata que, nessa Mente, o inteiro existir é harmonioso e eterno. O caminho reto e estreito consiste em ver e reconhecer esse fato, em ceder a esse poder, e seguir as diretrizes da verdade.

Diretriz: norma de procedimento, conduta etc.

2| 470: 20-23 Deus é o Criador do homem e, visto que o Princípio divino do homem permanece perfeito, a ideia divina ou reflexão, o homem, permanece perfeito. O homem é a expressão daquilo que Deus é.

Expressão: manifestação.

Seção 2

8| Josué 1: 9 - ... Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.  

Josué foi um servo de Moisés, um grande líder militar e um humilde seguidor de Deus. Ele se tornou governante dos hebreus depois da morte de Moisés, foi responsável por cruzar o rio Jordão, entrar na terra prometida, a queda de Jericó e a conquista de Canaã. A ordem de ser forte e corajoso é uma referência a Moisés que disse essas palavras a Josué quando o colocou na liderança dos filhos de Israel (ver Deut. 31:23).

9| Josué 2: 1- De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.  

Raabe foi fundamental para o sucesso da missão de reconhecimento de Josué em Jericó, alvo de sua primeira ofensiva em Canaã. Motivada pelo respeito ao Deus de Israel (ver Josué 2: 9-11), Raabe esconde os dois agentes inimigos e confunde os oficiais do rei que estão no rasto deles. Seu pedido de proteção durante o ataque a Jericó é respeitado – somente ela e sua família sobreviveram (veja Josué 6:25, citação 10).
Raabe é citada pelos escritores do Novo Testamento por sua fé e boas obras (ver Hebreus 11:31 e Tiago 2:25), e a maioria das fontes acredita que ela é a "Raabe" mencionada na genealogia de Jesus em Mateus (ver 1: 5).

Ciência e Saúde

6| 96: 12-15 Mesmo agora este mundo material está se tornando uma arena de forças em conflito. De um lado haverá desarmonia e consternação; do outro lado haverá Ciência e paz.

Consternação: grande tristeza; desolação; falta de ânimo.

Seção 3

11| Salmos 116: 6 - O Senhor vela pelos simples; ...  
  
Os estudiosos traduzem "simples" como pessoas inexperientes e indefesas - vulneráveis, às vezes ingênuas, que parecem confiar muito facilmente ", diz um pesquisador. No Novo Testamento, Paulo fala sobre eles em uma advertência contra falsos professores, que "por boas palavras e discursos justos enganam os corações dos simples" (Romanos 16:18).

Ciência e Saúde

13| 411: 24-34 A doença é uma imagem exteriorizada do pensamento.

Exteriorizar: tornar(-se) exterior; manifestar ou revelar (ideias, opiniões, sentimentos etc.).

Seção 4

16| Salmos 121: 8 - O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

A palavra traduzida como guardar, no original hebraico, é um verbo ativo, que inclui a ideia de "estar sempre alerta, constante proteção". Ou seja, em qualquer atividade Deus está sempre atuando.

18| Salmos 34: 20 - Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.  

Na Bíblia, a palavra "ossos" (etsem em hebraico) muitas vezes é utilizada com um significado simbólico. Etsem vem da raiz de uma palavra que significa "força" e "firmeza". Os "ossos" de uma pessoa também podem significar sua substância ou força.

Ciência e Saúde

19| 470: 23-28, 33 Se alguma vez tivesse havido um momento em que o homem não expressasse a perfeição divina, então teria havido um momento em que o homem não teria expressado a Deus e, por conseguinte, um momento em que a Deidade teria ficado sem expressão — isto é, teria ficado sem entidade.

Entidade: aquilo que constitui a existência de algo real; essência; criação

Seção 5


22| 2 Tim. 4: 17- Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.  

“Boca do leão” era uma metáfora muito conhecida para designar “extremo perigo”..

25| Rute 2: 12- O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.  


Aqui quem está falando é Boaz, o próspero sogro de Noemi, que se interessa pela viúva estrangeira Ruth. Reconhecendo a coragem e a generosidade de Ruth em relação a sua sogra viúva, Naomi, Boaz garante que Ruth tenha comida suficiente para ambas (ver versículos 14-18). Ruth e Boaz mais tarde se casam, e, mais tarde, se tornam os bisavós do amado Rei Davi.

domingo, 26 de novembro de 2017

Lição da Semana: 27 de novembro a 3 de dezembro, 2017

 Tema: Deus, a causa única e o único Criador

Leitura alternada

Salmos 65: 9 - Tu visitas a terra e a regas; tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, para isso a dispões,

O salmista ilustra a provisão divina com uma imagem de Deus que cuida da terra assim como um fazendeiro ou jardineiro cuida de suas plantações. O abundante suprimento de água descrito nestes versos teria falado de  maneira penetrante aos moradores do deserto, já que a precipitação de chuvas determinava a escassez ou a abundância nas colheitas. O termo hebraico traduzido como "ribeiro"  (peleg) significa canal - provavelmente uma referência à irrigação de culturas.

Salmos 66:5 - Vinde e vede as obras de Deus ...

Os comentaristas vêem este chamamento como sendo universal isto é, para todos, ou seja uma declaração de que Deus é o Deus de todas as nações.

Seçao 1

5| Êxodo 33: 3- Sobe para uma terra que mana leite e mel;

A descrição da Terra Prometida como "terra que mana leite e mel" era uma expressão bem conhecida naquela época e significava uma terra capaz de produzir recursos rica e abundantemente.

Ciência e Saúde

2| 470: 20-23 Deus é o Criador do homem e, visto que o Princípio divino do homem permanece perfeito, a ideia divina ou reflexão, o homem, permanece perfeito. O homem é a expressão daquilo que Deus é.

Expressão: manifestação.

Seção 2

1- Abias descansou com seus pais, ... Em seu lugar reinou seu filho Asa, em cujos dias a terra esteve em paz dez anos.  

Asa era bisneto do rei Salomão e terceiro rei de Judá. Seu reinado foi, em grande parte, caracterizado pela paz e prosperidade, e foi reconhecido por substituir a idolatria pela adoração ao único Deus. No final de seu governo, ele foi repreendido pelo profeta Hanani por confiar nos exércitos sírios em vez de confiar em Deus. E quando mais tarde ficou doente, ele se afastou de Deus novamente. Ele morreu após governar por mais de quarenta anos (ver II Crônicas 16: 1-13).

Ciência e Saúde

6| 96: 12-15 Mesmo agora este mundo material está se tornando uma arena de forças em conflito. De um lado haverá desarmonia e consternação; do outro lado haverá Ciência e paz.

Consternação: grande tristeza; desolação; falta de ânimo.

Seção 3

 Ciência e Saúde

13| 344: 1 (...) Será sacrilégio presumir que a semelhança de Deus não é encontrada na matéria, no pecado, na doença e na morte?

Sacrilégio: pecado grave contra a religião.

Seção 4

19| Lament. 3: 26- Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio.  

De acordo com um comentarista bíblico a expressão em silêncio se refere ao fato de silenciarmos às nossas vontades para ouvir o que Deus tem para nós.

Ciência e Saúde

22| 207: 21-28 Só há uma causa primordial. Portanto, não pode haver efeito de nenhuma outra causa, e não pode haver realidade naquilo que não proceda dessa única e grande causa. O pecado, a doença, a enfermidade e a morte não pertencem à Ciência do existir. Eles são os erros que pressupõem a ausência da Verdade, da Vida e do Amor.

Primordial: que é a origem, o início de (algo); primeiro, principal.

Seção 5
  
23| Salmos 33: 4- Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel.  

No original, a palavra traduzida como reta tem também o significado de "apropriada", "justa", "agradável". Onde diz fiel, o termo original significa também "firme", "estável"

Ciência e Saúde

26| 66: 16 Cada fase sucessiva de experiência desdobra novas perspectivas do bem e do amor divino.

Desdobrardesenvolver(-se) sucessivamente; desenrolar(-se).


domingo, 5 de novembro de 2017

Lição da semana: 06 a 12 de novembro, 2017

 Tema: Os mortais e os imortais

Leitura alternada

1João 3:1 Vede que grande amor nos tem concendido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus.

A expressão traduzida como a ponto de sermos chamados filhos de Deus, quer dizer "a ponto de sabermos que a nossa natureza é divina". A palavra aqui traduzida como amor inclui o sentido de  de "dar prova de seu amor", e a expressão ser chamado significa "ter a natureza de".

1João 3:3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.

A palavra esperança, significa na verdade, "aquele que tem esta expectativa". 

Seçao 1

João 1: 1- No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  

Um comentarista diz que os termos “com Deus” expressam coexistência, e ao mesmo tempo pessoa distinta. 

Ciência e Saúde

 115: 12-18 Translação científica da Mente imortal. Deus: O divino Princípio, Vida, Verdade, Amor, Alma, Espírito, Mente. Homem: A ideia espiritual de Deus, individual, perfeita, eterna. Ideia: Uma imagem na Mente; o objeto imediato da compreensão. — Webster.

Translação: os elementos se deslocam paralelamente de um sistema de pensamento, do humano ao divino.

Seção 2

2 Cor. 5: 1- Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 4- Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.  

Tabernáculo corresponde à palavra grega que significa “cabana de tecido” ou “tenda”.
A Bíblia na Linguagem de hoje traz esses versículos assim: “Enquanto vivemos nesta barraca, que é o nosso corpo, gememos aflitos. Não é que queremos ser despidos do nosso corpo terreno; o que desejamos é ser vestidos com o corpo celeste para que a vida faça desaparecer o que é mortal.   

Ciência e Saúde

117: 15-20 Nosso Mestre ensinou a espiritualidade por meio de analogias e parábolas. Como estudante do que é divino, ele desdobrou a natureza de Deus para o homem, dando o exemplo e demonstrando a Vida e a Verdade em si próprio, e por meio de seu poder sobre os doentes e pecadores.

Analogia: relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos.

Seção 3

Lucas 15: 17- Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!  

Um comentarista bíblico observa que a expressão caindo em si tem um significado profundo: a parábola mostra que "cair em si" é o mesmo que encontrar a Deus; quando encontramos realmente a nós mesmos, encontramos a Deus e, por outra, encontrando a Deus, encontramos também a nós mesmos. 

Efésios 4: 18- obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,  

A palavra original grega, utilizada para indicar a dureza de coração, refere-se a uma pedra mais dura do que o mármore. Ela descreve um estado mental tão petrificado no qual já não há nenhuma capacidade de sentir. A palavra traduzida como ignorância significa "cegueira moral". 

Seção 4

Salmos 27: 4- Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. 

Interessante observar que a palavra traduzida como contemplar (no original hebraico chazah), tem o significado de “ver, perceber”. Ver ou perceber com a inteligência, ou perceber por experiência ou seja, vivenciar. E “a beleza” significa bondade, amabilidade, favor.

Isaías 30: 15  Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação;

O verbo traduzido como sossegar, no original hebraico, tem o sentido de "assumir uma atitude calma" e provém de uma palavra, que ao traduzida, significa "depor o que não é certo"; é um verbo ativo, que invoca uma ação firme. Já a palavra tranquilidade é uma atitude calma que transmite a ideia de "estar quieto, estar sereno".  

Ciência e Saúde

256: 1-5 O progresso rompe os grilhões humanos. O finito tem de ceder ao infinito. Ao avançar para uma plataforma mais alta de ação, o pensamento se eleva do senso material para o espiritual, do escolástico para o inspirativo e do mortal para o imortal.

Escolástico:   Sistema ensinado por escolas filosóficas, em geral petrificado em teorias estabelecidas por alguma autoridade pessoal.

Seção 5

João 10: 30 - Eu e o Pai somos um.  


“... um em qualidade, não em quantidade.”    C&S 361:15

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Lição da semana: 30 de outubro a 05 de novembro, 2017

Seção 1


Isaías 60:1 Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre tu 
Dispõe-te, resplandece no original tem o significado de erguer, estar em pé. A palavra  glória, na Bíblia, é utilizada para demonstrar a presença divina.


Isaías 2: 22 - Afastai-vos, pois, do homem cujo fôlego está no seu nariz. Pois em que é ele estimado?

O verbo traduzido como estimado tem o sentido de "como ele irá nos inspirar".

Seção 2

Isaías 52:2 Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.

Um comentarista bíblico diz que o povo deve sacudir o  das dúvidas e do medo, deve soltar-se das cadeias que estes representam. A ordem de levantar-se e tomar assento é em contraposição à atitude de prostração e abatimento de alguém que se arrasta no sofrimento. 


Seção 3

Gênesis 3:1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 

Aqui o escritor parece ter a intenção de explicar a origem do mal. Em diversas culturas antigas, bem como na Mesopotâmia, era tomada a figura da serpente como símbolo do mal. Um comentarista afirma que podemos reconhecer nessa história a parábola de como se processa toda e qualquer tentação, na experiência humana. 



2 Cor. 11: 3 ... receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

Astúcia: habilidade de dissimular e usar artifícios enganadores. É interessante notar que a palavra traduzida como simplicidade no original grego tem o sentido de "sem dobras", ou seja, um coração totalmente aberto e receptivo ao Cristo.

Habac. 1: 13- Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar.

De acordo com um comentarista bíblico a frase traduzida como não podes ver o mal, tem o sentido de "não se deixa impressionar pelo mal; não se sente impotente perante o mal".


Seção 5

João 11: 17 Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.

A crença popular, na época, era de que a alma e o corpo só se separavam completamente depois de três dias, quando então não haveria mais esperança de ressurreição. Daí a importância de se mencionar os quatro dias, mostrando que Jesus agiu sem o mínimo apoio na crença coletiva. 

João 11: 44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço.

Era costume da época enfaixar o corpo do defunto e envolver o rosto num pano. Daí a ordem de Jesus de desatá-lo. Contudo, os comentaristas bíblicos reconhecem que essa ordem tinha principalmente um significado simbólico, significando mais do que meramente retirar as faixas. 


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lição da semana: 23 a 29 de novembro, 2017


Tema: O castigo eterno

Texto áureo: Prov. 16:6 Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; ...
A palavra hebraica traduzida como culpa (avah) tem o significado de cometer iniquidade, agir erradamente, perverter ou agir mal.
A palavra expiar (kaphar) tem o sentido de purificar.

Leitura Alternada

Isaias 1: 18  Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

A escarlata, ou escarlate, é uma cor vermelha muito viva e, no original hebraico, a palavra traz embutido o significado de “tingido duas vezes”, o que dá ideia de uma tintura bem firme, que não desbota facilmente. A afirmação de que “se tornarão com a lã” significa “voltarão ao natural”, sem tingimento.

Seção 1

2| Salmos 139: 23, 24
23- Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
A palavra traduzida como “coração” significa homem interior, mente, vontade.

Ciência e Saúde
3| 356: 31-5 Houve um pecado original criador de si mesmo? Então deve ter havido mais de um criador, mais de um Deus. Por uma questão de lógica, temos de admitir que Deus não castigaria o homem por fazer aquilo que Ele o criou capaz de fazer, e que Ele desde o início sabia que o homem faria. Deus é “tão puro de olhos, que não [pode] ver o mal”.
Lógica: maneira por que necessariamente se encadeiam os acontecimentos.

6| 304: 14 O homem perfeito — governado por Deus, seu Princípio perfeito — é isento de pecado e é eterno.
Isento: livre, limpo de culpa.





Seção 2

6| Salmos 66: 10 - Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata.  
“Acrisolar” significa: ”Tirar as impurezas de metal precioso, purificar” e, por extensão de sentido, inclui a ideia de “dar ou adquirir qualidades superiores ou excelentes, aperfeiçoar.
13- Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.  
A palavra traduzida como “soberba”, tem o sentido de “orgulho”, “arrogância”.
Segundo alguns comentaristas “grande transgressão” pode estar se referindo a qualquer pecado de graves consequências”.

Seção 3
12| Marcos 6:34- Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.  
Ver muitas vezes possui o significado metafórico "ver com a mente", isto é, ver espiritualmente, ou seja, perceber com percepção espiritual interior.
Ciência e Saúde
13| 405: 6-12, 18 — ... Deves sufocar esses erros logo no início, se não quiseres abrigar um exército de conspiradores contra a saúde, a felicidade e o bom êxito. ... O homem bom pode finalmente vencer seu medo ao pecado. Eis o que é inevitável ao pecado: destruir-se a si mesmo. O homem imortal demonstra o governo de Deus, o bem, no qual não há poder para pecar.
Conspirar: secretamente planejar, junto com outra(s) pessoa(s), ações contra alguém, objetivando a sua desgraça, morte etc.; tramar, maquinar.

Seção 4

17| Lucas 7: 36-40, 44-48
44- E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.  
Havia três atitudes de cortesia para com os hóspedes, nos costumes judaicos: Oferecer água para lavar os pés (as ruas eram poeirentas naquele clima seco e as pessoas calçavam sandálias), o beijo na face (ósculo) e, sinal maior de deferência, ungir a cabeça com óleo (azeite de oliva). O fariseu Simão não fizera nenhuma das três coisas, apesar de ter convidado Jesus.
Um comentarista bíblico faz notar que Simão não havia convidado Jesus por amor ou amizade, mas para examiná-lo mais de perto; para avaliá-lo, sem entretanto dar-lhe grande valor. Em contraposição, a mulher fez três coisas altamente significativas para os costumes judaicos; beijou-lhe os pés, que era o maior sinal de respeito que alguém poderia dar e só era tributado a grandes rabinos; ungiu-lhe os pés com unguento, que era muito mais caro que o azeite; e apresentou-se de cabeça descoberta, o que, para  a mulher judia da época, era um grande sinal de humildade, pois mostrar os cabelos era uma humilhação.

Ciência e Saúde

16| 242: 1-4 — Pelo arrependimento, pelo batismo espiritual e pela regeneração, os mortais se despem de suas crenças materiais e de sua falsa individualidade.
Arrependimento: desistência de algo feito ou pensado em tempos passados.

Seção 5

21| 2 Tim. 2: 19 Aparte-se
19- ... Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.  
Um comentarista bíblico observa que aquele que é chamado pelo nome (pela natureza) de Cristo, ou invoca seu nome (sua natureza) deve, por meio de suas palavras ou atos, fornecer evidências ou provas em seu modo de viver.

Ciência e Saúde

20| 150: 12 Agora, como então, operam-se sinais e prodígios na cura metafísica da doença física; mas esses sinais servem apenas para demonstrar a origem divina dessa cura — para atestar a realidade da missão mais elevada do poder-Cristo, a missão de tirar os pecados do mundo.

Prodígio: acontecimento que é ou parece estar em contradição com as leis da natureza; coisa ou fato extraordinário; maravilha, milagre.